O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, agosto 01, 2003

Cultura e Desenvolvimento Economico

Este artigo de Olavo de Carvalho foi publicado na revista Leader do Instituto de Estudos Empresariais. Não fazia sentido seleccionar apenas uma parte do texto pelo que o publico na integra.
(nota: link não disponível)


Se a cultura fosse um efeito da economia, como pensava Marx, a pergunta sobre as condições culturais propícias ao desenvolvimento não faria o menor sentido: o processo econômico, a cada passo, produziria as condições culturais de que necessitasse, e elas, passivamente, se limitariam a expressar um estado de coisas sobre o qual não exerceriam, em retorno, grande influência.

Foi Max Weber quem inverteu a equação marxista, mostrando que as mudanças culturais -- especialmente morais e religiosas -- muitas vezes se antecipam às econômicas e as determinam.

A aplicação dessa hipótese às origens do capitalismo -- para explicá-las pelo influxo da ética protestante -- acabou se revelando mais difícil do que parecia, e para tirar a dúvida Weber mergulhou numa investigação abrangente das relações entre religião, moral, economia e sociedade, donde saíram os brilhantes estudos sobre ?O Judaísmo Antigo?, ?As Religiões da China? e ?As Religiões da Índia?. As análises parciais deveriam convergir numa teoria geral segundo os princípios esboçados em ?Economia e Sociedade?, mas Weber morreu antes de completá-la.

Quatro décadas de discussões não bastaram para resolver o problema, mas fixaram na imaginação das classes letradas, como um lugar-comum, a associação referida no título ?A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo?.

Na década de 70, o cientista político e ex-ministro francês da Justiça, Alain Peyrefitte, defendeu com profusão de provas e documentos a tese de que o protestantismo não fomentara o desenvolvimento capitalista em razão do seu conteúdo moral, como supusera Weber, mas sim pela forma da organização das suas igrejas. Desprovidos de uma autoridade central como a do Papado, os grupos religiosos independentes encontraram na convivência igualitária, no livre comércio e na fidelidade aos mandamentos evangélicos, interpretados segundo a consciência de cada qual, os princípios de uma nova ordem social e econômica que floresceu no capitalismo moderno. Nos países católicos, inversa e complementarmente, a causa da paralisia econômica não foi a moral da Igreja, mas a centralização burocrática. O Papado, assustado com a rebelião protestante, atormentado de suspeitas contra tudo e contra todos, e ao mesmo tempo fortalecido pela súbita ascensão das monarquias católicas que as navegações haviam enriquecido, fechou-se numa hierarquia rígida e numa reivindicação de poder absoluto, eliminando o que restava do pluralismo medieval e sufocando a iniciativa de auto-organização da sociedade. Seu exemplo não demorou a ser seguido pelas monarquias sob a sua influência, especialmente Portugal e Espanha. O sonho de Sto. Tomás, de uma sociedade cristã de homens livres, unidos tão-somente como membros do corpo místico de Cristo, acabou-se realizando entre os ?infiéis? protestantes.

Max Weber, em suma, ouvira o galo cantar sem saber onde. Três elementos foram decisivos para o bom resultado econômico do capitalismo: (a) a liberdade de auto-organização; (b) a homogeneidade moral, resultado da fidelidade geral ao Evangelho (tanto mais estrita porque, não havendo autoridade formal superior, a Bíblia se tornava, diretamente, o critério comum para a arbitragem de todas as disputas); (c) o ambiente de confiança, honradez e seriedade criado pelos dois fatores anteriores. Em contrapartida, o autoritarismo papal e monárquico criou sociedades anêmicas, desfibradas, intimidadas e corrompidas pela subserviência à burocracia onipotente.

Nas modernas ditaduras nazista, fascista e socialista, a centralização burocrática foi levada às últimas conseqüências, criando o totalitarismo propriamente dito, o projeto da sociedade inteiramente controlada e planejada. Essa monstruosidade, perto da qual os monarcas absolutos e os papas da Renascença parecem anjos de tolerância, criou novas formas de corrupção e degradação verdadeiramente demoníacas, transformando cidadãos pacatos em militantes furiosos, executores de ordens macabras que repugnam à consciência humana. Herdeiros e cúmplices de crueldades sem fim, os militantes revolucionários condenam o capitalismo com uma indignação histérica que nada tem a ver com o verdadeiro sentimento moral, mas é apenas um disfarce neurótico destinado a sufocar a consciência de culpas superiores à capacidade de arrependimento do homem comum.
Em todos os regimes totalitários, o progresso inicial, forçado na base do terror e do trabalho escravo, acaba sempre cedendo o passo à anarquia mal disfarçada, à corrupção endêmica, à paralisia econômica e à derrota inevitável. O mesmo, em escala menor mas não menos notável, ocorre nas ditaduras, semiditaduras e pseudo-democracias do Terceiro Mundo, todas infectadas do vírus estatizante, centralizador e burocrático do nazismo, do fascismo e do socialismo.

Se o ?ethos? que favorece o desenvolvimento capitalista é baseado na síntese da liberdade político-econômica com a homogeneidade dos códigos morais, resultando na criação de um ambiente de confiança e responsabilidade, o fator principal que leva à paralisia é, na Renascença como hoje, a cultura da suspeita universal, da acusação projetiva, do ressentimento e do medo, que induz a população a apegar-se neuroticamente à autoridade -- seja a autoridade do Estado, seja a dos líderes revolucionários que professam destruí-la.

Uma cultura que destrói a fé antiga produz a anarquia moral que desembocará, fatalmente, na ascensão de uma autoridade ainda mais temível do que todas as anarquias.

Uma cultura que destrói a confiança dos homens uns nos outros convoca à existência o Grande Inquisidor que arbitrará todas as relações humanas, interpondo-se entre patrão e empregado, marido e esposa, pais e filhos.

Uma cultura que não busca a síntese do rigor moral e da liberdade política extingue ao mesmo tempo a moral e a liberdade.

Toda riqueza construída com base nessa cultura é de obtenção dolorosa e duração efêmera.

A condição sine qua non da prosperidade é a total destruição dessa cultura.


posted by Miguel Noronha 4:30 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com