O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Contradições

No Diario de Notícias Miguel Portas avança sub-reptíciamente com a proposta da emissão de títulos de dívida publica pela UE.

Não vou agora comentar multiplos exemplos de esbanjamento dos fundos comunitários e as nefastas consequências que poderiam advir do aumento do orçamento comunitário por esta via.

Julgo que para financiar uma "dívida pública europeia" seria necessário, a curto-prazo, a criação de um "imposto europeu". A imposição de um imposto aos contribuintes dos Estados-Membros supõe que estes tenham alguma forma de representação directa (no taxation without representation).

Dado que o BE se opôs (e bem, embora nem sempre pelas melhores razões) à aprovação do projecto de Constituição Europeia que pretendia criar cargos comunitários electivos estas duas propostas entram em clara contradição.

Para terminar. Esta autonomização, política e orçamental, da UE pressupunha a existência de uma "cidadania europeia". Tal sentimento não se cria por decreto.
posted by Miguel Noronha 11:41 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com