O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, abril 26, 2003

Novidades

Verifiquem as novidades na zona dos links.
posted by Miguel Noronha 7:28 da tarde

Pânico

Independentemente de não concordar com a alteração à lei dos partidos políticos que impõe o voto secreto não consigo esconder alguma satisfação quando vejo a reacção de pânico da nomenklatura comunista. Qualquer oportunidade é usada para falar sobre o "perigo" que esta alteração representa.
Até o "jovem" Bernardino Soares ao comentar uma sondagem que dá uma ligeira subida nas intenções de voto para o PCP, em vez de aproveitar para o habitual discurso vitorioso, preferiu gastar a maior parte do (escasso) tempo disponível a falar do outro assunto.
posted by Miguel Noronha 12:26 da tarde

Estranhezas

Da entrevista a Kenneth Maxwell no DN:

(...) Na velha esquerda, por exemplo, é interessante, e ao mesmo tempo extraordinário, constatar que José Saramago tenha levado todo este tempo, até à semana passada, para criticar Fidel Castro, esse velho cacique das Caraíbas, bem como os seus esquadrões de fuzilamento. E não é menos impressionante ver Mário Soares, que foi nada mais nada menos que o principal beneficiário de Donald Rumsfeld _ o actual secretário da Defesa americano foi decisivo para travar a intenção de Kissinger de tornar Portugal num Chile _, a liderar agora uma parada retórica de antiamericanismo populista
posted by Miguel Noronha 11:50 da manhã

sexta-feira, abril 25, 2003

Liberdade

Ontem, perguntaram-me por que razão não me iria juntar às habituais comemorações do 25 de Abril. Se não achava que tivesse sido um marco importante na história de Portugal. Se não gostava da liberdade.Eis a minha resposta.

Comecemos pelo enquadramento histórico.

Na sua génese, o "Movimento dos Capitães" não era mais que um movimento corporativo que reinvidicava a manutenção do "status quo" dos oficiais de carreira. A primeira alusão ao derrube do Estado Novo apenas surge nos finais de 1973. Apenas se falava em "conquistar o poder e entrega-lo a uma Junta Militar" para democratizar o país" (ver aqui).
O programa pollítico era assim bastante simples. O programa económico inexistente. Com pouquissimas excepções os a politização dos oficiais era escassa. As suas reinvidicações eram sobretudo profissionais.

Quado eclode o derrube do regime o "Movimento dos Capitães" não assume (como seria de esperar) o poder. Entrega-o a uma Junta Militar cuja composição se não era maioritariamente de direita pelo menos não o era de esquerda e de todo não comunista.
O comunicado da Junta de Salvação Nacional (JSN) consagra a maior parte do texto à dissolução do aparelho repressivo e destituição das cadeias de comando do Estado Novo.

O seu programa político prometia eleições livres, a instituição de liberdades civicas e a discussão do problema colonial.
No programa económico prometia uma política antimonopolista (não necessáriamente nacionalizações), o combate à inflacção (um problema que não existia desde os anos 30 em Portugal) e a melhoria dos níveis de vida dos portugueses.

O programa era, assim, moderado que económica quer politcamente. Não pretendia impor nada para além da Democracia nem alterar o sistema económico. A própria JSN pretendia dissover-se assim que fossem realizadas eleições legislativas.

A radicalização só veio depois. As nacionalizações (estatizações, para ser mais preciso) que destruiram o tecido empresarial português, a reforma agrária selvagem, a lógica revolucionária que se pretendia sobrepor à legitimidade eleitoral são produtos do 28 de Setembro e do 11 de Março.

É natural que as forças que mais beneficiaram da radicalização revolucionária quisessem associar estas ideias ao 25 de Abril. Pretendiam legitima-las através do movimento libertador inicial. Porém, isto representou desvirtuação dos seus ideiais. É espantoso que esta falsa associação perdure nos nossos dias.

Os habituais manifestantes que nos dias 25 dos meses de Abril são aqueles que no pós-revolução pretenderam impor um estado totalitário em Portugal. Eram uma minoria como os resultados eleitorais não se cansaram de demonstrar. Ainda assim pretenderam impor o seu ideal contra tudo e contra todos. Mesmo que isso nos custasse uma guerra civil (que esteve iminente).

São potanto eles, os que saem para a rua e não nós, os que ficamos em casa, que tem menos razões para se congratular com o 25 de Abril. Foi necessário lutar. Mas a Democracia Parlamentar e a economia de mercado triunfaram em Portugal. Ganhou a liberdade. Contra eles. Contra os seus ideiais utópicos e totalitários.

É por isso que não me pretendo associar aos manifestantes de hoje. Imaginando que um qualquer militante do PSD ou CDS pretendia comemorar a liberdade. Levava as suas insignias partidárias e juntava-se à manifestação. O que sucederia? Provavelmente seria enxovalhado (e talvez agredido) pelos sectários que pretendem que o 25 de Abril é a sua festa. Só deles. Tudo o resto são fascistas.


posted by Miguel Noronha 12:52 da tarde

quinta-feira, abril 24, 2003

Qualidades

Para liderar um grupo parlamentar devia ser exigido mais que fidelidade à liderança partidária. A inteligência e a maturidade intelectual também deviam ser factores a ter em conta.

Se bem que este retrato assente como uma luva a Bernardino Soares, desta vez, não é ele o alvo. Refiro-me ao dr. Telmo Correia...
posted by Miguel Noronha 4:56 da tarde

quarta-feira, abril 23, 2003

Sentenças (via Hoystory e Instapundit)

Para aqueles que afirmam não haver presos políticos em Cuba e que se queixam da "repressão" nos países democráticos deixo uma relação das sentenças a que foram condenados as ultimas vítimas do regime castrista.



Peço desculpa pela má definição da imagem mas questões técnicas impedem que esta apareça maior. Podem consultar a versão em HTML aqui.

posted by Miguel Noronha 8:03 da tarde

O Milagre Irlandês e os Subsidios Comunitários

Um artigo do Cato Institute revela que o crescimento verificado na Irlanda na ultima década se deveu ao ambiente de livre concorrência, desregulamentação e impostos baixos. Os fundo comunitários não tiveram qualquer papel relevante. Pelo contrário, podem ter impedido que o crescimento tivesse sido maior (por exemplo ao desicentivar as deslocação de pessoas da actividade agricola para a industria ou serviços).

"After a stagnant 13-year period with less than 2 percent growth, Ireland took a more radical course of slashing expenditures, abolishing agencies and toppling tax rates and regulations. At the same time, the government made credible commitments not to engage in deficit spending or inflate the currency.

Ireland's long history of free and open trade has also played a role in its recovery. However, only since freeing other aspects of its economy by lowering taxes, decreasing regulation, maintaining low inflation, and providing a stable fiscal environment has Ireland been able to grow rapidly enough to surpass greater Europe's standard of living
"

Sobre os fundos comunitários:

"Agricultural subsidies are one component of EU transfers and are an example of how well-meaning transfers can get in the way of economic development. The subsidies boost rural incomes, but they retard economic adjustment by keeping rural populations artificially high. Some of these workers could produce more valuable products by moving to the cities. As long as people are subsidized to stay in particular professions, Ireland will not fully exploit its comparative advantage in the international division of labor. This depresses incomes and slows growth.

The presence of EU funds retards growth in another way as well. Although the total supply of entrepreneurs varies among societies, the productive contribution of the society's entrepreneurial activities varies much more because of their allocation between productive activities, such as innovation, and unproductive activities, such as lobbying for government subsidies or privileges. The presence of EU funds creates a pot of gold for Irish entrepreneurs to seek. This will cause some entrepreneurs, who were previously engaging in productive and innovative activity, to lobby for subsides instead. This lobbying wastes both physical and human resources that could have been used to satisfy consumer demands and increase economic growth
"

Segundo o artigo as taxas de crescimento mostram uma correlação negativa com o montante de fundos comunitários recebidos.

"Ireland began receiving subsidies after joining the European community in 1973. Net receipts from the EU averaged 3 percent of GDP during the period of rapid growth (1995-2000), but during the low growth period (1973-1986) they averaged 4 percent of GDP.

In absolute terms, net receipts were at about the same level in 2001 as they were in 1985. Throughout the 1990s Ireland's payments to the EU budget steadily increased from 359 million Euro in 1990, to 1,527 million Euro in 2000. Yet, in 2000, the receipts in from the EU were 2,488 million Euro, less than the 1991 level of 2,798 million Euro.

Ireland's growth rates have increased while net funds from the EU remained relatively constant and have shrunk in proportion to the size of Ireland's economy
".

Em conclusão, a "receita" para o crescimento irlandês foi:

"A policy environment that promotes economic freedom, enabling private entrepreneurs to promote economic development (...)"
posted by Miguel Noronha 6:35 da tarde

Sampaio quer reflexão sobre papel de Portugal na reconstrução

Neste país não se dá um passo sem que se primeiro se forme um grupo de trabalho. Tanta reflexão merecia que, ao menos, se acertasse mais nas decisões...
posted by Miguel Noronha 5:07 da tarde

terça-feira, abril 22, 2003

Colunas Infames

Não. Apesar do título poder, de certa forma, induzir o leitor em erro, esta post não se debruça sobre os meus colegas da Coluna Infame. Pretende apenas chamar a atenção sobre esses infames colunistas chamados José Vítor Malheiros (JVM) e Vital Moreira (VM). Comecemos pelo fim.

No seu artigo de hoje VM pretende provar que os EUA não estão em posição moral para julgar os delitos do ex-regime iraquiano. À partida podiamos pensar tratar-se de mais uma panóplia de argumentos legais. Mas não. VM vai bem mais longe. Para ele os EUA são os criminosos e, pasme-se, chega a afirmar que:

"(...) no decurso da guerra, ao passo que o Iraque não pode ser acusado de grandes violações do direito internacional da guerra - as tais "armas de destruição maciça", que tinham sido o grande pretexto da guerra, não só não foram utilizadas como nem sequer foram detectadas -, já o mesmo não sucede com os Estados Unidos, que recorreram à sistemática destruição de numerosos alvos civis e não hesitaram em utilizar armas proibidas propositadamente contra populações civis, como sucedeu com os vários ataques dirigidos contra mercados populares de Bagdad, com centenas de vítimas inocentes"

Presumo que VM não tenha lido os relatos sobre a execução de prisioneiros de guerra (desta guerra!), das prisões para crianças, das torturas, do genocidio dos curdos, etc. Para VM o que interessa é julgar os EUA. Não uma das mais odiosas ditaduras à face da terra.

O artigo de JVM é bem mais grave. As suas anteriores regurgitações jornalisticas tinham por tema a guerra no Iraque vistas à luz do seu anti-americanismo pré-primário. Este é sobre um triste caso sucedido em Portugal. Uma menina de seis anos vitima de uma bala disparada por um rapaz de quinze nos arredores de Lisboa.

JVM malheiros critica a sobre-exposição que os media "oferecem" a este caso. Que chega a transforamar o assassino num (quase) héroi. Até aqui a sua exposição não me merece reparos.

A infâmia sucede quando JVM pretende justificar este caso:

"A importação do modelo cultural americano é feita em doses maciças através da indústria de entretenimento. Quando existem valores alternativos que se lhe podem contrapor, pode esperar-se uma sociedade um pouco mais equilibrada.

Mas quando às importações comerciais dos EUA se vem somar a adesão acrítica ao American Way of Life, com o seu culto da força; o louvor do individualismo e da concorrência desenfreada em detrimento da cooperação e da segurança social; o desprezo dos mais fracos e desprotegidos; a aversão à regulação, ao papel do Estado e o culto da violência e das armas, pode esperar-se o pior
"

Ficamos portanto a saber que somos todos vítimas. A culpa não é nossa. Só não corre o risco de "morrer solteira" porque pertence inteiramente aos EUA. Foram eles (por certo) que obrigaram os rapazes a roubar a pistola e a disparar ao acaso. Acaso esse que feriu (mas felizmente não matou) uma criança de seis anos.

Nada mais tenho a dizer. Não é (apenas) o texto que me repugna. É também o seu autor.
posted by Miguel Noronha 2:26 da tarde

Mais um livro a ter em conta (via Cinderella Bloggerfeller)

A supracitada Cinderella Bloggerfeller reporta que o Presidente Alexander Lukashenko da Bielorussia também pensa escrever um livro que irá guiar os seus concidadãos. Para que nem os pequenos percam as (decerto) perolas da sabedoria do seu presidente este irá ser de leitura obrigatória nas escolas.

E para que não existam duvidas sobre a importância das futuras máximas desde logo avisa:

"It is unacceptable, when officials or university lecturers do not profess the basic principles of the state ideology or openly come out as opponents of the government (…) Those who go against the current of state policies or hesitate in their decision, comrades, must be dismissed."

Para terminar deixo uma ideia professada pelo Grande Lukashenko "The failure of the communist experiment doesn’t mean that communist ideas are dead”.
posted by Miguel Noronha 11:21 da manhã

Erro Crasso e Hipocrisia

Segundo leio no DN de hoje vai mesmo ser proposta a exclusividade do financiamento público para os partidos políticos.

A exclusividade vai ser completa? Não. Vai se abrir uma janela para o financiamento privado através das "quotas dos militantes e de iniciativas de angariação de fundos".

O resultado vai ser o aumento da subvenção pública dos partidos (porque supostamente se proibe o financiamento privado) o que significa que o contribuinte vai financiar partidos que não deseja em maior grau. As "iniciativas de angariação de fundos" vão permitir que o financiamento privado continue aos níveis actuais pelo que a soma final vai ser um aumento das contribuilções para os partidos.

Por ultimo mantem-se a fiscalização das contas dos partidos pelo Tribunal Constitucional que tem vocação para fiscalizar letras e não números. A proposta inicial que envolvia ROC's na fiscalização parecia-me a mais acertada.

Se se pretende que os partidos sejam o reflexo da sociedade civil (o que quer que isso seja) estes têm de ser financiados por esta. A exclusividade do financiamento público vai tornar os partidos cada vez mais autistas e clientelistas. Como qualquer bom funcionário público a ninguém prestam contas e têm o rendimento seguro no fim do mês. Mesmo que o seu desempenho seja mediocre.
posted by Miguel Noronha 10:55 da manhã

segunda-feira, abril 21, 2003

Choque e Espanto

Confesso que foi com alguma dose de choque e espanto que vi O Intermitente classificado como "serviço público" no Blogo. Confesso igualmente gostar dos blogues que sem qualquer avença (tirando a da CIA, nalgum dos casos) nem défices orçamentais me acompanham nesta categoria.
posted by Miguel Noronha 6:49 da tarde

Polémica Atrasada

Quando eu já nem me lembrava de um desafio feito ao Cruzes Canhoto a respeito da condenção do regime castrista por José Saramago eis que surge a (in)esperada réplica.

Infelizmente parece que os canhotos não leram a resposta do José Mário Silva ao "comunicado" do Sindicato dos Jornalistas que por aqui foi elogiada. Os "ses" os "poréns" e os "não obstantes" são mais que muitos. Fiquei com a impressão (corrijam-me se estiver errado) que até acham que o Fidel é um "porreiro" que de quando em vez se "passa" e manda executar uns quantos.

Pedem-me por fim que faça um acto de contricção quanto às ditaduras de extrema-direita. Gostava de saber porquê. Nunca neste blog leram louvores a um qualquer ditador. Pelo contrário nas vossas páginas já li louvores à ditadura castrista e aos narco-terroristas das FARC.

A cegueira ideológica turva-vos a visão...
posted by Miguel Noronha 4:17 da tarde

Retirada Estratégica

Num artigo publicado no Opinion Journal Francis Fukuyama defende a retirada das tropas americanas estacionadas na Arábia Saudita. Essa acção, defende Fukuyama, traria bastantes vantagens aos EUA.

Em primeiro lugar eliminaria um foco de tensão (a base já foi alvo de atentados do grupo de Osama Bin Laden) e a sua importância estrategica diminuiu com o fim de Saddam Hussein. Estas forças não puderam ser utilizadas na recente invasão do Iraque devido à oposição do governo saudita. É provavel que num qualquer conflito de contornos semelhantes a oposição se mantenha.

Em segundo lugar, o desmantelamento das bases poderia servir de sinal ao governo saudita que os EUA já não estão dispostos a caucionar um regime repressivo em que os indícios de ligação ao grupos terroristas não param de aumentar.

Em terceiro lugar serviria para calar as vozes na opinião pública acusam os EUA de pretenderem manter a ocupação militar do Iraque indefiniamente. Ficaria demonstrado que uma vez debelada as ameaças à segurança deixa de exisir motivos para a manutenção de forças militares no terreno.

Uma ideia que deveria ser, seriamente, considerada pelo Pentágono..
posted by Miguel Noronha 1:14 da tarde

domingo, abril 20, 2003

Alberto João Jardim pondera candidatura a comissário europeu

Presumo que faça parte de um plano para desacreditar (ainda mais) a Comissão Europeia...
posted by Miguel Noronha 8:09 da tarde

Verídico

A maioria tem tido muita imaginação e criatividade e o senhor presidente até já se rege pelo economista Ernâni Lopes

Aposto que ninguém conseguia adivinhar que esta excelente tirada foi ouvida durante a ultima sessão da Câmara em Setúbal. O acusador foi o socialista Mata Cáceres (o anterior presidente) para Carlos Sousa (o actual, do PCP).
Podemos não ter autarcas colunáveis mas o nível dos debates consegue igualar o da AR...

posted by Miguel Noronha 12:07 da tarde

Convocatória

Sou informado pelo "Jornal de Setúbal", publicação gratuita que algum jovem se encarrega de me enfiar na caixa de correio às dúzias para despachar o serviço mais cedo, que estou convocado para uma "manifestação pela paz" a realizar no próximo dia 23.

Para além da extrema oportunidade em realizar uma manif com esse objectivo agora (a guerra acabou, sabiam?) as organizações que a convocam são dignas de referência: União dos Sindicatos de Setúbal, Núcleo de Setúbal de Associação de Amizade Portugal-Cuba, União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, Pluricoop (Cooperativa de Consumo, CRL), Clube de Campismo de Setúbal e a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Manuel Martins.

Apesar de não constarem da supracitada relação de organizações, não é de excluir que ainda venham a aderir a esta iniciativa, a Associação Setubalense de Criadores de Rafeiros Alentejanos e o Grupo Excursionista "Os Económicos".

Comparece! Tráz as sandes. Nós fornecemos o tinto!!

posted by Miguel Noronha 12:06 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com