O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, março 20, 2003

A recessão

No DN Sarsfield Cabral diz o que se deve e não deve fazer para "vencer" a recessão (peço desculpa mas vou colocar o artigo quase todo):

Convém desfazer alguns equívocos. Vale a pena o Governo fazer muita coisa _ mas não aquilo que mais se ouve reclamar: gastar dinheiro para espevitar a economia. Este keynesianismo algo primário teria efeitos funestos, pois o nosso problema não é conjuntural, mas estrutural. Seria errado estimular o consumo privado (veja-se o endividamento das famílias) e muito mais o público (a despesa corrente do Estado é um desperdício de recursos e um travão à modernização do País). E o investimento? Num país onde existe meio milhão de casas a mais, desocupadas (tirando as casas de férias!), insistir na construção é um absurdo. E para obras públicas de valia económica e social duvidosa bastam os dez estádios do Euro 2004.

A retoma sustentada só pode vir das exportações. Tal implica uma procura externa, sobretudo europeia, mais dinâmica _ e aí nada podemos fazer. Mas podemos agir sobre a oferta, aumentando a capacidade das empresas para competirem sem ser na base da mão-de-obra barata. O que também depende de uma administração pública desburocratizada. E de uma justiça menos lenta. Aí, sim, deve o Governo agir e depressa. É mais difícil do que reanimar a conjuntura com despesa pública, mas é o que importa


A propósito de Keynes. Há poucos dias um amigo (que confessa pouco perceber de economia) dizia-me que o Keynesiamo era a melhor teoria economica.
Quando lhe perguntei porquê respondeu-me "Não sei mas parece-me que sim".
Uma tentativa de enquadramento histórico e algumas explicações adicionais não foram capaz de o demover das suas convicções.
O argumento do "parece-me que sim" tem uma força inimaginável...
posted by Miguel Noronha 10:28 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com