O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, março 08, 2003

A Racionaliade e a Guerra

Obrigatória (para os politicos nacionais) a leitura do artigo de Manuel Leite Monteira "Os «pacifistas» que provocam guerras".

"Provavelmente muitos dos políticos mundiais não repararam que, nos últimos anos, as autoridades iraquianas só cooperaram com os inspectores da ONU quando houve ameaças de sanções económicas ou de ataques militares. E não se terão apercebido que o retorno dos inspectores só se efectivou porque Saddam Hussein acreditou em George W. Bush quando este afirmou que, se necessário, iria desarmar o Iraque através da força. De facto, a credibilidade da ameaça até poderia ser suficiente para forçar a demissão do ditador sem se disparar um único tiro"

Vasco Pulido Valente alinha pelo mesmo diapasão: "Sem um braço armado, o «direito internacional» não vale nada. Os seus supostos defensores não perceberam que, tentando coagir a América, dispensavam a força e promoviam o caos"


posted by Miguel Noronha 10:24 da manhã

Interessante

Pedro Magalhães no Publico compara o nível do debate e a tolerância de opiniões divergentes, quanto à questão Iraquiana, nos EUA e Portugal. Conclui que os EUA nos levam mais uma vez a melhor...

Embora acuse o movimento anti-guerra de várias "pecados" (nomeadamente a utilização de dupos critérios e de abrigarem no seu seio movimentos anti-democráticos cuja legitimidade para criticar é escassa) reconheço que por vezes se exagera e se recorre a argumentos algo maliciosos (já aqui dei exemplos anteriormente). Será o sangue latino?

Isto fez-me lembrar uma passagem de um artigo que ontem li no San Francisco Gate sobre as manifestação estudantis que ocorreram a semana passada no EUA:

"Later this week, Washington social studies teacher Martin Wolk will assign students to write about the role of walkouts now and throughout history. "A student asked me, 'What if I'm pro-war?' And I told him, 'That's OK. That's fine, too.'"
posted by Miguel Noronha 10:02 da manhã

Nova Democracia

É verdade. Segundo o Publico o partido de Manuel Monteiro já tem nome. Vai-se chamar "Nova Democracia". Segundo a notícia ainda pretendem encaixar a palavra "Partido"no nome. Em que posição, ainda não está decido.

Consta também que já tem ideias. Pelo meno uma: querem limitação de mandatos. Original...
Dizem ser "(...) um projecto global que quer ser nacional" embora não expliquem o que isto significa.

Fico também mais descansado por saber que: "Sendo as europeias uma etapa, não fazemos depender o futuro do projecto do resultado que tivermos."
posted by Miguel Noronha 9:23 da manhã

CDS Pondera Adiamento do Congresso

"Coincidência com o início da guerra no Iraque preocupa os democratas-cristãos"

É notória a descoordenação entre o Pentágono e o Largo do Caldas. Resta saber quem tinha feito a marcação primeiro.


posted by Miguel Noronha 9:11 da manhã

PS protestará se houver ataque dos EUA

Consta que a Casa Branca convocou uma reunião de emergência ao tomar conhecimento da notícia.
posted by Miguel Noronha 9:07 da manhã

sexta-feira, março 07, 2003

Pois

E já me esquecia da Ursula Rucker que é já amanhã....
posted by Miguel Noronha 8:36 da tarde

Querem acabar comigo

Este ano promete ser de loucos.
Já estão anunciados concertos de GY!BE, Sonic Youth, Beth Gibbons, The Go-Betweens, Lou Reed, Massive Attack, Herbert (DJ Session), Bjork, William Oldham (bem, ainda não está confirmado mas estão em negociações...) e ainda só vamos em Março.
Vou ter que iniciar uma Conta Poupança Concertos...


posted by Miguel Noronha 8:30 da tarde

Keep Talking

Bastante interessante e altamente recomendável a discussão gerada entre o Valete Fratres e A Coluna Infame sobre o tema Conservadores vs Liberais. Porque interessa saber quem somos e nem só de nitrofuranos vive o Homem...

Eis os links relevantes (se faltar algum avisem, por favor):

CONSERVADORES OU LIBERAIS? (carta de um leitor) (n' A Coluna Infame)

CONSERVADORES OU LIBERAIS? (no Valete Fratres!)

CONSERVADORES (n' A Coluna Infame)

CONSERVADORES E LIBERAIS: UMA RESPOSTA A JPC (1) (no Valete Fratres!)

CONSERVADORES (II) (n' A Coluna Infame)

Esperamos a continuação de um debate frutuoso...



posted by Miguel Noronha 5:58 da tarde

O Nitrofurano, O Ministro e Ferro Rodrigues

Já nos criticam, algumas vezes, o facto de focarmos em demasia as nossas atenções na situação internacional e descurarmos a situação doméstica. Decidimos portanto analisar o recente caso do nitrofurano. Não me parece que seja o caso tenhas as dimensões que tomou na imprensa mas é sintomático da forma como as coisas se passam em Portugal.

O nitrofurano é um antibiótico muito potente e que, acumulada no organismo humano, pode ser cancerígena. Pertence à lista de substâncias que não podem ser usadas na produção de animais. Para além de prevenir doenças nos animais promove o seu crescimento. Por ser relativamente barata e ter resultados bastantes satisfatórios foi amplamente utilizada durante 40 anos. Dado que a sua utilização foi legal durante tanto tempo, todos nós, devemos ter ingerido esta substância. O 1º erro do Ministro foi não ter sabido fazer este enquadramento.

Ao que consta a inspecção veterinária (que tem poucos recursos e está mal preparada) detectou a sua utilização em algumas explorações avicolas. Como determina a lei e para certificar os resultados foi determinada a contra-analise (normalmente por outros meios de diagonóstico mais demorados mas bastante mais fiáveis. Entretanto as explorações sobre suspeita foram colocadas sobre sequestro. Sequestro significa que não pode entrar ou sair nenhum animal dessa exploração. O Ministro sabia o que isso significava, eu também (por razões profissionais) mas 99.99% da população não sabe. O Ministro podia ter (como se diz na giria popular) "trocar a coisa por miudos". Foi o seu segundo erro.

Como ainda não tinha os resultados da contra-analise (a certeza definitiva) o Ministro não divulgou o nome das explorações. Fez bem. Mas se as explorações estavam sobre sequestro (logo a saude publica garantida) e ainda não podia "denunciar" os infractores (chamar os bois pelos nomes - hoje estou virado para os ditos populares) mais valia não ter tornado publica a situação. Terceiro erro...

Não ponho em causa a competência técnica do Ministro mas sim a sua competência politica. Este já não é um erro do Ministro mas de Durão Barroso. O cargo de Ministro acarreta mais que competências técnicas. Diria que para isso temos os níveis "inferiores do ministério...

Neste momento temos uma onda de histeria que começa no jornais, passa pela oposição e desagua nos consumidores que pensam que de um momento para o outro podem cair para o lado fulminados.

Quando questionado sobre este assunto, pelos orgãos de comunicação social, Ferro Rodrigues afirmou estar contra.
posted by Miguel Noronha 4:49 da tarde

Cavaco Silva

Já que o assunto parece estar na ordem do dia na blogosfera, confesso que também não vi a entrevista.
Não foi de propósito. Nem me lembrei que era hoje.

Mas segundo ouvi na rádio quando questionado acerca das presidenciais, Cavaco Silva no seu melhor estilo, respondeu com um nim.

posted by Miguel Noronha 1:38 da tarde

Agradecimentos à Esquerda

Agradeço o cordial mail que me foi enviado pelo Blog de Esquerda e devo dizer que me revejo na vossa definição do papel dos blogs.
Já sei que o Valete Fratres vai ver na anterior frase mais uma prova do meu cripto-bloquismo ;) mas garanto que o mail não tratava de assuntos politicos. Tão só da necessidade de existir uma relação cordial entre blogs o que não invalida as habituais troca mimos. Apenas concordamos em guardar as luvas de boxe.

Fico igualmente contente por encontar um companheiro vitoriano na blogosfera que compreende o meu sofrimento. Se este ano a gente se safa? Espero que sim, apesar do Diamantino. Já vi o Vitória ter classificações bem melhores com jogadores (e já agora treinadores) bastante piores. Como é hábito acho que nos vamos safar na ultima jornada. Haja fé...

E (por ultimo) obrigado pela correcção.

Um abraço d'O Intermitente.
posted by Miguel Noronha 1:31 da tarde

quinta-feira, março 06, 2003

Guiné-Bissau: Democracia em Perigo

Num texto lido durante a homilia o Bispo de Bissau alertou para «a morte da democracia» no país. As prisões arbitrárias e o recente encerramento de uma rádio não auguram um futuro radioso.
Ainda há poucos meses foi encerrada a delegação da RTP-Africa por ter passado uma reportagem pouco abonatório para o regime guineense.

Daqui a uns tempos imagino que o livro de máximas do Grande Líder Kumba Yalá seja de leitura obrigatória em todas as escolas...
posted by Miguel Noronha 11:01 da tarde

O Medo

Enquanto vinha para casa, na TSF, estavam a entrevistar o escritor colombiano Jorge Franco Ramos, natural de Medellin.
Dizia ele que toda a vida na Colômbia é dominada pelo narcotráfico. Desde os famosos carteis da droga, às FARC (que ele refere como já nada terem de ideológico) aos grupos para-militares.
Contou como é viver numa sociedade dominada pelo medo e violência e de como as pessoas acabam por se familiarizar com ele aparentando levar uma vida normal.
A alternativa, bastante pior, seria ficar trancado em casa com medo de tudo e de todos.
Mas referiu que à custa de tentarem viver com "aquela" realidade se acabou por aceitar tudo com a maior das naturalidades. E que isso é mau. É necessário reagir e tentar modificar a sociedade.

posted by Miguel Noronha 7:59 da tarde

O Salvador

No seu discurso perante a cimeira dos países não alinhados em Kuala Lumpur Fidel Castro apresentou-se como campeão dos oprimidos. Podia começar na sua própria casa.

posted by Miguel Noronha 2:57 da tarde

Correio dos Leitores

Recebi um mail do leitor Bernardo Cattapan onde este põe em causa a politica norte-americana quanto ao Iraque. Diz que é o embargo tem tido um efeito bastante pernicioso para os habitantes do Iraque e que a guerra não se justifica dado que o Iraque (desta vez) não invadiu nenhum país e, inclusivamente, a situação dos Direito Humanos tem evoluido de forma bastante satisfatória.
Temina referindo que os EUA não tem o direito de impor a Democracia a nenhum país do mundo e que se devem respeitar as diferenças culturais dos diversos países.

Vamos por partes.

Em primeiro lugar, realmente, desta vez o Iraque não invadiu nenhum país. Mas deve estar recordado que as sanções foram impostas por este se ter recusado a acatar inumeras decisões do CS da ONU e que se, neste momento, está uma missão de observação no Iraque é porque existem fortes indicios que este ainda possui armas de destruição massiça.

O que as evidências demonstram é que o Iraque só colabora a conta gotas e com o intuito de "ganhar tempo". As armas só serão descobertas com a efectiva colaboração do governo iraquiano o que acontecerá com muito pouca probabilidade. A França, a Russia e a China dizem que é preciso esperar mais tempo. Não dizem é quanto mais. Nem o que farão caso o impasse continue...

Quanto à evolução dos Direitos Humanos no Iraque aconselho-lhe a leitura do ultimo relatório da Human Rights Watch. Acho suficiente e esclarecedor...

Quanto à questão da Democracia devo referir que sempre pensei nela como um modelo Universal. Normalmente os regimes "especificos" são impostos sem que se consulta a vontade popular. Como exemplo dou as recentes evoluções no Irão. O regime teocrático imposto pela revolução de 1979 tem sido posto em causa pelo resultado de todas as eleições até agora realizadas.

Para terminar aconselho-lhe a leitura da carta de José Ramos-Horta antigo membro da Resistência Timorense (e agora MNE do novo país). Pode consulta-la aqui.
posted by Miguel Noronha 12:36 da tarde

Coluna Infame vs Valete Fratres!

O economista João César da Neves (JCN) (mal deve saber o sr. que neste momentp é motivo de debate nos meios bloguinanos) foi ontem foi motivo de debate entre os dois supracitados blogs. Declaro que, neste caso, o meu apoio vai todo para a Coluna Infame.

Também penso que JCN aproveita frequentemente os programas onde é convidado como comentador económico (de que é reconhecidamente um especialista) para discorrer sobre assuntos teologicos (nos quais é apenas um amador).
JCN tem todo o direito a expressar a sua opinião, qualquer que seja o assunto, mas arrisca-se a que a sua Moral seja confundida como parte integrante do seu pensamento económico.

posted by Miguel Noronha 9:59 da manhã

A qustão coreana pt 2

A China anuncia que a Coreia do Norte poderá aceitar inspecções norte-americanas, informa hoje o Diário Digital.
Será um sinal da pressão chinesa de que falava Stanley Kurtz da NRO?
posted by Miguel Noronha 9:25 da manhã

IRS

Já funciona há vários anos mas só este ano, por vários motivos, resolvi preencher a declaração de IRS via internet. È realmente uma excelente ideia que, para além de facilitar a vida aos contribuintes (como eu), poderá trazer poupanças significativas à administração tributária.

Era também bom que a "ajuda online" funcionasse mesmo e o Help Desk (telefónico) não repetisse incessantemente a mensagem que não tem capacidade para as chamadas em espera. Confesso que proferi alguns insultos para o monitor mas por sorte o funcionário do outro lado não os consegue ouvir.

Após alguma dose de sangue, suor e lágrimas (ok, o sangue é exagero) completei com sucesso a minha missão. Aguardemos o reembolso...

posted by Miguel Noronha 9:19 da manhã

Inacreditável

É inconcebivel que ontem tenham substituido a série Stargate por um concerto dos Placebo. Desculpem o desabafo (ao qual a maioria de vocês certamente será indiferente) mas eu fiquei chocado.
posted by Miguel Noronha 9:05 da manhã

quarta-feira, março 05, 2003

A questão coreana

Para Stanley Kurtz da National Review Online a Coreia do Norte procura aproveitar a "distração" americana com o Iraque para ganhar tempo. Se nada for feito até ao início da guerra com o Iraque será demasiado tarde. Por essa altura, a Coreia, poderá estar em condições de fabricar armas nucleares cuja intenção (se não for a primeira, aposto que é a segunda...) é vender a estados "pouco recomendáveis" e a terroristas.

A melhor opção para "deter" a ameaça é a mediação chinesa. É sabido que são os chineses que ainda sustentam o regime norte-coreano e a retirada do seu apoio isolaria (completamente) o país.
Uma bomba atómica norte-coreana significaria uma "corrida nuclear" por parte dos seus vizinhos. Isso poderia destabilizar a região e retirar muita da superioridade militar chinesa na região.

Se a "hipótese chinesa" falhar só resta mesmo o ataque. Stanley Kurtz expõe as várias alternativas (todas problemáticas). Em todas elas a devastação da Coreia do Sul (especialmente Seul) é uma hipótese altamente provavel.

As hipóteses de um ataque com uma "bomba coreana" em solo americano (no caso de nenhuma medida preventiva ser tomada contra a coreia - ou mesmo caso seja) são altamente prováveis.

Esta ameaça pode levar ao isolamento internacional dos EUA. Os seus habituais aliados podem (e alguns já o estão a fazer) tomar sistematicamente posições contrárias aos EUA. O problemas destes não será tanto a oposição à guerra (como é publicamente declarado) mas o medo de o seu apoio publico trazer o terrorismo anti-americano para os seus paises.

O futuro poderá não ser risonho:

"So, sooner or later, a war with North Korea looms, even if only after a horrific terrorist nuclear attack on the United States. In the meantime, it becomes increasingly evident that the Korean situation is an even more acute problem than our problem in Iraq. Most disturbingly, the two crises together point to a dangerous new dynamic, in which our newfound power and vulnerability combine to isolate us from our erstwhile allies, seriously complicating our prospects for success in the global war against terror"

posted by Miguel Noronha 8:09 da tarde

Apoio Checo

O Washigton Post publica uma carta do Embaixador da Républica Checa nos EUA.
Martin Palous afirma que é o facto de serem uma jovem Democracia que conheceu as agruras de um regime ditatorial que os leva a apoiarem os EUA, apesar de terem sido aconselhados pela França a ficarem calados...

"We would almost be inclined to say that such a system itself is its own worst weapon of mass destruction, not only lacking any restraints on the things it will do to subdue the people within its borders but also emanating its own deadly sort of radiation on the world scene."

"In Iraq we face a dictator whose weapons of mass destruction threaten international peace and security and whose rule has plunged his country into the sort of misery hardly imaginable to anyone who has not been exposed to the barbarous, dehumanizing power of a totalitarian regime."









posted by Miguel Noronha 7:17 da tarde

Agradecimento

Agradeço as simpáticas referências que me foram feitas pelo Valete Fratres! ao qual aproveito para enviar um fraternal abraço.

Reclamação

Aproveito esta troca de mimos inter-bloguiana para reclamar não ter sido incluido no eixo do mal referenciado pelo Blog de Esquerda (do qual também sou assiduo leitor). Publicidade grátis é sempre bem vinda e eu estou necessitado.



posted by Miguel Noronha 12:07 da tarde

Católico Renascido

A oposição à guerra dá para tudo. Até para Eduardo Prado Coelho, um conhecido militante católico, citar abundantemente a mensagem papal...
posted by Miguel Noronha 9:37 da manhã

Soares e as Presidenciais

No sua coluna do DN, Mario Bettencourt Resende concorda comigo (presunção e água benta...) quanto à aventada (ou melhor, inventada) intenção de concorrer às presidenciais:

"Mário Soares é hoje o líder incontestado dos portugueses que se opõem a uma intervenção norte-americana no Iraque. Estou convencido de que o faz por um misto de convicção, de experiência internacional, mas também de um conhecimento menos exaustivo dos mecanismos que influenciam as motivações profundas da sociedade norte-americana.

Não me passa, sequer, pela cabeça que tudo isto faça parte de uma estratégia de regresso à ribalta, apontada às próximas eleições presidenciais. Percebo que interesse a uma parte do PS _ e a uma parte da direita... _ agitar essa «ameaça». Mas transferir agora o «factor Soares» para esse plano é dificultar o debate sobre a questão central, que deve ser prioritário. Nem que seja, como é o meu caso, para discordar de Mário Soares
"
posted by Miguel Noronha 9:27 da manhã

O Grande Ditador

Faz hoje 50 anos que morreu Estaline.Um dos maiores assassinos da História. Os seus "feitos" são contados em inumeros livros e artigos. Desde o massacre de Katyn aos Gulags. A sua paranoia levou-o a exilar populações inteiras e a eliminar os seus próprios colaboradores na ânsia de manter o poder.

Aparecem agora teorias que teria sido assassinado pelo seus apparatchiks. Supostamente estaria a preparar um "confronto final" com os EUA.

No entanto, apesar dos seus crimes, o seu nome continua ser venerado por alguns. Na Russia há inclusivamente quem queira repor os bustos retirados e repor o nome de Estalinegrado (agora Volvogrado). Há ditadores (como na Coreia do Norte e Turcomenistão) que seguem o legado. E partidos politicos (legalizados) por todo o mundo que ainda incluem o seu busto na galeria de notáveis. Segundo algumas estimativas morreram mais de 25 milhões às suas ordens.

Se falarmos de Hitler temos unanimidade geral das condenações. No caso de Estaline virão algumas vozes indignadas a falar
de revisionismo. No primeiro caso o assunto seria passado no telejornal com uma reportagem e comentários de pesar por parte do apresentador. Aposto que hoje se fará um debate em que figuras "respeitáveis" irão por em causa a veracidades da notícias como se não existissem provas suficientes.
posted by Miguel Noronha 9:16 da manhã

terça-feira, março 04, 2003

A Arma Secreta

Philip Graham escreve no The Morning News que os Mormons podem ser a arma secreta da América na luta contra o Iraque e o terrorismo. Humor em tempo de guerra...
posted by Miguel Noronha 11:29 da manhã

J'Acuse!

Telmo Correira ACUSA Mário Soares de aproveitar o movimento anti-guerra para preparar a candidatura às presidenciais.
Em primeiro lugar duvido muito (tenham paciência mas por muito rijo que o homem seja já não tem idade para isso), em segundo não sabia que isso era crime...
Por ultimo não é preciso inventar argumentos para denegrir o movimento anti-guerra. Na maior parte das vezes basta usar as suas próprias citações.

Leitura atrasada

O Pedro Mexia d'A Coluna Infame diz que cada vez lê o Expresso mais rapidamente. Eu, por qualquer outra razão só o acabou de ler lá para Quarta ou Quinta-Feira. Ontem foi a vez da Actual.

Confesso que esperava mais da entrevista ao Nuno Brederode Santos. O que se extrai do artigo é pouco ou nada...

Pelas suas criticas parece-me que o João Lisboa cada vez gosta menos de musica. É espantosa a quantidade de argumentos que, todas as semanas, ele inventa para dizer que não gostas dos discos. Já o Ricardo Saló tem um estilo bem mais positivo.

Estava a gostar bastante da crónica do Ian McEwan ("Entre Dois Fogos"). E estava, inclusivamente, a pensar emoldura-la até que cheguei ao ultimo parágrafo. Borrou um bocado a pintura. Já não a ponho na parede mas, mesmo assim, continuo a dizer que gostei bastante das opiniões do homem.

O prémio desta semana vai para a critica ao livro de poesia "O Afastamento Está Ali Sentado" de Daniel Maia-Pinto Rodrigues. O próprio titulo da critica convida a lê-la ("O Grau Zero da Poesia - virtudes didáticas de um livro péssimo).
Manuel Freitas (o critico) fica com a impressão que o poeta não tem nada para dizer e que ele "fecha-se ingloriamente na banalidade inconsitente do seu frouxo dizer". Parece-vos destrutivo?
Mas a critica não fica por aí e presenteia-nos com mais uns exemplos da poesia de Daniel Maia-Pinto Rodrigues. Por exemplo temos estes versos que eu acho absolutamente neo-realistas:

"Quando paramos para almoçar
Naquela viagem de automóvel
Gostei de ver a satisfação
Com que a namorada do meu amigo
Comeu entrecosto de boi
"

Parece-me um poema cheio de força. Quanto mais não seja pelo entrcosto de boi. Mas há melhor. Temos também o poeta na sua versão pimba:

Eu já estava a afiambrar as ideias
E não tardava muito ia entrar naquela fase
Em que nos armamos em carapau
E em que o próprio pirilau
Até parece que diz "yes"

Sem me alongar em mais comentários fico por aqui anunciando que estou a pensar oferecer este livro como prenda de Natal a algumas pessoas. Portem-se bem durante o ano, portanto...

posted by Miguel Noronha 11:00 da manhã

segunda-feira, março 03, 2003

Confissões de um ex-estudante

Em 1988 (se não me falha a memória) quando Roberto Carneiro foi nomeado Ministro da Educação estava eu no 12º ano.
Era considerado um ano "terrivel". Tinhamos que estudar quantidades abismais de matéria (mal sabia eu o que me esperava na Universidade...) e, como se não bastasse no final do ano tinhamos que fazer três-exames-três!
Mas eis que o Ministro anuncia uma grande restruturação do Ensino em Portugal. Ia rever os prgramas lectivos de alto a baixo e, pela parte que me dizia respeito, ia acabar com os exames no fim do ano e criar uma enigmática prova de cultura geral.
Os exames iam ser decididos caso a caso por cada Faculdade e para cada curso.
Confesso que fiquei extasiado. Já não tinha que fazer exames e quanto a essa prova-que-ninguém-sabia-muito-bem-o-que-era logo se veria.
Como a decisão do Ministro já foi tomada muito em cima do final do ano lectivo, muitas Faculdades, optaram por não fazer exames nesse ano. Contavam só com as notas do 12º ano e com o resultado da PGA.

Esta pequena (grande) introdução serviu apenas para contar como começou se iniciou a destabilização do Sistema de Ensino em Portugal.

Depois de Roberto Carneiro vieram uma miriade de Ministros, cada um com as suas ideias, cada um com as suas reformas. Normalmente a primeira medida que tomavam (e porque era popular dado que por tudo e por nada havia contestação dos alunos e professores) era colocar uma lápide na reforma anterior. Normalmente quando eram demitidos estavam a acabar de enterrar o defunto anterior e preparar a "sua" reforma que entraria em funcionamento no ano seguinte.

Os curriculos podiam estar desactualizados e podia-se rever o processo de avaliação. Mas, para além de uma enorme confusão curricular, os únicos resultados palpaveis das inumeras "reformas" são o cada vez menor numero de momentos de avaliação (testes, exames, etc) e uma desresponsabilização dos alunos quanto ao seu comportamento e performance escolar.

Os professores são "aconselhados" a passar os alunos porque o "chumbo" para além de "problemas com os pais", significa o preenchimento de uma enorme quantidade de papelada para o justificar. Pode-se sair do (antigo) Ciclo Preparatório sem saber escrever nem interpretar um texto ou perceber patavina de matemática. Segundo me disseram recentemente até já os ditados são considerados "anti-pedagógicos" porque provocam stress nos alunos...

E porque é que eu me lembrei disto hoje? Porque segundo uma notícia do Diário Digital continuamos alegremente pelo mesmo caminho...
posted by Miguel Noronha 8:13 da tarde

Violência eleitoral no Zimbabwe

Segundo a BBC a policia não se coibe de exercer violênica sobre os oposicionistas ao governo de Mugabe durante as manifestações.
Embora estejam apenas em causa dois lugares no Parlamento, estas eleições pode colocar a ZANU (o partido de Mugabe) com quase 2/3 dos deputados. Esta maioria permitir-lhe-ia alterar a Constituição e acabar com o que resta da Democracia no Zimbabwe.
posted by Miguel Noronha 5:55 da tarde

O Regresso dos Escudos

Tenho a certeza que já outros blogs tinham referido isto mas eu não resisto a transcrever a notíca do Correio da Manhã:

"Mais de uma dezena de britânicos que viajaram de autocarro para Bagdad para servir de escudos humanos estão de regresso a casa...

Segundo um porta-voz do grupo, muitos dos participantes ficaram sem dinheiro, enquanto outros decidiram regressar por razões de segurança, uma vez que os iraquianos começaram a “indicar-lhes” os locais que tinham de proteger. Mesmo assim, alguns britânicos permanecem no Iraque, mas já asseguraram que agirão apenas como testemunhas e não como escudos humanos. Pelo recuar da posição, até parece que não sabiam que iriam estar debaixo de fogo...
"

Sem comentários...


posted by Miguel Noronha 2:30 da tarde

Hergé



Não podia deixar passar a maré revivalista que parece afectar todos os blogs de tempos a tempos.
Desta vez é para recordar Hergé, o conhecido criador de Tintin, no 20º aniversário da sua morte.


posted by Miguel Noronha 12:37 da tarde

Censura na Venezuela

Os apoiantes do presidente Chavez aprovaram uma denominda Lei da Responsabilidade Social da Rádio e Televisão. Segundo o DN:
"Pesadas multas são instituídas, por exemplo, para os operadores que difundam matérias que «promovam, defendam ou incitem ao desrespeito das instituições e autoridades legítimas».
A lei impõe também a interdição de «programas ou mensagens partidárias ou proselitistas de qualquer natureza, assim como propaganda eleitoral».


Entretanto os jornalistas venezuelanos dizem ser «alvo de agressões verbais e físicas por parte de grupos de pessoas fundamentalistas afectos ao Governo».
posted by Miguel Noronha 9:14 da manhã

Afinal existem!

O Diário Digital noticia que o Iraque descobriu que afinal tem armas quimicas...
Gerir um país não é fácil e uma pessoa não se pode lembrar de tudo...
posted by Miguel Noronha 8:40 da manhã

"Bloquice" n' O Intermitente?

O Valete Fratres! acusa-nos de ter cometido uma "bloquice" ao termos colocado o relatório sobre a crise energética na Calfórnia sem qualquer comentário.
Pensava que pela leitura do relatório a conclusão fosse clara. É claro que à entidade reguladora também devem ser imputadas responsabilidades por não ter actuado.
Prometemos, a partir de agora, começar a interpretar o textos publicados retirando esse fardo dos nosso leitores...

posted by Miguel Noronha 8:36 da manhã

domingo, março 02, 2003

Lembram-se da crise energética que ocorreu na Califórnia em 2000/01? Eis os resultados de um relatório a ser apresentado esta Segunda às entidades federais:

"A report to be delivered to federal energy regulators Monday will provide new and extensive evidence backing up claims that a wide range of power companies manipulated California's energy markets and reaped at least $7. 5 billion in unfair profits"
posted by Miguel Noronha 5:48 da tarde

Está bem que é Carnaval, mas...

Numa entrevista à TSF o presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, Manuel Pechirra, para além de (obviamente) ser contra o apoio de Portugal aos EUA, ainda faz a seguinte consideração:

"Embora não vá ao Iraque há muito tempo, Manuel Pechirra defende que para que este país se mantenha unido «tem de haver um Saddam Hussein, este ou outro», porque «um homem eleito de cinco em cinco anos não funciona».

Porque «é difícil manter agregados xiitas, sunitas e curdos, com vizinhos expansionistas», em países como o Iraque «uma tirania é quase normal», defende.
"

Vamos quotizar-nos para mandar o Manuel Pechirra para o Iraque...
posted by Miguel Noronha 4:59 da tarde

Mais dois discos deste ano a ter em conta:

- "Summer of Sun" dos Yo La Tengo especialmente indicado para quem gosta de Beach Boys

- Anti-pop Consortium vs Matthew Shipp - a fusão do Jazz com o Hip Hop. Já foi feito mas não como eles o fizeram neste disco...

Após mais algumas audições logo decido se algum destes tem direito a ter a capa exposta n' O Intermitente.

posted by Miguel Noronha 12:48 da tarde

Eleições na Arménia

No tocante a tácticas eleitorais parece que o Governo Arménio faz tudo para garantir a vitória.
Só que com métodos desses acho que nem era preciso haver eleições. Vai dar no mesmo, digo eu...


posted by Miguel Noronha 12:30 da tarde


Ainda no Publico "Saramago Critica EUA".
E onde é que está a notícia? Se ele viesse denunciar o seu amigo, o ditador Fidel Castro, é que seriam novidade...
posted by Miguel Noronha 12:07 da tarde

A Independência pt 2

Afinal não demorou muito. Depois de, motivado pelo referendo sugerido por Vicente Jorge Silva, o Presidente do Governo Regional da Madeira ter vindo à praça pública reafirmar afirmar "o seu portuguesismo, de forma emotiva e definitiva - como nunca tinha feito desde os tempos da guerra colonial, em que era totalmente a favor do Império português -" (citando o Publico passado duas semana volta a utilizar a chantagem da independênicia para tentar que lhe deêm o que ele quer:

" A procissão, avisa Jardim: "Já vai bem longe do adro. Se falhar agora a revisão constitucional, quem vai segurar a indignação colectiva? Ou têm dúvidas de que, numa maioria autonomista, mais depressa se vai para o campo independentista do que para o campo integracionista?"

Mude-se a constuição. Permita-se referendar a secessão de regiões. Mandem o Dr. Alberto João de volta para o seu Jardim...
posted by Miguel Noronha 12:05 da tarde

Os Cinco Passos Para Evitar a Guerra (vs Freitas do Amaral)

Excerto da notícia do Publico:

"E enunciou depois os cinco passos para "evitar a guerra" [o mote do comício de sábado]: "Exigir o respeito pelo direito internacional, apoiar as Nações Unidas, apoiar firmemente as figuras mundiais que não aceitam a guerra", como o Papa João Paulo II, e "exigir a todas as figuras nacionais que saiam do silêncio" e que façam ouvir a sua voz "neste momento tão grave"."

E que tal juntarmos a esses passos mais uns quantos, tai como: o desarmamento do Iraque, o auto-exilio de Saddam, etc...
Sao so mais alguns que me lembrei de repente...



posted by Miguel Noronha 11:11 da manhã

Afinal não consegui manter-me completamente afastado disto. Já era previsivel...
posted by Miguel Noronha 11:07 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com