O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, março 05, 2003

O Grande Ditador

Faz hoje 50 anos que morreu Estaline.Um dos maiores assassinos da História. Os seus "feitos" são contados em inumeros livros e artigos. Desde o massacre de Katyn aos Gulags. A sua paranoia levou-o a exilar populações inteiras e a eliminar os seus próprios colaboradores na ânsia de manter o poder.

Aparecem agora teorias que teria sido assassinado pelo seus apparatchiks. Supostamente estaria a preparar um "confronto final" com os EUA.

No entanto, apesar dos seus crimes, o seu nome continua ser venerado por alguns. Na Russia há inclusivamente quem queira repor os bustos retirados e repor o nome de Estalinegrado (agora Volvogrado). Há ditadores (como na Coreia do Norte e Turcomenistão) que seguem o legado. E partidos politicos (legalizados) por todo o mundo que ainda incluem o seu busto na galeria de notáveis. Segundo algumas estimativas morreram mais de 25 milhões às suas ordens.

Se falarmos de Hitler temos unanimidade geral das condenações. No caso de Estaline virão algumas vozes indignadas a falar
de revisionismo. No primeiro caso o assunto seria passado no telejornal com uma reportagem e comentários de pesar por parte do apresentador. Aposto que hoje se fará um debate em que figuras "respeitáveis" irão por em causa a veracidades da notícias como se não existissem provas suficientes.
posted by Miguel Noronha 9:16 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com