O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, julho 15, 2004

PAC

As ultimas deliberações da OMC (aqui) não deixam grande margem de manobra. A UE tem de reduzir (ou eliminar) os subsídios à produção e exportação de produtos agrícolas.

Uma das primeiras vítimas são os produtores de açucar a quem anteriormente era garantido um preço de compras três vezes acima dos actuais preços de mercado (!!).

Para tentar reduzir o impacto desta medida (e para tentar reduzir a contestação) a UE propõe que os produtores recebam uma ajuda directa. Estes não concordam pois "só nos querem compensar em 50 por cento" dizem... Já agora porque não compensar todos os outros empresários pelas perdas de rendimento, pergunto eu? A agricultura é "diferente" dizem eles. Pois...

Os produtores dizem ainda que esta reforma "vai implicar o fim do esforço e do aumento da produtividade que t[êm] realizado nos últimos anos". Pergunto-me qual a necessidade que anteriormente sentiam em "aumentar a produtividade". Afinal de contas o seu preço estava garantido. E o aumento da concorrência? Não os obrigará, este, a aumentar a produtividade para conseguirem sobreviver no mercado, pergunto eu?




posted by Miguel Noronha 2:55 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com