O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, março 20, 2003

A Praxe Académica

A propósito de notícias que todos os anos vem a público e de um mail de um leitor do Blogue de Esquerda oferece-me dizer o seguinte.

Julgo que ao falar em praxe académica o leitor se refere especificamente ao que é vulgarmente conhecido como "recepção aos caloiros". São do conhecimento publico as barbarides cometidas em várias instituições do Ensino Superior e que, de ano para ano, vão aumentando o en grau de barbaridade.

Quanto a estas sou totalmente contra. Não passam de um meio de divertimento atroz e que serve para "vingar" as praxes a que os agora "veteranos" foram sujeitos no ano anterior. No meu percurso universitário não reparei que existisse alguma unidade ideológica nos "praxadores". O único denominador comum é a acefalia que percorre pessoas que era suposto terem um discernimento algo mais desenvolvido.

A "recepção aos caloiros" pode e deve existir mas de forma civilizada. O seu objectivo deve ser exactamente a recepção aos caloiros. Não é necessária a utilização de tintas, bosta de vaca ou a simulação de actos sexuais.

Quanto à Praxe Académica entendida num sentido lato: sou contra. Não acho piada a trajes académicos, tunas que debitam temas pimba, cortejos que terminam em comas alcoolicos e conselhos de veterenos cuja único mérito é terem chumbado mais anos que os outros. Tudo me parece demasiado ridiculo. E já agora a única que existe por mérito próprio é a de Coimbra tudo o resto são imitações.

Para terminar, julgo que não compete à AR legislar especificamente sobre o tema. Penso que deve imperar o bom senso e o Código Civil.
posted by Miguel Noronha 9:27 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com