O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, maio 28, 2004

Re: Conservador e de Direita

Já é conhecido a "afeição" que o Paulo Gorjão nutre pelo Ministro de Estado e da Defesa Paulo Portas. Acusa-o, entre outras coisas de ser populista e conservador e de ser a eminência parda do actual governo. Estranho assim que, desta vez, acuse o Governo de impor medidas anti-populistas e liberais (ou neo-liberais na terminologia corrente).

Longe de mim pretender caucionar todas as políticas deste Governo. Ainda recentemente teci críticas à intenção revelada de "salvar" a Bombardier através da sua aquisição pela EMEF. Esta sim é uma medida populista, anti-correncial e exigida pela esquerda em unissono.

Prentende o PG exemplos uma medida que tenha "introduzi[do] maior justiça na máquina fiscal" e outra que "Governo [tenha] adopt[ado] para combater a evasão fiscal". Não tendo presente todas as medidas do Governo lembro-me a reforma da Contribuição Predial para o primeiro caso e o Pagamento Especial por Conta (o infáme PEC) para a segunda.

Posso referir que concordo com a primeira, que introduziu realmente maior equidade, e discordo da segunda que, embora combatendo a evasão fiscal entendo ser um imposto cego (no mau sentido).

Quanto às "medidas que afectaram os direitos de quem trabalha por conta de outrem" e PG que entendem serem a prova definitiva da influência do PP no Governo. Aproveito para referir que essa imensa panóplia de "direitos" são umas das maiores causas do chamado desemprego estrutural - essecialmente do emprego entre os jovens - e que constituem uma das principais razões que levam a que a recuperação das empresas - e logo da Economia como um todo - em periodo de recessão seja mais lento.

Se estas reformas, introduzidas pelo Ministro Bagão Félix, foram realmente impostas pelo PP julgo poder dizer, então, que foi em boa hora que o Dr. Durão Barroso os convidou a formarem esta coligação. Dúvido, no entanto, que um Governo apenas do PSD tivesse feito as coisas de forma diferente.
posted by Miguel Noronha 7:16 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com