O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, março 17, 2003

Afinal Quem Não Cumpriu as Suas Obrigações?

No editorial do Publico, José Manuel Fernandes relembra que é a França que não cumpriu o combinado aquando da primeira resolução:

A frase essencial é: "O Conselho avisou o Iraque repetidas vezes que enfrentará sérias consequências em virtude da violação continuada das suas obrigações". A que se deve acrescentar: "O Conselho decidiu manter-se atento a este problema".

(...)

O pressuposto desta resolução era que ela deveria ser seguida por uma segunda deliberação em que o Conselho de Segurança especificaria metas, datas e métodos para as "sérias consequências". Por outras palavras: faria um ultimato.
A arquitectura deste processo diplomático foi engendrada pela França. Foi a França que propôs duas resoluções - e foi a França que colaborou na redacção e aceitou a versão final da Resolução 1441. Aparentemente tinha-o feito de boa fé - pelo menos de acordo com os países que inicialmente defendiam uma única resolução, mais concreta e mais objectiva. Aparentemente. Na prática, como anteontem voltou a repetir o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominique de Villepin, a França não aceitará qualquer resolução que represente um ultimato ao Iraque. Por outras palavras: declarou que não aceitava as regras do jogo que ela própria tinha estabelecido, ou ajudado a estabelecer.


Resta saber o porquê dessa não aceitação. As teorias circulam....

posted by Miguel Noronha 1:04 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com