quinta-feira, maio 27, 2004
Procura global impulsionará zona euro, diz economista-chefe do BCE
A forte procura global vai, «claramente, impulsionar a zona euro» disse esta quinta-feira Otmar Issing, economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), num discurso proferido em Passau, Alemanha.
Apesar de indicadores que apontam para uma procura doméstica ainda «estagnada», e os consumidores evidenciando sinais de incerteza nos gastos, a zona euro beneficiará, ao longo de 2004, do desenvolvimento positivo da economia mundial, cujo crescimento é «forte e vigoroso», atestou Issing.
O responsável do BCE sublinhou ainda, a existência de factores favoráveis à aceleração do crescimento económico na zona, tendo em conta as condições vantajosas no mercado financeiro (baixas taxas de juro), bons sinais de restruturação nas empresas, e melhoria do clima económico.
Reconhecendo a existência de alguns riscos resultantes de desequilíbrios regionais que não poderão ser sustentados no longo prazo, Issing disse esperar que a recuperação «gradual» da economia europeia ganhe maior impulso ao longo do ano em curso.
Entretanto, e para refrear os ânimos, Frank Shostak alerta para o risco de uma recessão na China que podem afectar negativamente toda a Economia mundial.
posted by Miguel Noronha 2:48 da tarde
Comments:
Enviar um comentário