O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, dezembro 03, 2004

Ridículo

Uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra anulou a decisão (tomada em Junho deste ano) de fixação das propinas pelo Senado da Universidade de Coimbra dado não ter considerado válido o método de votação por correspondência.

No entanto, dado que uma reunião posterior do Senado da UC (a 20 de Outubro) - que deste vez decorreu nos trâmites legais - voltou a fixar o mesmo montante a decisão no Tribunal não tem efeitos prácticos.

Não se querendo dar parte de fraca a direcção da AAC considera que, apesar de tudo, obteve uma "vitória política" e que se tratou de uma "lição de moral para a reitoria, pois perceberam que não vale a pena recorrer a todos os meios para atingir os fins pretendidos".

Será que a AAC não têm noção do ridículo?

posted by Miguel Noronha 4:50 da tarde

Messianismos pt II: Cavaco Silva

Confesso que me surpreendeu o apelo de JPP a Cavaco Silva [CS]. Não imaginava que alguém ainda albergasse esse secreto desejo.

É sempre bom relembrar que foi com os governos liderados por CS que este país ganhou (ou recuperou) credibilidade e estabilidade quer política quer económica. Poder-se-à inclusivamente dizer que ainda hoje vivemos do "capital" criado nessa altura.

No entanto, como bem refere o João Miranda, CS esteve dez anos como PM. Oito dos quais com maioria absoluta na AR. "Por que razão ele haveria de ter vontade de fazer agora as reformas que ele não fez há 10 anos quando teve oportunidade para as fazer?"

Convém também recordar (como o fez Inês Teotónio Pereira) que muita da "má moeda" e muitos dos "políticos incompetentes" do PSD tiveram o seu baptismo governativo com o próprio CS.

Para além do mais económicamente CS deve mais ao keynesianismo que ao liberalismo. Como escrevia o Valete Fratres ! há quase dois anos "O facto de o governo de Cavaco ser considerado de direita, só prova o quão para a esquerda o país andou depois de 74.".

posted by Miguel Noronha 2:51 da tarde

A Entrevista de António Borges

O Office Lounging publica um resumo da entrevista de António Borges ao Diário Económico (não disponível na versão online).

Exceptuando a ideia que não se devem baixar os impostos enquanto não se diminuir o peso do Estado na Economia (penso que seria útil e urgente uma descida do IRC) concordo com as ideias expressas.

posted by Miguel Noronha 12:34 da tarde

Messianismos pt I: António Borges

Com António Borges [AB] na presidência o PSD tomaria (realmente...) um rumo mais liberal o que seria excelente não apenas para o partido, que abandonaria a "coligação" estatista, como para Portugal, que ganharia se não um governo pelo menos uma oposição apostada em desmontar o welfare state e a subsidio-dependência. As declarações onde defende "política(s) de liberalização e concorrência" para Portugal são disso sintomáticas.

No entanto, penso que AB tem poucas hipóteses de ganhar se qualquer um dos "barões" do PSD também se decidir candidatar à liderança. Por isso agora seria, provavelmente, a altura certa para AB desafiar a liderança de PSL. Por outro lado também não prevejo grandes hipóteses de um PSD com António Borges ganhar ao PS neste momento. As virtudes de uma oposição liberal manter-se-iam, contudo.

posted by Miguel Noronha 10:28 da manhã

Carlos, Já Viste Esta Notícia

António Borges diz-se disponível para liderar PSD

O social-democrata António Borges, vice-presidente da Goldman Sachs, está disponível para suceder a Santana Lopes na direcção do PSD e renovar o partido. Em entrevista ao Diário Económico, diz considerar que o actual primeiro-ministro não soube coordenar o Governo e defende para Portugal uma política de liberalização e concorrência.


No entanto, infelizmente:

Infelizmente, frisa, não há tempo para arranjar uma alternativa para Santana Lopes, devido à proximidades das eleições.


posted by Miguel Noronha 9:30 da manhã

quinta-feira, dezembro 02, 2004

Leitura Recomendada

Leiam, no blog da Causa Liberal, os posts "A dissolução da ameaça misteriosa" (I e II) de Luís Aguiar Santos.

posted by Miguel Noronha 11:25 da tarde

Reforma do Estado

Recomendo a leitura do artigo de Arnold Kling sobre a privatização do sistema estatal de pensões na Tech Central Station.

posted by Miguel Noronha 4:50 da tarde

Constatação

Os quatro estilos literários mais em voga na blogosfera, por estes dias, são o messianismo, o wishful thinking, o catastrofismo e o triunfalismo.
posted by Miguel Noronha 2:25 da tarde

Constituição Europeia

Os euroentusiastas exultaram com a vitória do "SIM" no referendo interno do PS francês. O resultado era tão imprevisível como um referendo similar no UK Independence Party.

posted by Miguel Noronha 12:23 da tarde

Recomendo

Leiam a serie de posts de LR sobre a "Governabilidade" no Blasfémias.

posted by Miguel Noronha 9:13 da manhã

quarta-feira, dezembro 01, 2004

As Vantagens das Eleições - pt III

Desde o momento em que o PR anunciou a intenção de dissolver a AR até à tomada de posse do próximo governo (penso que ainda se deve somar o tempo necessário para nomear e instalar o novo aparelho político-administrativa e "emprateleirar" o antigo) não serão executados novos "projectos mobilizadores" tais como "dez estádios para o Euro" ou o "TGV do Minho ao Algarve com paragens em todas as estações e apeadeiros para não discriminar ninguém".

O problema. Durante as campanhas eleitorais os candidatos tendem a multiplicar este tipo de propostas. Quanto maior o elefante branco maior o impacto nos media e (logo) no eleitorado.

posted by Miguel Noronha 11:44 da tarde

As Vantagens das Eleições - pt II

O Professor Rosas, o camarada Jerónimo e o engenheiro Socrates terão presença diária nos media. Inúmeros posts em perspectiva...

posted by Miguel Noronha 9:17 da tarde

terça-feira, novembro 30, 2004

As Vantagens das Eleições

Vamos poder reencontrar a simpática Carmelinda Pereira, os jovens entusiastas do Partido Humanista e os sinistros personagens de PCTP/MRPP.
posted by Miguel Noronha 11:55 da tarde

Sem Governo

Demonstrando, mais uma vez, a sua completa falta de sentido de oportunidade, Jorge Sampaio, resolveu dissolver a AR e convocar eleições antecipadas. Mais valia tê-lo feito há cinco meses atrás do que agora com o OE e uma serie de leis por aprovar e devido a um incidente risível.

Como seria previsível a blogosfera não ficou parada e há posts para todos os gostos. Temos o triunfalismo idiota, o wishful thinking (este seria bem melhor...), o pesadelo e também boas análises.

posted by Miguel Noronha 11:38 da tarde

Liberty - What's Right vs. What Works

Mais um debate entre Charles Murray, David Friedman, David Boaz e R.W. Bradford.

posted by Miguel Noronha 3:46 da tarde

Primeiro Passo

No Daily Telegraph

The Commission blamed much of Europe's sluggish performance on suffocating red tape. It said the EU could raise overall GDP by 12pc through adopting an American-style "regulatory burden".


Se a própria Comissão Europeia reconhece que o seu zelo regulatório está a prejudicar o crescimento económico devia agir em conformidade. Deveria tentar diminuir a sua actividade. Deveria para de tentar regular e harmonizar tudo à sua volta.

posted by Miguel Noronha 12:01 da tarde

segunda-feira, novembro 29, 2004

Globalisation and Its Critics, Mutual Gain vs. Cloud Cuckoo Land

Artigo de Anthony de Jasay na Library of Economics and Liberty.

It is an old truth that lack of understanding and sheer stupidity are causing more harm and suffering in the world than wickedness and self-seeking. This is particularly the case when politics holds a broad sway over individual lives, when a large proportion of the national income is spent by government, and when a few major collective decisions can make the difference between prosperity and penury; for in such situations the obtuse and the stupid have immense leverage to spoil things while intending to improve them. To aggravate matters, they also possess a mode of discourse that has a more potent and immediate impact on popular opinion than the cooler voice of lucid good sense.

Much of the passionate criticism of "globalisation"?perhaps even the very use of this woolly term?can be best understood by bearing these factors in mind. So can the truculent nature of many of the hodge-podge of anti-global policy measures adopted to combat it. Both the criticism and the policy amount to a protest against the intrusion of reality into a fairyland where everyone had the "right" not to get hurt


posted by Miguel Noronha 3:00 da tarde

A Taxing Experience: Cut the National Debt By Reducing Spending

Artigo de Thomas Sowell no Capitalist Magazine.

When liberals in the media or in politics start being alarmed about the national debt, it means just one thing: They want higher taxes. The thought of reducing spending would never cross their minds.


posted by Miguel Noronha 12:17 da tarde

On

Pois é. Acabaram-se as férias...
posted by Miguel Noronha 12:08 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com