O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

O Debate

Contrariando todas as previsões (incluindo as minhas...) declaro ter assistido ao debate de ontem. Não o fiz desde o início pelo que não assisti à prestação do Sr. Jerónimo de Sousa. Como o discurso deles é, há décadas, o mesmo não devo ter perdido muito. Ficou o Dr Louçã como único representante da ala não democrática na AR algo que se prevê que aconteça, a médio prazo, fora do ecráns.

Com grande pena minha (embora não alimentasse grande esperançasn num cenário diferente) todos os candidatos fizeram a sua declaração de amor ao estado social e ao nacionalismo económico. Uns mais que outros é certo. Paulo Portas chegou inclusivamente a gabar-se dos ter garantido cerca de 3000 empregos estatais (sem justificar a sua utilidade) e dos irresponsáveis aumentos de pensões durante os governos de Cavaco Silva (sem dizer que isso veio aumentar a insustentabilidade do sistema).

Tanto Santana como Portas mostram-se muito melhor preparados e que o candidato socialista. Compreende-se que o Engº Sócrates não esperava a "prenda" do Presidente Sampaio e não teve tempo para se preparar decentemente. É notório o nervosismo e a falta de domínio do temas - especialmente os económicos. Não sabe explicar como irá executar as propostas (nomeadamente as questões dos 150.000 empregos e do "choque tecnológico) e para que servem. Francisco Louçã esteve - ao contrário do que eu esperava - muito pouco interventivo e acusador. O seu único trunfo (a famosa insenção aos malfadados bancos) revelou-se um bluff inconsequente. A expressão que este fez quando (no início da segunda parte) Santana Lopes invovou o DL 404/90 diz tudo. Foi mais uma vez apanhado em falso.

Concluindo. Penso que a direita ganhou o debate. Não sei se pelas melhores razões e, penso, sem grandes consequências para o resultado final. A constatação maior é, como diz o JCD é a mediocridade de José Sócrates. Da efeito negativo de alguma das suas propostas eu já tinha falado.
posted by Miguel Noronha 11:38 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com