O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, abril 02, 2004

A Nova Geração Árabe

Excertos de artigo de Esther Mucznik no Público.

O que importa é perceber que para uma larga maioria de jovens da classe média (os mesmos que poderão ter um papel de liderança nas sociedades do mundo árabe) não é a revolução islâmica que os faz sonhar, mas sim a liberdade. E aquilo que os aflige é a descrença total e absoluta nos regimes ditatoriais, corruptos e retrógrados que os governam. Por isso não é de admirar que um desses jovens, inquirido sobre o que faria se lhe dessem um passaporte americano, tenha respondido: "Preferia que não fosse a América, mas claro que aceitaria. Quem não aceitaria?

(...)

É trágico que hoje, no mundo ocidental, uma parte da opinião pública não perceba que solidarizar-se com o mundo árabe é solidarizar-se em primeiro lugar com o impulso de liberdade, de emancipação e anseio de democracia, e não com o que há de mais retrógrado, atrasado e fanático. A incrível fotografia publicada no jornal "Expresso" de duas jovens "mascaradas" de bombistas muçulmanas com véu e um cinto de explosivos à cintura, na manifestação pela paz de sábado 20 de Março, em Lisboa - certamente em solidariedade ou pelo menos em compreensiva indulgência com o terrorismo suicida -, revela não apenas uma intolerável ligeireza, mas sobretudo uma total e inadmissível cegueira perante o que está em jogo no Médio Oriente e no mundo actual.

Só um Médio Oriente livre, democrático e próspero poderá acabar com o terrorismo e conhecer a paz. Contra esse novo Médio Oriente o fundamentalismo islâmico não cessará nunca de lutar, porque ele significa o seu fim. Mas a alteração do "statu quo" representa também uma ameaça para os governos corruptos que temem pelo seu próprio poder.

(...)

Indiferente a esta realidade, a Europa prefere o "statu quo" que mais não faz do que favorecer o terrorismo. E adiar a resolução do conflito israelo-palestiniano, porque, contrariamente às furiosas invectivas de muitos dos nossos oráculos, demasiado rápidos a encontrar culpados, o conflito israelo-palestiniano só terá a sua resolução definitiva num Médio Oriente livre e democrático. Nesse sentido, não é inútil ouvir o editorialista já citado denunciar "a hipocrisia dos regimes árabes que justificam a sua recusa das reformas preconizadas pelos americanos com o argumento que elas não resolvem o conflito israelo-palestiniano, como se esses regimes estivessem prontos a enviar as suas tropas e o seu arsenal militar para libertar os territórios [palestinianos]... Esses regimes utilizam a causa palestiniana para se manter no poder..."

A principal ameaça à paz no mundo hoje é a ausência de liberdade, de democracia e de bem- estar no Médio Oriente. É nesse sentido que o Ocidente devia trabalhar, não impondo os seus modelos, mas apoiando-se nessa nova geração árabe sedenta de uma nova ordem nos seus países, capaz de um dia trazer a paz, a justiça e a prosperidade

posted by Miguel Noronha 12:56 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com