O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, março 25, 2003

Reclamação

Recebi um mail do Gonçalo Pina (do blog Venda-se) com a seguinte reclamação:

Não é assunto meu mas estava de passagem (vinha do cruzescanhoto) e li este post.
Como é que isto:

"O eixo Washington-Londres-Camberra exibe orgulhosamente imagens dos soldados iraquianos capturados. Os iraquianos mostram imagens dos soldados anglo-americanos capturados e as autoridades americanas insurgem-se contra esta flagrante violação da Convenção de Genebra. Pode dizer-se que a guerra mediática está a ser lutada taco a taco, mas, tal como no Afeganistão, as forças ocidentais não se podem dar a esse luxo e dentro em pouco veremos as televisões árabes a ser bombardeadas por "servirem de máquina de propaganda de Saddam"."

Corresponde a isto:

"Mas para o Cruzes Canhoto isto não interessa. Já decidiram como vai ser e nada os convence do contrário. O que é vergonhoso é a propaganda que é feita com os prisioneiros e mortos da forças aliadas mas nada sobre isso é dito."

Aborrece. Parece-me que o CC relata o uso de propaganda pelas duas partes.
Não vamos fazer desinformação também aqui. A guerra é lá no cu de judas...
Gonçalo


Caro Gonçalo, vamos por partes.

Em primeiro lugar pode sempre escrever qualquer que seja o assunto. Esteja à vontade.

Em segundo, não sei fui eu que me não me soube explicar mas está a confundir dois assuntos distintos.
A exibição de soldados mortos ou capturados (da maneira que foi feita) pelos iraquianos não pode ser vista em contraponto com a de imagens das populações iraquianas a receberem os soldados americanos.
A primeira é uma violação da convenção de Genebra, a segunda é de facto propaganda.

Se o acolhimento dado pelos iraquinos à força invasora resultada de um "suborno" (como dá a entender o Cruzes Canhoto) ou de um sentimento verdadeiro (como já foi expresso por diversos testemunhos) pode ser um ponto de discussão.
O que é chocante é que o Cruzes Canhoto veja o assunto como um fait-divers da "guerra mediática está a ser lutada taco a taco"

Por ultimo, a guerra fica realmente num país longinquo mas todos vamos ser afectados pelo seu desfecho. É chocante que pessoas que se dizem defensoras do Direitos Humanos prefiram ignorar os factos em nome de um suposto Direito Internacional que pretende colocar democracias e ditaduras em plano de igualdade.
posted by Miguel Noronha 5:58 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com