O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, abril 07, 2004

Competição e Empreendimento (*)

(*) tradução algo grosseira de "Competition and Entrepeneuship"



Um dos problemas de que padece a teoria económica da Escola Austriaca é a sua pouca divulgação. Nas Universidades a teoria neo-clássica (e por vezes a da Escola de Chicago) é dominante. Nos cursos de Economia raramente as ideias de Menger, Mises ou Hayek são abordadas. Refiro, a título de exemplo, que durante a minha licenciatura apenas era referida a teoria da "Destruição Criativa" de Schumpeter (muito de passagem e numa cadeira de Gestão). Quem deseja conhcer algo sobre esta tem de prosseguir por conta própria. Já aqui tinha recomendado algumas obras introdutórias (disponíveis para download gratuito).

Para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos e ter uma ideia mais clara do que separa a Escola Austriaca (Mises, Hayek e Kirzner) da Teoria Neo-clássica ao nível do comportamento dos mercados (Marshall, Robinson, Chamberlin e Walras) e mesmo da Teoria da Destruição Criativa (Schumpeter) aconselho a leitura de "Competition and Entrepreneurship" de Israel Kirzner. Neste, Kizner foca o papel do empreendedor como o agente que, explorando oportunidades de negócio anteriormente ignoradas, aproxima o mercado do equilíbrio. Esta abordagem difere da teoria neo-clássica que partido de hipótese irrealistas (como a homogeneidade dos produtos e a informação perfeita) e tendo como objecto de análise o equilíbrio (e não o processo de ajustamento) elimina o papel do empreendedor e a necessidade de competição. Difere igualmente da teoria da Schumpeteriana que, embora reconhecendo o papel do empreendedor, vê a inovação como algo que "rompe" o equilíbrio do mercado (o que nos levariam a considerar a inovação como anti-competitiva).

Podem encontrar um resumo do livro aqui. Já agora recomendo igualmente a leitura deste ensaio que procura demonstrar como Kirzner derivou a sua noção de empreendedor.
posted by Miguel Noronha 9:39 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com