O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, maio 27, 2004

Procura global impulsionará zona euro, diz economista-chefe do BCE

A forte procura global vai, «claramente, impulsionar a zona euro» disse esta quinta-feira Otmar Issing, economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), num discurso proferido em Passau, Alemanha.

Apesar de indicadores que apontam para uma procura doméstica ainda «estagnada», e os consumidores evidenciando sinais de incerteza nos gastos, a zona euro beneficiará, ao longo de 2004, do desenvolvimento positivo da economia mundial, cujo crescimento é «forte e vigoroso», atestou Issing.
O responsável do BCE sublinhou ainda, a existência de factores favoráveis à aceleração do crescimento económico na zona, tendo em conta as condições vantajosas no mercado financeiro (baixas taxas de juro), bons sinais de restruturação nas empresas, e melhoria do clima económico.

Reconhecendo a existência de alguns riscos resultantes de desequilíbrios regionais que não poderão ser sustentados no longo prazo, Issing disse esperar que a recuperação «gradual» da economia europeia ganhe maior impulso ao longo do ano em curso.


Entretanto, e para refrear os ânimos, Frank Shostak alerta para o risco de uma recessão na China que podem afectar negativamente toda a Economia mundial.

posted by Miguel Noronha 2:48 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com