O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quarta-feira, maio 26, 2004

Al-Qaeda

Um relatório do International Institute for Strategic Studies revela que "a (...) determinação [da Al-Qaeda] foi reforçada com a guerra no Iraque" e "que os ataques recentes em Espanha, Turquia e Arábia Saudita mostram que o grupo se reconstituiu totalmente depois de ter perdido a sua base no Afeganistão". O mesmo relatório "[estima] que a [Al-Qaeda] tenha células em mais de 60 países com 18 mil potenciais terroristas".

Parece-me, pelos resumos que apareceram nos media, que este relatório comete (pelo menos) dois erros. Primeiro atribui excessiva importância à guerra no Iraque enquanto motivador das actividades da Al-Qaeda e, em segundo lugar, parece subestimar a importância das células adormecidas (particularmente na Europa).

Uma organização que leva a cabo um atentado como o 11/09 não parece ter falta de motivação. Por outro lado não parece ter existido uma alteração dos seus objectivos finais. Acho desta forma estranho que se fale de um "acréscimo de motivação". Certamente que países que anteriormente preferiam ignorar a ameaça dos fundamentalistas islâmicos não constituiriam alvos preferenciais da Al-Qaeda. No entanto, como reconhece o relatório, isso não impedia que a Al-Qaeda já operasse nesse países.

Antes dos atentados nos Estados Unidos a 11 de Setembro de 2001, a Europa servia sobretudo para "recrutamento, organização e abastecimento" da rede. Mas a melhoria da segurança interna nos Estados Unidos "aumentou os riscos da Europa se tornar um alvo directo".


Como revela este, esclarecedor, parágrafo o aumento das medidas de segurança nos EUA é o primeiro factor que leva a Al-Qaeda a procurar outros "países-alvo" no mundo ocidental. Esta já estava presente na Europa antes de 11/09/01. Os operacionais da Al-Qaeda já se movimentavam na Europa (a famosa "pista alemã" do 11/09) e nada faz supor que não estaria nos planos da organização a execução de atentados no futuro.

Existe ainda a questão do número de efectivos da organização. O Right Wing News desmistifica o assustador número de "18.000 potenciais terroristas" dispostos a lutar contra o demónio ocidental.
posted by Miguel Noronha 10:33 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com