O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, maio 28, 2004

Subida do Petróleo Não Ameaça Retoma da Economia

O aumento dos preços do petróleo não representa ameaça suficiente forte para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reveja em baixa as previsões de crescimento da economia mundial. «Na conjuntura actual, os riscos de subida e de descida dos preços estão equilibrados, é por isso que mantemos as nossas previsões», explica Raghuram Rajan, conselheiro económico do Fundo. As últimas previsões do FMI, divulgadas o mês passado, apontavam para um crescimento de 4,6% da economia mundial este ano, contra 4,1% previstos em Setembro de 2003. Mas as projecções foram feitas com base num preço do petróleo de 30 dólares o barril, quando actualmente o preço de referência já subiu para 36 dólares. Mesmo assim o FMI não vai rever as estimativas. A subida do petróleo, de acordo com alguns analistas, pode reduzir em 0,4% o crescimento do PIB mundial, em 0,5% o crescimento dos Estados Unidos e em 0,2% o produto do Japão, mas o impacto nas economias da China e outros países asiáticos pode ser superior.

Por seu lado, Nout Wellink, governador do Banco da Holanda e membro do Conselho de Governadores do BCE, considera que a escalada do preço do petróleo nos mercados internacionais está a ter um efeito muito limitado no crescimento da economia mundial, porque a procura e os preços reais não estão tão elevados como na crise de 1973.

"Depende do espaço temporal com que formos confrontados com estes preços», disse Wellink, explicando que, «de acordo com os nosso modelos, o efeito será pouco mais que limitado. Se compararmos os preços de hoje com os mais elevados dos anos 70, o valor a que chegamos nessa altura pode ser convertido para cerca de 80 dólares o barril hoje".


posted by Miguel Noronha 10:29 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com