O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, fevereiro 07, 2004

ZONA EURO

A crónica de Alberto Gonçalves no Correio da Manhã.

Na sequência das banalidades do fim-de-semana, o dr. Arnaut convocou uma reunião de emergência para discutir futebol. No final, entre uns resmungos do major Loureiro, fomos informados de que o Governo deseja, além de identificar os adeptos violentos, ver regulamentado o comportamento dos "agentes" da modalidade.

Deve ser da época. Há exactamente um ano, o dr. Arnaut já sugeria um "código de conduta" para os responsáveis do futebol. Na altura, o senhor ministro lembrava que o dito código deveria ser, ao invés de imposto, "sentido pelas partes". Como a evidência tem demonstrado, as partes não o sentiram por aí além, donde a opção por medidas drásticas, agora que o Euro?2004 se aproxima e, aparentemente, a ameaça de uma rotunda vergonha surgiu nas cabeças dos conscienciosos políticos.

Tirando os "hooligans", que se controlam com Polícia e não com códigos, nem o nexo entre o dirigismo desportivo e o "Euro" é visível, nem o "Euro" é uma ameaça provável. Em primeiro lugar, e com a "SuperLiga" (!) de folga, custa a crer que os nossos dirigentes e treinadores exibam o talento para o baixo insulto junto das comitivas estrangeiras. Ninguém os conhece, ninguém percebe a língua e, ademais, não consta que os srs. Costa ou Cunha tenham, na Rússia ou na Grécia, um séquito de tontos a quem deleitar.

Em segundo lugar, e embora seja razoável a probabilidade da selecção nacional sair do torneio ao soco e à cabeçada, semelhante táctica tem sido usada amiúde pela "equipa de todos nós" (salvo seja) em tudo o que é campeonato internacional, e constitui, hoje, uma imagem de marca que o mundo se habituou a esperar.

A "preocupação" da classe política com o Euro 2004 não é mesmo para levar a sério. Mas, ao poder, dá imenso jeito confundir a eterna pocilga a que se chama "futebol português" com um solitário evento, que dura três semanas: se a coisa nem correr mal, governantes e afins farão conferências, munidos de inúmeras estatísticas, destinadas a comover os pasmados com a "organização modelar", o "exemplo de civismo" e o "momento regenerador".

Depois da pausa para o "Euro", bem, depois o forrobodó prosseguirá na imaculada paz ? e com vergonhas dessas nós e os políticos podemos bem. Como não? Simultaneamente à folia de Guimarães e Alvalade, um deputado considerou uma ministra "inimputável" e o porta-voz do PP alcunhou o dr. Soares de "criminoso". Não terá sido uma catástrofe, mas se é esta gente que deseja moderar os excessos do futebol, podemos prognosticar um jogo equilibrado.

posted by Miguel Noronha 4:14 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com