O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, abril 16, 2004

Desperdício e Concorrência Desleal

Um estudo hoje publicado no Semanário Económico revela que no período de 1999-200, quando comparado com outros países da OCDE, o estado português desperdiçou 37% dos recursos financeiros gastos na área da Saúde e 70% na do Ensino.

Esta conclusão não surpreende nem deve ser vista como tendo ocorrido exclusivamente no periodo temporal em que incidiu o estudo. È conhecida a inefciência produzida pelo welfare state.

O que surpreende é que se continue a apresentar este modelo, de despesismo e ineficiência, como o único capaz de suprir as necessidades da população. A crescente preferência por empresas privadas a operar nestes sectores vêm desmenti-lo.

Acresce que estas operam em mercados onde existe um concorrente (o Estado) que se arroga de obter financiamentos a custo zero coercivamente sacados aos contribuintes mesmo que não pretendem usar os seus serviços.
posted by Miguel Noronha 12:52 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com