O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, fevereiro 28, 2004

Repressão na Venezuela

Notíca do jornal O Globo:

27/02/2004 - 23h00m
Dois mortos em repressão de marcha da oposição na Venezuela

Agências Internacionais

CARACAS - Pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas nesta sexta-feira em confrontos entre militares e manifestantes da oposição nas ruas de Caracas, segundo as equipes de emergência. Os ferimentos foram causados por balas de borracha e armas de fogo. Tiroteios ocorreram durante várias horas de violentos tumultos que transformaram partes da capital em uma zona de guerra, repleta de destroços, e retardaram o início da reunião de cúpula do G-15, grupo de cooperação formado por 19 países em desenvolvimento, para fazer frente aos países mais ricos nas negociações comerciais, da qual participava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Centenas de soldados da Guarda Nacional, amparados por blindados, lançavam continuamente gás lacrimogêneo e balas de borracha para tentar conter milhares de manifestantes que tentavam chegar ao hotel onde está sendo realizada a reunião internacional, para exigir que o presidente Hugo Chávez se submeta a um referendo que pode abreviar seu mandato. Os manifestantes lançaram pedras, paus e rojões contra os soldados. Antes do início dos choques, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que antecipara seu retorno a Brasília para a tarde desta sexta-feira.

A marcha tinha como objetivo pedir o apoio dos países do G-15 para a convocação de um referendo popular que poderia abreviar o mandato de Chávez. A multidão respondeu com pedras à ação das tropas.

O governo havia advertido que não permitiria que a marcha se aproximasse do local da reunião e mobilizou 10.800 militares e carros blindados, que montaram barreiras de segurança.

Poucos minutos depois de os meios de comunicação mostrarem imagens dos soldados lançando gases lacrimogêneo contra a multidão, o governo obrigou as emissoras de TV e rádio a entrar em rede nacional para mostrar imagens gravadas e áudio correspondentes ao encontro entre Chávez e os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner, da Argentina.

posted by Miguel Noronha 2:27 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com