sexta-feira, março 28, 2003
O Enigma Humanista
São múltiplos, desde 1974, o numero de pequenos partidos que existem ou existiram no espectro político português. São normalmente de esquerda radical, têm menos de 10.000 votos e normalmente só se houve falar deles em periodos eleitorais.
Conseguem "celebrizar" um ou dois personagens (às vezes penso tratarem-se dos únicos militantes) e deixar vincada a sua posição. Alguns exemplos:
O PRD pretendia fazer do Eanismo uma ideologia. Catapultou para a celebridade Herminio Martinho (que entretanto mudou de ares) e teve sucesso enquanto concorreu com o retrato de Eanes em segundo plano. Quando este decidiu sair da moldura acabou o estado de graça.
O PSN defendia os reformados. O seu líder Manuel Sérgio surpreendeu-nos ao seu eleito para a AR. Depois desapareceu.
O POUS é um resistente. Muito por culpa da insistência de Carmelinda Pereira e da sua voz peculiar. No periodo entre-eleições mergulha na obscuridade mas podemos contar sempre com a sua presença nos tempos de antena.
O PCTP/MRPP é um resquicio da revolução. A sua celebridade vem dessa altura. Antigos militantes povoam agora todos os partidos democráticos. Ainda possui, mesmo assim os mediaticos Garcia Pereira e João Preuiça. Continuará para sempre fiel à ditadura do proletariado e a Estaline.
O Partido da Gente nasceu por inspiração da IURD. Penso que pretendiam impor a obrigatoriadade do dizimo mas esquecerem-se que isto não é o Brasil. Perante um resultado eleitoral confrangedor voltaram para os seus cinemas covertidos onde se fazem milagres a metro.
Estes, nós conhecemos de ginjeira. Alguns até acabam por ser simpáticos . São pequeninos e chateam pouco. Até tornam os Tempos de Antena divertidos. O meu problema é o Partido Humanista (PH)!
O PH é um mistério. Tem congéneres em vários países europeus. Apresenta jovens a debitar palavras sem formar frases nos tempo de antena. E no final deixam-nos o seu contacto pessoal (para quê?!!). Tem um programa tão vago e inócuo que facilmente poderia ser adoptado por Manuel Monteiro enquanto não se lembrar de nenhuma ideia original para propor.
De onde vêm? Quem são? O que pretendem? Ainda existem?
posted by Miguel Noronha 9:07 da manhã
Comments:
Enviar um comentário