O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, maio 01, 2004

Harmonização Fiscal - pt II

No seguimento da proposta descrita no post anterior, a Alemanha anunciou a sua intenção de diminuir os financiamentos comunitários aos países que não aderirem às suas propostas de harmonização fiscal.

Com exemplos destes é difícl convencer, quem quer que seja, que o eixo franco-alemão apenas quer o melhor para nós...
posted by Miguel Noronha 1:48 da tarde

Harmonização Fiscal

Gerhard Schroeder volta a insistir na harmonização fiscal dentro da UE. Não apresenta grandes justificações para o fazer. Apenas diz tratar-se de uma "cooperação mais aprofundada".

É sabido que (especialmente) a Alemanha, França e Suécia receiam a fuga de capitais para os novos países-membros onde as taxas de imposto são bem menores. A sua única hipótese de conter esta ameaça é através da "harmonização fiscal". Felizmente neste domínio continua a vigorar a regra da unanimidade pelo que dificilmente será imposta. Ciente deste dificuldade a Alemanha diz estar pronta a avançar com quem estiver a isso disposto. Dado o que anteriormente referi qualquer país que decidir avançar com os alemães estará a comentar um erro crasso.
posted by Miguel Noronha 12:12 da tarde

sexta-feira, abril 30, 2004

Bem-Vindo

Um blogue com um nome suspeito mas que vale a pena ler: o Largo do Rato.
posted by Miguel Noronha 5:12 da tarde

WTO

Uma decisão preliminar da WTO deu provimento a uma queixa do Brasil contra os subsídios do governo americano à industria do algodão. Espera-se que esta decisão tenha implicações não apenas na industria do algodão nos EUA mas em todas as industrias subsidiadas pelos governos dos EUA e da UE. Uma excelente notícia para os defensores do comércio livre!
posted by Miguel Noronha 4:36 da tarde



Cox & Forkum Editorial Cartoons
posted by Miguel Noronha 4:13 da tarde

O Culpado

Não perca esta tragicomédia no Jaquinzinhos.
posted by Miguel Noronha 11:55 da manhã

O Bloco

Do artigo de VPV no Diario de Notícias.

Até aqui, o «Bloco» reservava a especialidade «bruxa» à iniciativa privada. Agora, não. Porquê? Porque, fora a ritual indignação do sr. Louçã, o «Bloco» já não tem nada a dizer. É um receptáculo de causas da moda; um grupinho de amigos que mede o país pelo seu umbigo.

posted by Miguel Noronha 11:42 da manhã

Constituição Europeia

As pressões para que a França realize um referendo sobre a CE não cessam de aumentar. Entretanto o antigo presidente da Comissão, Jacques Delors, avisa para o perigo (!!) de os eleitores não responderem devidamente à pergunta formulada.
posted by Miguel Noronha 10:15 da manhã

Responda Meu Caro Daniel

No Barnabé, Daniel Oliveira, vocifera contra a diminuição do défice utilizando receitas extraordinárias (RE). Isto suscita, pelo menos na minha pessoa, alguns pedidos de esclarecimento.

  • Era melhor ter incorrido num aumento do défice do que diminui-lo através de RE?

  • Qual a importância dos bens vendidos, a título de RE, que justificassem a sua manutenção pelo Estado?

  • Dado que se opõe à utilização de RE qual seria a solução proposta por Daniel Oliveira? Aumento de impostos ou diminuição da despesa pública?
    posted by Miguel Noronha 9:50 da manhã
  • quinta-feira, abril 29, 2004

    Notícias da Velha Albion

    A principal notícia era o referendo ao projecto de Constituição Europeia. Os jornais referiam-se à decisão (de Blair) como "U Turn" dada a recusa, anteriotmente demonstrada, em realizar tal consulta. Parece que esta decisão terá causado um grande mau estar no executivo trabalhista, principalmente nos ministros mais euro-excitados. Uma sondagem referida no último Sunday Telegraph (lido na relva em Hyde Park) dava uma uma vitória esmagadora do "não".
    posted by Miguel Noronha 4:29 da tarde

    A Opinião do Especialista

    Na mesma notícia é registada a opinião do nosso PR. Segundo consta:

    O Presidente da República - ausente em Varsóvia - manifestou-se satisfeito com decisão da Comissão Europeia, mas considerou que a situação orçamental "está longe de estar consolidada". Na opinião do Jorge Sampaio, "o processo de consolidação orçamental terá de continuar".


    Será que Jorge Sampaio sabe o que significa a propalada "consolidação orçamental"? Como é que ele coaduna os seus apelos à "solidariedade" (ie mais despesa) com a redução da despesa?
    posted by Miguel Noronha 11:55 da manhã

    Vencido Mas Não Convecido

    Ferro Rodrigues considerou "positivo" o levantamento do procedimento por défice excessivo. Não se querendo, no entanto, dar por vencido considerou que este foi "natural e mesmo óbvio" dado que o procedimento contra Portugal "não tinha qualquer hipótese política de se concretizar, num contexto em que os principais países da União Europeia apresentam défices superiores a três por cento".

    Presumo que o facto de o défice ter ficado abaixo dos três por cento em nada deve ter afectado a decisão da Comissão.
    posted by Miguel Noronha 11:41 da manhã

    Provavelmente...

    Segundo Jorge Sampaio "Portugal que "necessita de investimentos e orçamentos equilibrados", provavelmente porque, disse, gastou-se "demasiado nos últimos anos". A sapiência económica do nosso PR não para de me surpreender.
    posted by Miguel Noronha 11:02 da manhã

    De Volta

    A actividade recomeça dentro de momentos.
    posted by Miguel Noronha 10:19 da manhã

    Powered by Blogger

     

    "A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
    F.A.Hayek

    mail: migueln@gmail.com