terça-feira, maio 11, 2004
ANP é responsável por grande parte da violência entre palestinianos
As cidades palestinianas vivem uma situação próxima da anarquia, sobretudo devido à incapacidade da Autoridade Palestiniana em impor a ordem, ao facto de muitos dos seus responsáveis alimentarem a actividade dos gangs para reforçarem as respectivas posições, bem como devido às divisões sociais internas, indica o relatório.
O documento ? publicado pelo MEMRI, um instituto especializado na análise dos media do Médio Oriente - refere que a tragédia palestiniana e o ciclo de violência interna que ali se regista não pode ser apenas atribuído ao conflito israelo-palestiniano. As divisões sociais, devido a influências culturais e culturais e as diferentes correntes ideológicas, levam a um crescente recurso às armas.
(...)
[O]s escândalos que têm atingido a ANP e a erosão da respectiva legitimidade impedem qualquer tentativa por parte das autoridades palestinianas em recolher as armas, como é exigido pelos acordos de paz, e tal levaria à sua extinção, acrescenta o autor do relatório, o activista dos direitos humanos Basem Eid.
O relatório cita ainda um responsável da ANP afirmando que 90% das actividades fora de lei dos gangs são perpetradas por gente a soldo da ANP.
(...)
Outro factor significativo é a proliferação de corpos de segurança e policiais independentes, cujas funções são ou indefinidas ou sobrepostas, o que contribui para uma maior confusão e leva a confrontos verbais e físicos. No entanto, estas tensões internas são por vezes encorajadas pelos responsáveis da ANP que, ao procurarem reforçar as suas próprias posições, apoiam por vezes gangs e milícias locais.
posted by Miguel Noronha 12:28 da tarde
Comments:
Enviar um comentário