O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, março 24, 2003

Coreia do Norte

O ParaPundit.com tem um extenso artigo sobre a situação dos refugiados norte-coreanos.

Começa por referir (algo que há muito se sabe) que a ajuda alimentar não vai para aos que dele necessita. É usada para alimentar o exército. Esta situação levou inclusivamente a que os Médicos-Sem-Fronteiras tivessem abandonado a Coreia do Norte.

Descreve de forma extensiva as dificuldades que os refugiados norte coreanos tem na China e mesmo na Coreia do Sul.

O artigo refere que a China age por razões económicas e politicas. Por um lado não quer mais desempregados numa região que regista indices de desemprego na ordem dos 40% e por outro não os reconhece como refugiados politicos dadas as suas boas relações com o regime norte-coreano.

Não são avançadas grandes razões para a igual atitude da Coreia do Sul. Apenas é dito que esta não quer saber...

Lembro de há não muito tempo ter visto uma reportagem sobre a Coreia do Norte que incluia reporteres que se tinham infiltrado clandestinamente (acho que uma não voltou a aparecer) e entrevistava alguns refugiados que tinha escapado para a Coreia do Sul. Estes avançavam outra razão.

O governo do Sul receia indispor o Norte se aceitar receber muitos refugiados e assim prejudicar as hipóteses de reunificação. Também receio dar motivos para que o Norte ataque militarmente o Sul. A Coreia do Sul tem perfeita consciência do destino da ajuda alimentar. Mesmo assim continua a fornecer toneladas de alimentos todos os anos.Tudo se insere numa politca de apaziguamento.

Os frutos estão há vista. O povo norte coreano morre à fome e a hostilidade é permanente. O Norte só aceitará uma reunificação se for sobre o seu dominio. Não se consegue subornar um ditador...
posted by Miguel Noronha 3:29 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com