O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, agosto 04, 2003

A Estigmatização do Lucro

Na coluna de João César das Neves:

(...) uma grande quantidade de serviços básicos são fornecidos por empresas privadas sem que ninguém se preocupe. A comida, o vestuário, a habitação e tantos outros produtos essenciais vêm-nos de instituições com fins lucrativos. Há merceeiros gananciosos e outros prestáveis. Mas quem me dá de comer tem sempre fins lucrativos.

Outra ideia muito corrente é que os serviços prestados com fins lucrativos são de pior qualidade. Alegadamente, nas escolas ou hospitais privados, os utentes são explorados e abusados por interesse, enquanto nas instituições públicas se faz tudo com benevolência.

Esta ideia atinge o auge do ridículo. Em todo o lado há profissionais competentes e dedicados. Mas é nas empresas privadas que os clientes têm algum poder. Todo o negócio depende crucialmente do consumidor. Qualquer empresa, por mais poderosa que seja, sossobra se perder a preferência dos compradores. A história da economia está cheia de potentados económicos destruídos pelo capricho dos fregueses.

É precisamente quando não há fins lucrativos que a má qualidade pode permanecer perpétua e impune. Se as coisas são fornecidas por alguém cujo salário depende da burocracia e não das vendas, a eficiência tende a sofrer. A promoção da qualidade é a principal razão para o uso dos fins lucrativos

posted by Miguel Noronha 12:35 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com