O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, abril 01, 2004

A Desculpa

Artigo de Francisco Sarsfield Cabral no DN.

Afinal, a tímida recuperação económica europeia voltou a encravar. Na Alemanha, que representa um terço da zona euro, depois de alguns sinais positivos caiu a confiança dos empresários e dos consumidores. Por isso e porque a economia espanhola poderá ressentir-se das últimas eleições, a retoma em Portugal vai continuar adiada.

Com o decepcionante crescimento económico da zona euro regressou a hipótese de descida dos juros do Banco Central Europeu. Apesar de os juros estarem em mínimos históricos, é possível, embora não provável, que hoje mesmo o BCE baixe a sua taxa central. Ou que a desça daqui a mais algumas semanas. Só que não virá daí o milagre que alguns parecem esperar.

O que tem a taxa de juro a ver com os atrasos na concretização da chamada agenda de Lisboa? Há quatro anos, em Lisboa, o Conselho Europeu prometeu um vasto leque de medidas para tornar a economia europeia na mais competitiva do mundo. Entretanto, a UE perdeu mais terreno para a economia americana. Os governos, e em particular o de Berlim, mostram-se incapazes de levar por diante reformas indispensáveis, do mercado de trabalho à segurança social. E os proteccionismos nacionais continuam a travar a eficácia do mercado único europeu. Vejam-se as resistências da França e da Alemanha à internacionalização da empresa farmacêutica Aventis e do Deutsche Bank, respectivamente (resistências que muitos gostariam de ver entre nós, como se os erros dos outros merecessem ser copiados). Baixar os juros poderá ajudar alguma coisa, mas o essencial depende da coragem dos governos. É cómodo o bode expiatório da taxa de juro, da responsabilidade do BCE, para desculpar a incapacidade dos políticos nas tarefas que lhes competem.

posted by Miguel Noronha 2:32 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com