O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, fevereiro 17, 2004

PS considera lamentável carta de apoio ao PEC subscrita por Durão Barroso

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, considera "lamentável e "um erro inexplicável e irreflectido" que o primeiro-ministro, Durão Barroso, tenha subscrito uma carta, assinada por cinco seus homólogos europeus, ao actual presidente da União Europeia, a defender o cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).


(...)

Conhecido o contéudo da carta, Ferro Rodrigues, que hoje se reúne com economistas para debater a situação financeira do país e da União Europeia, afirma que "as cartas subscritas pelo primeiro-ministro [no âmbito da política internacional] normalmente não trazem nada de bom". "Desta vez, as companhias escolhidas pelo primeiro-ministro não são muito diferentes daquelas em que esteve envolvido da última vez", continuou o líder socialista, numa referência à carta do grupo de chefes de Governo europeus a apoiar a intervenção anglo-americana no Iraque.

Ferro Rodrigues classificou como "um erro inexplicável e irreflectido" a posição assumida hoje por Durão Barroso, acusando-o de ser "incoerente" com o que tem afirmado sobre esta matéria em Portugal. "No actual momento da Europa, os países têm de ter políticas para favorecer o crescimento económico e o combate ao desemprego, mas esta carta representa um apoio conservador à manutenção das regras do PEC, só para fingir que elas se cumprem", argumentou.


Destas lamentáveis (estas sim) declarações do Líder do PS posso tirar a ilação que Ferro Rodrigues não sabe separar questões de polítca económica com outras de política internacional. Para um candidato a Primeiro Ministro (como o são todos os lideres da oposição) esta confusão não augura nada de bom.

Mais uma vez temos implícita a acusação de seguidismo. Volto a realçar que, para FR, tal situação não se coloca apesar de este alinhar sempre pelas posições do eixo franco-alemão.

Gostaria ainda que FR clarificasse alguma questões.

Quando refere que "esta carta representa um apoio conservador à manutenção das regras do PEC, só para fingir que elas se cumprem" estará FR a a criticar o não cumprimento da PEC? Nesse caso não seria coerente, da sua parte, o apoio às restrições orçamentais realizadas por este Governo? Se pensa que estas não são suficientes (como declara) não seria natural exigir restrições mais eficazes?

Ao exigir "políticas para favorecer o crescimento económico e o combate ao desemprego" estará FR a partir do princípio que o crescimento económico gera emprego ou o inverso?

Caso se trate da primeira opção porque não apoia então a redução do défice orçamental?

Se no seu entendimento é o emprego que gera o crescimento económico porque não apoia a estatização total da Economia? Não seria esse o corolário desta linha de pensamento?
posted by Miguel Noronha 11:45 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com