segunda-feira, março 17, 2003
Afinal Quem Não Cumpriu as Suas Obrigações?
No editorial do Publico, José Manuel Fernandes relembra que é a França que não cumpriu o combinado aquando da primeira resolução:
A frase essencial é: "O Conselho avisou o Iraque repetidas vezes que enfrentará sérias consequências em virtude da violação continuada das suas obrigações". A que se deve acrescentar: "O Conselho decidiu manter-se atento a este problema".
(...)
O pressuposto desta resolução era que ela deveria ser seguida por uma segunda deliberação em que o Conselho de Segurança especificaria metas, datas e métodos para as "sérias consequências". Por outras palavras: faria um ultimato.
A arquitectura deste processo diplomático foi engendrada pela França. Foi a França que propôs duas resoluções - e foi a França que colaborou na redacção e aceitou a versão final da Resolução 1441. Aparentemente tinha-o feito de boa fé - pelo menos de acordo com os países que inicialmente defendiam uma única resolução, mais concreta e mais objectiva. Aparentemente. Na prática, como anteontem voltou a repetir o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominique de Villepin, a França não aceitará qualquer resolução que represente um ultimato ao Iraque. Por outras palavras: declarou que não aceitava as regras do jogo que ela própria tinha estabelecido, ou ajudado a estabelecer.
Resta saber o porquê dessa não aceitação. As teorias circulam....
posted by Miguel Noronha 1:04 da tarde
Comments:
Enviar um comentário