O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, agosto 22, 2003

FRIEDRICH HAYEK E O FUTURO DA UNIÃO EUROPEIA (III): Porquê uma Federação

A atribuição deste tipo de poderes a uma autoridade internacional implica riscos, em particular para as nações mais pequenas.

De facto, não só esta autoridade internacional estaria sujeita aos incentivos que estiveram na origem da criação dos super-estados modernos, como neste tipo de organizações corre-se o risco dos membros mais fortes utilizarem o poder da autoridade internacional para subjugarem os países mais pequenos.

Por esta razão, Hayek propõe que esta autoridade internacional assuma a estrutura de uma federação.

O esquema federal, com as suas divisões e separações de poderes e checks and balances, é a forma de evitar os efeitos nefastos da concentração do poder, permitindo simultaneamente a manutenção das independências nacionais.

A federação aqui desenhada, nada tem a ver com os esquemas centralizadoras e penalizadores da independência nacional dos países pequenos que hoje em dia são apresentados sob o nome de federações.

Trata-se, pelo contrário, da federação exposta nos Federalist Papers; trata-se da federação que permite aos Estados Unidos da América serem hoje em dia o país mais livre e próspero do Mundo.
posted by Joao 6:05 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com