O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Uma História Exemplar

Para atrair uma equipa da baseball profissional para Washigton DC o seu Mayor propôs a contrução de um novo estádio que seria posteriormente alugado à equipa. Este afirmou que construção não iria implicar nenhum encargo para os seus concidadãos dado que seria financiado através da renda cobrada à equipa pela utilização do estádio, dos impostos cobrados nas vendas no interior do recinto e de uma taxa que seria paga pelas empresas. A isto iriam acrescer os efeitos positivos dos milhares de empregos criados e a renovação de uma área deprimida da cidade.

Dois colaboradores do Cato Institute elaboram um briefing paper (Caught Stealing Debunking the Economic Case for D.C. Baseball) em que contestavam as asserções do Mayor de Washington DC. O paper alegava que:

  • O desporto profissional é uma acrtividade com fins lucrativos como tal deve gerar receitas para pagar a construção do respectivos recintos desporivos;

  • A forma como foi negociado o esquema das prestações (crescente até ao quinto ano e fixa até ao 30º ano) implicava que, dada a inflação prevista, dentro de 5 anos o valor da prestação começaria a decrescer em termos reais o que equivalia à concessão de um subsídio implícito;

  • A taxa cobrada às empresas iria certamente ser sentida pelos donos, empregados e consumidores das empresas afectadas;

  • Os estudos de impacto utilizados para demonstrar os benéfícos deste tipo de investimentos raramente têm em consideração o efeito substituição. O impacto deveria ser medido pelo benefício liquido e não pelo bruto.

  • Estudo realizados à posteriori noutras cidades demonstram que novo consumo (e a receita fiscal) adicional gerado por este tipo de investimnentos foi marginal. Os mesmo estudos não detectaram nenhum efeito postivo nas taxas de crescimento do rendimento per capita verificando-se inclusivamente alguns impactos negativos.

    A proposta do Mayor acabou por ser derrotada.

    posted by Miguel Noronha 1:38 da tarde
  • Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com