O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, março 31, 2003

Notas sobre "O antiamericanismo"

No DNA de 29/03 José Mário Silva (JMS) procura defender-se da acusação de antiamericanismo. Infundado diz ele. As acusações partem “uma feroz e cada vez mais activa opinião pública de direita”.

Não duvido que JMS admita a existência de uma opinião de direita. Mas fico com a impressão que acha esta se deve limitar a ouvir (ou ler) e calar.

Fala da “coligação que espezinhou, não o esqueçamos, a ONU e o direito internacional”. Tudo isto porque decidiu que após 12 anos e várias resoluções não podia continuar à espera que o Conselho de Segurança da ONU tomasse uma posição definitiva quanto ao Iraque, esse sim, que espezinhou a ONU, o direito Internacional, o seu povo e países vizinhos.

Mas, como sempre, o “culpado” é a América agora com a Grã-Bretanha e mais os 50 países que apoiam esta acção “unilateral”.

A França, que ameaçou usar o direito de veto para impedir qualquer resolução, não merece para JMS o adjectivo de “unilateral”. Nem quando tentou impor (em conjunto com a Alemanha) uma posição aos restante países da EU.

Somo acusados de ter “a ideia peregrina de que a insistência numa solução pacífica sob a égide das Nações Unidas, com os inspectores a continuarem o seu trabalho no terreno, equivaleria a uma defesa implícita do regime de Saddam Hussein (argumento tão débil que nem merece resposta)”

JMS pode achar o argumento débil mas a política seguida até à altura da intervenção não teve resultados palpáveis. Não transforma, imediatamente, os seus defensores em apoios do regime iraquiano. Mas também nada fez para o enfraquecer.

Não sei se JMS é na verdade antiamericano. Mas a tendência para ver em todas as acções do governo americano provas da sua má-fé é preocupante.

A Europa Ocidental que os americanos “«salvaram-nos» na II Guerra Mundial e «protegeram-nos», durante décadas, dos mísseis soviéticos” deve realmente a sua liberdade aos EUA. Não percebo a utilização das aspas. Que alternativas propunha JMS?

A política externa americana não é isenta de erros. Por vezes apoiou ditadores quando devia ter promovido a Democracia. No entanto é a Democracia que se promete apoiar no Iraque.

O texto acusa os EUA de terem interesse “ocultos” (diga-se monetários) nesta guerra. Não nego que o petróleo iraquiano seja apetecível. Mas como já vários artigos o demonstraram serão precisos vários contractos “chorudos” para amortizar o custo da guerra (que é suportada na sua parte de leão pelos EUA).
Nada é referido quanto aos negócios já existentes. Por acaso todos eles detidos por empresas dos países que mais se opuseram a esta guerra. Sobre ele não pende a acusação de apoiarem uma ditadura sanguinária. Os maus são sempre os EUA.

Não é preciso queimar bandeiras americanas ou emitir fatwas para se ser antiamericano. No caso de JMS o problema reside na sua eterna desconfiança quanto aos EUA. É em caso de dúvida optar sempre pela posição contrária. Os EUA estão sempre errados e “nós” sempre certos.


Nota final:
JMS acaba o seu artigo imitando a habitual rubrica “gosto/não gosto” do DNA. Fiquei com mais umas dúvidas (depois do “inefável):

Quando afirma “Nos EUA, o que me desagrada acima de tudo é o primado da economia, do dinheiro e do sucesso estará JMS a louvar o insucesso? Para além disso o sucesso dos EUA não ser restringe à Economia. Alguns exemplos podem ser achados no parágrafo do “gosto”.

Para acabar onde encontra JMS evidências da “atmosfera de forte vigilância policial e repressão” que segundo ele grassa nos EUA?

posted by Miguel Noronha 7:09 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com