O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

terça-feira, maio 04, 2004

Estatistas

É hoje noticiado que o líder parlamentar do PS vai propor um "debate de urgência sobre as políticas de promoção do emprego". A crítica é a mesma de sempre: o corte no investimento público.

Pretende o PS que o Estado seja o "motor" da Economia. Pretende que o investimento público é bom desde que gere emprego independentemente de qualquer análise custo-benefício (do investimento em si).

Os fundos captados para o investimento público representam menos fundos à disposição dos privados. Se os privados, por vezes, erram nas suas decisões de consumo e investimento não podemos supor que o Estado esteja a isso imune. Muito do investimento publico é guiado por uma óptica puramente política (leia-se eleitoralista) alheia a qualquer noção de rentablidade.Acresce ainda que o decisor público não sofre (ao contrário do privado) qualquer penalização por uma decisão errada. É assim, substancialmente, superior a probabilidade da decisão deste ser errada.

Logo, para além de diminuir a disponiblidade de fundos disponível para o investimento privado o investimento público nada contribui para o crescimento económico de médio/longo prazo. Não passa, muitas vezes, de uma simples transferência orçamental que gera empregos e consumos no curto prazo. A médio longo prazo significa inflação e recessão.
posted by Miguel Noronha 10:43 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com