O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, março 28, 2003

O Enigma Humanista

São múltiplos, desde 1974, o numero de pequenos partidos que existem ou existiram no espectro político português. São normalmente de esquerda radical, têm menos de 10.000 votos e normalmente só se houve falar deles em periodos eleitorais.

Conseguem "celebrizar" um ou dois personagens (às vezes penso tratarem-se dos únicos militantes) e deixar vincada a sua posição. Alguns exemplos:

O PRD pretendia fazer do Eanismo uma ideologia. Catapultou para a celebridade Herminio Martinho (que entretanto mudou de ares) e teve sucesso enquanto concorreu com o retrato de Eanes em segundo plano. Quando este decidiu sair da moldura acabou o estado de graça.

O PSN defendia os reformados. O seu líder Manuel Sérgio surpreendeu-nos ao seu eleito para a AR. Depois desapareceu.

O POUS é um resistente. Muito por culpa da insistência de Carmelinda Pereira e da sua voz peculiar. No periodo entre-eleições mergulha na obscuridade mas podemos contar sempre com a sua presença nos tempos de antena.

O PCTP/MRPP é um resquicio da revolução. A sua celebridade vem dessa altura. Antigos militantes povoam agora todos os partidos democráticos. Ainda possui, mesmo assim os mediaticos Garcia Pereira e João Preuiça. Continuará para sempre fiel à ditadura do proletariado e a Estaline.

O Partido da Gente nasceu por inspiração da IURD. Penso que pretendiam impor a obrigatoriadade do dizimo mas esquecerem-se que isto não é o Brasil. Perante um resultado eleitoral confrangedor voltaram para os seus cinemas covertidos onde se fazem milagres a metro.

Estes, nós conhecemos de ginjeira. Alguns até acabam por ser simpáticos . São pequeninos e chateam pouco. Até tornam os Tempos de Antena divertidos. O meu problema é o Partido Humanista (PH)!

O PH é um mistério. Tem congéneres em vários países europeus. Apresenta jovens a debitar palavras sem formar frases nos tempo de antena. E no final deixam-nos o seu contacto pessoal (para quê?!!). Tem um programa tão vago e inócuo que facilmente poderia ser adoptado por Manuel Monteiro enquanto não se lembrar de nenhuma ideia original para propor.

De onde vêm? Quem são? O que pretendem? Ainda existem?

posted by Miguel Noronha 9:07 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com