O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, maio 11, 2004

ANP é responsável por grande parte da violência entre palestinianos

As cidades palestinianas vivem uma situação próxima da anarquia, sobretudo devido à incapacidade da Autoridade Palestiniana em impor a ordem, ao facto de muitos dos seus responsáveis alimentarem a actividade dos gangs para reforçarem as respectivas posições, bem como devido às divisões sociais internas, indica o relatório.

O documento ? publicado pelo MEMRI, um instituto especializado na análise dos media do Médio Oriente - refere que a tragédia palestiniana e o ciclo de violência interna que ali se regista não pode ser apenas atribuído ao conflito israelo-palestiniano. As divisões sociais, devido a influências culturais e culturais e as diferentes correntes ideológicas, levam a um crescente recurso às armas.

(...)

[O]s escândalos que têm atingido a ANP e a erosão da respectiva legitimidade impedem qualquer tentativa por parte das autoridades palestinianas em recolher as armas, como é exigido pelos acordos de paz, e tal levaria à sua extinção, acrescenta o autor do relatório, o activista dos direitos humanos Basem Eid.

O relatório cita ainda um responsável da ANP afirmando que 90% das actividades fora de lei dos gangs são perpetradas por gente a soldo da ANP.

(...)

Outro factor significativo é a proliferação de corpos de segurança e policiais independentes, cujas funções são ou indefinidas ou sobrepostas, o que contribui para uma maior confusão e leva a confrontos verbais e físicos. No entanto, estas tensões internas são por vezes encorajadas pelos responsáveis da ANP que, ao procurarem reforçar as suas próprias posições, apoiam por vezes gangs e milícias locais.

posted by Miguel Noronha 12:28 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com