O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, abril 19, 2003

Domo Arigato

É a prova que se encontra de tudo na blogosfera...
Quem quer aprender japonês pode tentar a sua sorte neste blog. O ritmo a que são colocadas novas lições (posts neste caso) é que podia ser maior.
posted by Miguel Noronha 1:58 da tarde

Contra o Maio de 68

O Ministro da Educação francês lançou um livro em que acusa a escola de pensamento saida do Maio de 68 de ser a responsável pelo mau estado do ensino em França.
Segundo o Ministro:

o iletrismo afecta 15 a 30 por cento dos alunos que entram para o 7.º ano, e que 158 mil jovens saíram do ensino secundário sem qualificações escolares, no ano passado. Um estudo citado pelo ministro demonstra que os alunos são hoje "menos bons" em francês do que em 1920. Por último, Luc Ferry denuncia o racismo e o recuo comunitário de algumas franjas de alunos

O livro propões-se:

denunciar "as consequências desastrosas do pensamento de 68 no sistema educativo". Para o filósofo autor de "La Pensée 68" (editora Gallimard), "a exacerbação do individualismo precipitou a escola na crise, valorizando a inovação em detrimento da tradição, a autenticidade contra o mérito, o divertimento em vez do trabalho". Luc Ferry insurge-se contra o abandono da transmissão do saber em benefício de incentivos à "espontaneidade" da criança, e lamenta a degradação da autoridade e o desenvolvimento da violência

Por cá a mesma "tribo" domina desde há muitos anos o Ministério da Educação. Ao ritmo de uma reforma por ano lectivo tem conseguido baralhar e retirar eficiência ao sistema de ensino em Portugal. Por quanto mais tempo?

posted by Miguel Noronha 1:51 da tarde

As Sibilas

Recomendo a leitura da coluna de Helena Matos no Público em que discorre sobre os profetas da desgraça. É espantoso que ninguém os confronte com as suas declarações...

E assim vivemos de catástrofe anunciada em catástrofe anunciada numa espécie de inflação da dor. No discurso que proferiu em Lisboa, a 15 de Fevereiro, na manifestação contra o ataque ao Iraque, o ex-presidente da República, Mário Soares declarou "A guerra que se prepara, se durar mais do que uma semana - como é previsível - calcula-se que pode fazer mais do que um milhão de mortos e destruir uma terra milenária." E durante dias este número - um milhão de mortos - tornou-se numa espécie de balanço prévio dum conflito que não tinha sequer começado e que, agora, quase terminado, não teve de modo algum, felizmente, esse balanço

posted by Miguel Noronha 1:31 da tarde

Televisão castrista critica José Saramago

Parece que as criticas de Saramago ao regime castrista foram algo mal recebidas. O escritor teve direito a criticas na televisão nacional cubana.

Na opinião de Alonso, Saramago «pronunciou-se sem ter em conta todos os elementos em causa e desconhecendo toda a experiência política de uma nação e de um povo que durante mais de 40 anos teve de enfrentar o império mais poderoso da história»

Já o Sindicato dos Jornalistas teve uma posição bem mais cautelosa. Como noticiou e criticou o Blogue de Esquerda, os considerandos são tantos que até fazem esquecer que a questão em causa é um grave atropelo aos direitos civicos e humanos. A contestação do José Mário Silva foi exemplar. Acho que ele, no fundo, é um homem às direitas...
posted by Miguel Noronha 12:29 da tarde

quinta-feira, abril 17, 2003

Inadmissivel

Segundo constou na Cimeira de Atenas, a troica pacifista do Conselho de Segurança prepara-se para condicionar o seu voto numa resolução destinada a por termos às sanções (que ainda vigoram) conta o Iraque. Esta só seria aprovada se os EUA e a Inglaterra cedem-se à ONU o papel principal na reconstrução do Iraque (leia-se contractos para as empresas francesas e russas...).
posted by Miguel Noronha 3:24 da tarde

Testes

A propósito do teste que nos ultimos dias circulou pela blogosfera portuguesa e que colocou duvidas existenciais em alguns bloggers queria propor mais um. O World's Smallest Political Quiz.
E queria deixar um alerta: o resultado destes testes é largamente influenciado pelas perguntas feitas e pelas opções de resposta oferecidas...
posted by Miguel Noronha 8:35 da manhã

quarta-feira, abril 16, 2003

Não aprendem...

A Autoridade Palestiniana definitivamente é incapaz de se demarcar do terrorismo. O Ministro Saeb Erekat exige a imediata libertação de Abu Abbas, o líder da FLP, preso no Iraque e considerado responsável pelo sequestro do Achille Lauro.
posted by Miguel Noronha 11:41 da manhã

A Reforma Eleitoral

A propósito do tema lançado pelo Pedro Lomba na Coluna Infame queria manifestar o meu absoluto desacordo quanto às conslusões por ele apresentadas.

Tal como está instituido, o Sistema Eleitoral, só os partidos podem concorrer às eleições. Logo a não percebo como se pode inferir que esta lei é "uma lei contra os partidos, uma lei que contribua para a despartidarização do regime". Ainda para mais quando esta lei é apoiada pelos "partidos do regime".

Este lei vai ter como consequência a consolidação dos grandes partidos tradicionais, o desaparecimento dos pequenos e impor adicionais barreiras à entrada de novos partidos. Para além disso ao adiar sine die os circulos uninominais desvaloriza o papel individual de cada deputado e a relação com os seus eleitores directos. Se cada partido tivesse um representante com um peso igual ao número de mandatos para deputados obtido nos vários circulos eleitorais o resultado das votações na AR não seria diferente tal é a perversão dos sistema.

Quanto às imposições que se pretende fazer nos regulamentos internos de cada partido concordo com o que diz José Manuel Fernandes hoje no Público:

Tudo isto esquece que os partidos são associações voluntárias de cidadãos, que só é seu membro quem o desejar e se conformar com as suas regras internas, que o combate ao racismo, ao fascismo ou ao "centralismo democrático" deve ser um combate baseado na crítica política e não uma mera disposição legal. Cabe ao democratas vencer esses combates, pela força da sua argumentação, não utilizar uma maioria parlamentar alargada para calar as diferenças. Por isso, em nome da democracia e do direito do PCP a ser diferente (sendo que eu detesto os seus métodos e discordo das suas políticas), o projecto de lei dos partidos políticos não deverá ser aprovado tal como está formulado. Haja algum bom senso.
posted by Miguel Noronha 10:32 da manhã

O Estado da Democracia

A Freedom House (FH), uma instituição independente fundado em 1941 por Eleonor Roosevelt, dedica à monitorização e à promoção da Democracia acaba de lançar o seu ultimo relatório.

A FH classica os países de 1 (liberdade total) a 7 (ausência de liberdade) nos direitos politicos (PR) edireitos civis (CR) e consoante este scoring os considera como Free, Partly Free e Non-Free. A título de exemplo deixo a classificação de alguns países.

Portugal (1,1) : Free
Brasil (2,3): Free
Angola (6,5): Not Free
Moçambique (3,4): Partly Free
Timor (3,3): Partly Free
EUA (1,1): Free
Cuba (7,7): Not Free
Arábia Saudita (7,7): Not Free
posted by Miguel Noronha 9:37 da manhã

terça-feira, abril 15, 2003

Terapia Musical

Nada como a audição do "Black Cherry", o novo disco da Goldfrapp, para recuperar de um incidente automobilistico...
posted by Miguel Noronha 7:08 da tarde

UE Tenta Definir Política Sobre WMD's

No EU Observer:

"The European Union is advancing slowly with plans to form a policy against rogue nations that have weapons of mass distruction"

"Proposals are expected to include strengthening export restrictions and the production of a list of countries, which have WMD programmes, and how these programmes are verified. On this, there is said to be general agreement, but the tricky part remains over the decision on how to deal with countries that flout the rules"

Quod Erat Demonstrandum!
O problema coloca-se quando a política de sanções se esgota sem produzir os efeitos desejados. Se os estados "fora-da-lei" não alterarem as suas políticas o que é que nos resta? Não me parece que vetar as resoluções do Conselho de Segurança seja a melhor opção.

posted by Miguel Noronha 10:26 da manhã

Prémio "Daqui Não Saio"

Atribuido a Hugo Chavez pelo apreço demonstrado na legitamação do poder por via não eleitoral:

"Nobody is leaving! We will stay for ever, fighting battles," Chavez said to the cheering crowd. He promised to remain in power until 2021.
posted by Miguel Noronha 9:51 da manhã

Prémio José Vítor Malheiros II

Desta vez para o próprio José Vítor Malheiros por mais um artigo inqualificável em que tenta salvar o que resta da sua pobre argumentação e compara o incomparável de forma despudorada:

"Mesmo que o Iraque veja um futuro democrático (e oxalá o veja), a intervenção americana não pode ser branqueada por isso, da mesma forma que os esquadrões da morte não podem ser admitidos como forma de administração de justiça com o argumento de que só perseguem criminosos"
posted by Miguel Noronha 9:46 da manhã

Contradições Vitais

No artigo de Vital Moreira no Publico de hoje:

"É pena que os Estados Unidos nunca se tenham lembrado de libertar Portugal da ditadura"

"Desde que não incorram em nenhuma das situações que legitimam a guerra, os regimes autoritários, por mais detestáveis que sejam, não justificam a intervenção militar estrangeira a pretexto de uma real ou suposta "libertação", muito menos por decisão unilateral de um país, por mais poderoso que seja"

Em que ficamos afinal?
posted by Miguel Noronha 9:41 da manhã

segunda-feira, abril 14, 2003

Reconstrução Privada (via ed-futures)

Segundo o LA Times a reconstrução do Iraque vai ser entregue quase exclusivamente a empresas privadas.

"the U.S. Agency for International Development is expected to rely almost exclusively on for-profit corporations to rebuild Iraq's social institutions, angering nonprofit organizations that claim they can do the work more effectively"

Vai ser uma experiência interessante verficar se (para não dizer "que") as empresa com fins lucrativos consegue melhores resultados que as habituais ONG's.
Já estou a imaginar as reacções iradas de certos sectores...
posted by Miguel Noronha 3:13 da tarde

Até Saramago...

Segundo consta até José Saramago decidiu deixar de apoiar o regime cubano. Só já falta o Cruzes Canhoto...
posted by Miguel Noronha 2:11 da tarde

Agradecimento

Agradeço as simpáticas palavras dedicadas a este blog pelo Iberian Notes. Relembro que o autor deste blog é um dos co-responsáveis pelo colectivo Europundits onde colabora regularmente Nelson Ascher.

posted by Miguel Noronha 12:50 da tarde

O Conflito Israelo-Palestiniano

Depois de resolvido o conflito no Iraque, George Bush, prometeu voltar a sua atenção para a questão palestiniana. Depois de eliminado um dos países financiadores dos extremistas palestinianos e com o "peso" que lhe adveio pela recente vitória militar, os EUA estão numa posição que lhes permite exercer uma pressão eficaz para resolver eventuais (e previsiveis) impasses.

Uma prova que esta pressão pode já estar a ser efectiva são as recentes e surpreendentes declarações de Ariel Sharon.

Ainda que demonstrando algum constrangimento, Sharon, reconhece que Israel não poderá manter os territórios palestinianos eternamente e está, inclusivamente, disposto, a abandonar os colonatos. Dado o peso político que os partidos ligados aos colonos possuem em Israel (inclusivamente no próprio governo de Sharon) estas declarações revelam uma grande coragem política. Era, de todo, essencial que o Partido Trabalhista não aproveitasse a, mais que provavel, instablidade que estas declarações vão provocar para fazer cair o governo devendo, inclusivamente apoia-lo.

Como nota negativa ficam, desde já, as declarações de um membro do gabinete de Arafat:

"We believe that the whole world is still waiting to hear Sharon's unconditional and unequivocal acceptance of the road map and not merely vague statements made for PR and media," said Saeb Erekat, a member of Yasser Arafat's cabinet. "We need to see deeds, not hollow words"

Há que saber reconhecer as oportunidades quando elas se aparecem. E como dizia António Barreto recentemente, é pouco provável que a actual conjuntura dure muito tempo...

posted by Miguel Noronha 12:42 da tarde

A reforma da PAC

Agora que a guerra no Iraque jás encontra em fase de rescaldo eis o regresso a assunto (literalmente) mais terra-a-terra.

No DN de hoje João César das Neves zurze contra o proteccionismo euro-americano que segundo ele "cria uma destruição muito mais devastadora do mundo e da miséria dos pobres do que o quer que aconteça no Iraque". Neste caso a "coligação" já não é entre a Inglaterra e os EUA. Os parceiros europeus são, desta vez a França e a Alemanha.

Para quem ainda não conhece, recomendo a leitura do artigo publicado na Causa Liberal onde é citado um estudo que sugere medidas para a reforma da PAC. São elas:

"Concretamente, as medidas propostas por Wickman são a abolição imediata dos subsídios à exportação e dos esquemas de garantia de preços, a redução gradual das tarifas impostas à importação de bens agrícolas e dos subsídios da UE à produção e, por último, a progressiva re-nacionalização dos programas de subsídios à agricultura"

O ultimo ponto (a renacionalização dos subsidios à agricultura) só poderá ser "aceitável" quando conjugado com obrigatoriadade de redução dos défice publicos dos países da UE. É conhecida o peso (não demográfico mas) polítco das associções agricolas e o seu poder reinvidicativo. Caso não se verifique este predicado também não é possível garantir que:

"a re-nacionalização dos subsídios tornaria menos eficientes as pressões por parte dos grupos interessados na manutenção da actual PAC, uma vez que seriam forçados a actuar a um nível mais descentralizado onde os contribuintes e eleitores possuem maior capacidade de controlo."
posted by Miguel Noronha 12:23 da tarde

domingo, abril 13, 2003

Sociedade em Colapso

James Buchan diz no Daily Telegraph o que a restante imprensa se parece ter esquecido. O colapso da instituições e da sociedade iraquiano não é culpa do americanos mas sim do regime do partido Baath.

The truth is that Iraqi society had long ago lost its bearings. Thirty-five years of suffocating rule by the Arab Ba'ath Socialist Party, almost 10 years of war against Iran and then Kuwait and its Western and Arab allies, another decade of sanctions and then the terror and violence of the United States advance up the Euphrates have knocked Iraqi society off kilter. The Ba'ath infiltrated every corner of Iraqi life, controlling its institutions, distributing its economic benefits, restricting speech and thought. Its disappearance has left a void in the Iraqi personality. Even middle-class Iraqis have shed their civil inhibitions in a scramble of everybody for himself or herself
posted by Miguel Noronha 6:08 da tarde

Camarada Ruben

Confesso que ainda tinha uma pequena esperança que Ruben de Carvalho, na sua habitual crónica de Domingo, se solidariza-se com os colegas de profissão condenados por delito de opinião em Cuba. Afinal vejo que o cartão do partido fala mais alto que o do de jornalista. Acho mais oportuno fazer uma sátira à "venda" do Iraque. Se ao menos tivesse piada...
posted by Miguel Noronha 5:50 da tarde

A Nova Causa

Depois das manifestações contra a guerra terem deixado de fazer sentido por a Coligação Aliada ter acabado com o Saddam em três tempos a sinistra International A.N.S.W.E.R. vira-se para outros combates.
O seu objectivo agora é impedir a "americanização" do Iraque. Nomeadamente a abertura da cadeias de fast-food.

"You can just look at what those kinds of businesses have done to the diet and health of many Americans to think that it might not be the number one thing we should be exporting," she explained.

"Iraqis have really good food, they don't need a KFC," she added


O Intermitente também confessa não trocar o cozido da sua mãe por nada deste mundo.
posted by Miguel Noronha 5:23 da tarde

Notas Musicais

Se foram ver o concerto da Beth Gibbons e gostaram da jovem que fez a primeira parte fiquem a saber que o seu nome é Teresa Gabriel e que podem encontrar tudo sobre ela aqui. Na página, para além de dados biograficos há mp3 disponíveis e é possível encomendar o disco. O Intermitente já encomendou um exemplar e garante que não ganha comissões.

Quem gostava de ter vivido no periodo dourado do vocal jazz e tem raiva por ter nascido umas décadas depois tem agora a sua hipótese. Tudo isto graças ao duo formado pelo pianista Giorgios e pela Petra cuja voz não fica nada a dever à da Sarah Vaughan. Vi-os ontem em Setúbal e garanto a excelência do espectáculo. Este dueto tem residência fixa no Catacumbas (Bairro Alto) todas as 5ª. Vão vê-los que não se arrependem...
posted by Miguel Noronha 5:14 da tarde

Eu juro...

Eu juro que não tenho culpa. Foi uma avaria no Blogger que me impediu de inserir textos até agora.
posted by Miguel Noronha 4:48 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com