O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

segunda-feira, maio 24, 2004

Um Convite À Fuga de Capitais

Directiva da Poupança obriga banca a procurar off-shores fora da UE

A directiva europeia entre em vigor em Janeiro de 2005 e vai obrigar os bancos portugueses a transferir os depósitos dos seus clientes particulares sedeados em paraísos fiscais da UE, como as Ilhas Cayman ou o Lichenstein, para off-shores localizados fora do espaço europeu, como as Bahamas ou o Panamá.
Além das aplicações nestes territórios, também as aplicações localizadas na Suíça - onde se situam a maior parte dos fundos dos clientes do private banking nacional - vão passar a estar sujeitos ao escrutínio fiscal possibilitado pela legislação comunitária, uma vez que o Estado helvético aceitou sujeitar-se à directiva.

Consoante a opção de cada Estado-membro, a tributação passará a ser realizada mediante retenção na fonte pelo território em que são efectuadas as aplicações ou no Estado em que o particular reside.


Como já aqui tinha referido esta medida para além de não atingir os objectivos desejados poderá provocar a fuga de capitais (e de investimento) da Europa para os EUA e Sudoeste asiático.
posted by Miguel Noronha 10:29 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com