O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Empresas do Estado «são cancros» nas contas públicas, diz Pina Moura

O antigo ministro socialista das Finanças, Pina Moura, disse esta terça-feira que o sector empresarial do Estado é um dos grandes «cancros» das contas públicas.

Em reacção ao documento do Tribunal de Contas (TC) emitido na segunda-feira e que arrasou a gestão das empresas estatais, Pina Moura considerou que são estas entidades quem mais fomenta o endividamento.

Segundo o TC, entre 1999 e 2001 as dívidas das empresas públicas aumentaram 10% em cada ano, atingindo os 15 mil milhões de euros, valor que o ex-ministro de Guterres encarou com alguma naturalidade face à dificuldade em combater o «cancro da situação financeira pública».

Em declarações ao Fórum da TSF, o economista disse ainda que esta é uma questão com 30 anos, «responsável por um agravamento de dez pontos percentuais na dívida do Estado».

Entre os conselhos para inverter o cenário, Pina Moura sustenta a adopção de novas políticas no domínio dos tarifários e modelos de gestão semelhantes aos aplicados na TAP e RTP


E porque não considerar, alternativamente, a privatização das ditas empresas?

Para que motivo se considera "estratégica" a propriedade de empresas como a TAP e da RTP pelo Estado português?

Não poderão os mesmos serviços ser asgurados por empresas privadas?

Mesmo que se considere essencial a existência de algum serviço público. Não poderá ser este contratado com empresas privadas num concurso em que vence o que apresenta a melhor combinação qualidade/preço?

Porque continuamos nós, há 30 anos, a pagar milhões por empresas que prestam um serviço de fraca qualidade?
posted by Miguel Noronha 5:37 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com