O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, março 13, 2003

O Barril

Num artigo publicado no Blog de Esquerda fala-se da consequênicas negativas da intervenção no Iraque. Dizem que pode levar à radicalização dos regimes saudita e iraniano (causada pela constestação popular). Defende-se desta forma a continuidade de um ditador.

Em primeiro lugar não os imaginava defensores da realpolitik.

Em segundo, queria fazer notar que no Irão a contestação popular é essencialmente anti-radical e pró-Khatami e que as consultas populares têm mostrado um crescente apoio aos orgãos eleitos (não-radicais). Penso realmete que existe a hipótese de ocorrer um golpe de estado dos radicais do regime. Porém este poderá ocorrer independentemente de eventuais acontecimentos no Iraque. Imagino que a percepção que já não têm a maioria da população do seu lado e os riscos de uma eventual guerra civil que os têm demovido.

Quanto à Arábia Saudita, é minha convição (e a Administração Bush já também já o deixou subenteder) que os radicais já estão no poder. Talvez um Iraque democrático (comprimisso já por diversas vezes assumido por Geoge W Bush) tenha efeitos benéficos na região...

Em ultimo lugar penso que a questão palestiniana poderá ser beneficada com a queda do regime iraquiano (e não só). Fala-se do extremismo israelita (nomeadamente da pressão exercida pelos colonos) mas não se refere que outro grande entrave são os extremistas palestinianos. Para estes a única solução é a "destruição de Israel". Os dois extremismos condicionam grandemente a margem negocial de ambas as partes.
Cortar as fontes de financiamento dos extremistas palestinianos (como o Iraque) poderá aumentar as possibilidades da paz. Penso que a "destruição" de Saddam será mais benéfica que prejudicial para a criação do Estado Palestiniano.

posted by Miguel Noronha 10:05 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com