O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, agosto 05, 2003

Thomas Sowell: Idiotas Úteis

A expressão "idiotas úteis" foi primeiro utilizada por Lenine como uma descrição daquelas pessoas, nas democracias ocidentais, que não usavam sua mente para pensar, e que sempre encontravam desculpas para tudo o que ocorria na União Soviética. O livro da colunista do JWR Mona Charen com este título mostra que tais pessoas ainda existem.

Muito depois que os horrores da União Soviética vieram à tona de forma tão cabal e universal, e seus simpatizantes não conseguiram continuar sua lavagem cerebral, novas ditaduras comunistas surgiram que vieram a se tornar os novos objetos de afeição por parte da inteligentsia ocidental e seus seguidores na mídia e na política. Como o livro de Mona Charen mostra com clareza isto ocorre obedecendo aos mesmos padrões repetitivos, por parte dos mesmos idiotas, dizendo as mesmas coisas numa repetição ad nauseam. Ela cita os nomes de Peter Jennings, Jesse Jackson, Anthony Lewis, Ted Kennedy, Ted Turner, e uma longa lista.

A instalação da ditadura castrista em Cuba determinou o padrão a ser seguido mais tarde na Nicarágua, El Salvador e Granada. Inicialmente escondendo o fato de ser comunista, e usando alguns não-comunistas em sua volta como cortina de fumaça, Fidel Castro conseguiu posar de libertador popular que surgia para acabar com a opressão, realizar eleições livres e fazer tudo do melhor para ?o povo?. Os idiotas úteis nos Estados Unidos e noutras democracias ocidentais engoliram tudo direitinho. E muitos ainda o fazem hoje em dia.

Uma vez no poder, Castro não tolerou nenhuma oposição, não convocou nenhuma eleição livre, e fundou um estado policial que fez com que ditadores mais antigos parecessem amadores. Quem era contra, era preso ou executado, o que ocorreu com todos os que tentaram fugir no País e foram pegos. Quando a máscara de libertador não foi mais necessária, Castro revelou o que realmente era - e sempre havia sido ? um Comunista, apesar de que os idiotas úteis clamarem até hoje que foi a hostilidade americana que o jogou nos braços da União Soviética. Não somente Castro pertencia ao bloco soviético desde o início mas tornou Cuba a primeira base soviética no Hemisfério Ocidental, armando tropas cubanas para reforçar outros comunistas a tomarem o poder na África.

Como os idiotas úteis vêm tudo isto? Além de dizerem que tudo é culpa dos americanos em função da hostilidade gratuita contra Castro, ainda dizem que o povo cubano tem o direito de viver sob o governo que escolherem, gostem ou não os americanos. Eleanor Clift, da Newsweek, chegou a dizer que ela não poderia criticar o ?estilo de vida? dos cubanos.

Parece nunca ocorrer a estes apologistas, que o povo cubano não tem o direito de escolher coisa alguma. Fazem o que lhe mandam fazer, se querem continuar vivos. O fato de que dezenas de milhares tentaram fugir da ilha, mesmo correndo riscos de vida, seja por afogamento ou fuzilamento pelas patrulhas castristas, nunca alterou em nada a visão rósea da ditadura cubana divulgada por muitos na mídia, na política e entre os membros da inteligentsia. Com poucas variações ocorreu o mesmo padrão em relação aos outros movimentos e regimes semelhantes na Nicarágua, El Salvador e Granada. O livro de Mona Charen mostra tudo com citações dos próprios idiotas. É preciso ler ou ouvir algumas de suas intermináveis arengas laudatórias das brutais ditaduras para poder acreditar. Sua abjeta admiração pela opressão estalinista não se esgota no Hemisfério Ocidental, pois se estende ao genocídio maoista e à atroz opressão na Coréia do Norte.

O colapso do bloco soviético mostrou que estes idiotas úteis não são apenas comunistas, mas eram e são principalmente anti-americanos. Desprezam os valores do povo americano e os princípios sobre os quais estes País foi fundado e construído. Estão sempre dispostos a ouvir com simpatia a nossos inimigos de qualquer parte do mundo, sejam comunistas ou fundamentalistas islâmicos ou o que forem. Mona Charen conta tudo com minúcias.

Tradução de Heitor de Paola
(link não disponível)
posted by Miguel Noronha 12:42 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com