O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, agosto 07, 2003

A Cultura Francesa

A propósito encerramento da Livraria Francesa de Lisboa, Sebastião Lima Rego (SLR), aponta o seu dedo acusador às autoridades francesas que "não mexe[m] um dedo para impedir este fim lamentável e incompreensível" e que nos vai abandonar "cada vez mais nas mãos do afunilamento cultural americano que, mais do que globalizante, é estiolante e redutor".

Confesso que nunca frequentei a dita livraria. Não domino suficientemente a lingua francesa para me aventurar a comprar livros escritos nesse idioma. Não posso portanto aferir da variedade de autores e temas que por lá existiam. No entanto, o fulminante ataque desferido pelo autor do artigo, à cultura anglo-saxónica e à globalização e o seu louvor à França da "Revolução Francesa" e do "Maio de 68" deixam-me antever o que nela SLR buscava.

Penso poder sossegar SLR. As obras dos herdeiros dessa linha de pensamento, como já foi comentado por diversos bloggers, encontram-se profusamente disseminados por tudo o que são livrarias e (paradoxalmente nos) hipermercados deste país. As editoras, porventura geridas por "compagnons de route" de SLR, editam preferêncialmete os herdeiros do Maio de 68. Compreendo que, por vezes. seja difícil encontrar um determinado livro de um determinado autor mas arrisco-me a dizer que os "herdeiros da Revolução Francesa" encontram mais facilmente o que pretendem do que os, como eu, rendidos aos encantos da cultura anglo-saxónica dita "asfixiante".

Dados estes constrangimentos optei, desde há algum tempo, por comprar os livros no estrangeiro via internet. Suponho que que esta também seja uma alternativa válida para SLR e EPC.
posted by Miguel Noronha 12:50 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com