O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, abril 19, 2004

Exemplar

A propósito das Jornadas Parlamentatres do PCP, que terão as políticas europeias em destaque o líder parlamentar, Bernadido Soares proferiu a seguinte declaração:

O aparelho produtivo nacional, as indústrias de pescas e da agricultura estão muito enfraquecidas devido às políticas europeias que seguem um modelo ultrapassado, centrado nos baixos salários e no pouco investimento científico e tecnológico


Não pretendo imputar (desta vez) qualquer pecado original ao PCP. Afirmações como estas, com pequenas variantes, já foram proferidas por representantes de todos os partidos. Cada qual pretende que o insucesso económico se deve ao "modelo de desenvolvimento" seguido pelos governantes da altura e que a sua opção seria o que nos colocaria definitivamente na senda do sucesso. Embora variando a cor partidária e o "modelo" preferido nada disto passa de dirigismo económico.

As escolhas empresariais (no sentido austriaco) são competência dos agentes económicos e não dos governantes. O colapso das Economias planeadas do Leste e a sucessiva perda de competetividade da Economia europeia não parece contribuir para que os políticos europeus se apercebam da falsidade das suas convicções em matéria económica.
posted by Miguel Noronha 4:23 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com