O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, maio 24, 2003

Mais JPP

Há dias, JPP, queixou-se da falta de debate histórico na blogsfera. Talvez para suprir essa falha criou o Estudos Sobre o Comunismo. O nome é suficientemente elucidativo e, pelo menos da minha parte, pleno de interesse.
posted by Miguel Noronha 10:54 da manhã

Já Chega!

Dr. Ferro Rodrigues, que eu saiba não há, contra si, nenhuma campanha em macha. A suas próprias palavras e acções são mais do que suficiente para o denegrir.
Se não se pretende demitir é lá consigo. Também não ouvi ninguém ultimamente a clamar por ela embora não seja de admirar que no seu próprio partido comecem a pensar nisso.
Para terminar aproveite o bom tempo e tire umas férias. Vai ver que volta melhor dos nervos...
posted by Miguel Noronha 10:34 da manhã

sexta-feira, maio 23, 2003

At Last!

Foi difícil mas finalmente coloquei o sistema de comentários a funcionar. O HTML é uma coisa lixada. As incompatibilidades entre sistemas de comentário, contadores e quejandos também. Mas lá diz o ditado: quem porfia sempre alcança!

Dai aso à liberdade de expressão e comentai. Não prometo respostas prontas mas vou tentar fazer por isso. Pede-se que insultos, vernáculo e textos capazes de almejar, em extensão, com a Bíblia continuem a ser enviados para mk_nor@yahoo.com.
posted by Miguel Noronha 8:05 da tarde

Até a Síria...

Síria subscreveu esta sexta-feira resolução que levanta sanções ao Iraque

O governo sírio, membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, anunciou esta sexta-feira que subscreve a resolução aprovada na véspera, com a qual se levantam as sanções económicas contra o Iraque e se legitima a administração do país pelas forças britânicas e norte-americanas.
posted by Miguel Noronha 3:05 da tarde

Para Desanuviar

O Claudio Tellez propõe que as mensagens de erro do Windows sejam assumam a forma de Hai Kais:

Esta deve ser a preferida dos detractores da Microsoft:

Yesterday it worked.
Today it is not working.
Windows is like that

posted by Miguel Noronha 1:13 da tarde

Livre Iniciativa vs Economia Planificada

Este artigo da TechCentralStation argumenta que o falhanço das Economias Planificadas não se deve somente à eliminação do factor lucro nas decisões.

Ao centralizar as decisões em detrimento da livre iniciativa individual o Estado elimina a possibilidade de o mercado testar várias soluções. Em vez disso é adoptada um única solução por um único decisor. Quando este falha, as consequências podem assumer dimensões trágicas.

The dynamic of a market economy is based on disciplined pluralism. Instead of the single voice, there is freedom to experiment. Most experiments fail: that is why centralized structures generally reject them, and they are right to do so. But in a market economy, people go ahead anyway. The market economy offers feedback that is honest, and generally rapid. Central planning structures, by contrast, were neither pluralist nor disciplined: the single voice determined the course of action, and that course was continued long after its failure would have been evident to any objective observer. It is the contrast between single voice and disciplined pluralism that explains why, in the end, the Berlin Wall was bound to fall
posted by Miguel Noronha 11:34 da manhã

Espantos

É espantoso que o PS fale com tanta autoridade de elementos do processo e ninguém se questione sobre a fonte dessas informações.

É espantoso que o próprio Jorge Samapaio se procure junto do Procurador informações sobre este caso invocando para tal a amizade pessoal que o une a Paulo Pedroso.

É espantoso que na sua crónica Eduardo Dâmaso diga indignado:
:
Os responsáveis pelas autoridades judiciárias, Souto Moura, Aragão Seia, a própria ministra da Justiça, não podem fingir que nada se está a passar quando são feitas denúncias desta natureza. Se for para aplicar a justiça, pois que se aplique. Se for um abuso, que se puna. Se for ilegal, que se prendam os seus autores.

tomando-as à priori como válidas. E se estas acusações se vierem a revelar infundadas?

É espantoso que neste processo nos preocupemos mais com os presumiveis implicados que com as vitimas.

É espantoso o aproveitamento político que o PS está a fazer do caso. Um pouco mais de comedimento nas palavras e de recato nos pedidos de esclarecimento impunha-se.
posted by Miguel Noronha 9:17 da manhã

quinta-feira, maio 22, 2003

Blogues Musicais

O mail recebido pela Coluna que comparava alguns blogues a grupos nacionais está a fazer furor na blogosfera lusa. É claro que os excluidos não querem ficar atrás. Os Canhotos escolheram os Mão Morta. Boa escolha. Eu fico com os Sétima Legião fase "A Um Deus Desconhecido" se não se importarem...
posted by Miguel Noronha 8:54 da tarde

Mais Um...

Adicionei o Esmaltes e Jóias do jornalista Ilídio Martins. Embora já fosse leitura habitual há bastante tempo ainda não o tinha adicionado por pura falta de lembrança.
posted by Miguel Noronha 5:30 da tarde

North Korea is 'huge heroin producer'

"Kim Jong Il, the North Korean leader, has made the Stalinist state one of the world's leading heroin producers, former North Korean officials have claimed.

According to the defectors, one of whom addressed the US Senate this week, Mr Kim personally ordered the cultivation of huge poppy plantations for production of the narcotic.

They said that North Korea had been farming opium poppies for a quarter of a century and obtained more than half of its foreign exchange earnings from drug smuggling to Japan, China and Taiwan.
"

É claro que haja quem, apesar das provas, prefira continuar a não acreditar nisto:

"We can say that North Korean ships are involved, that North Korean waters are involved and North Koreans are involved. But this doesn't mean the Fovernment is directing it," said Mr Schaepe, who visited North Korea last June. "If heroin is found on a UK ship we do not assume that it comes from the UK."

É claro que os dois regimes são perfeitamente comparáveis. Para além disso, como em qualquer bom regime estalinista, na Coreia do Norte tudo pertence ao estado...
posted by Miguel Noronha 5:20 da tarde

A Indignação Socialista

Já ontem o afirmei e volto a assegurar: não falarei do "caso Casa Pia" no geral nem de nenhum suspeito em particular.

Não posso no entanto deixar de falar do comportamento do PS. Não podem os socialistas, que são neste momento o principal partido da oposição (e que até há pouco estiveram no Governo), lançar suspeições sobre o Sistema Juridico português especialmente não apresentado quaisquer provas.

As manifestações de solidariedade para com um seu militante e, até há pouco, alto responsável compreendem-se. A exaltação com que foram produzidas acusações de cabalas e corrupção não. Como bem observou o Valete Fratres! mais parecem vindas do mundo do futebol ou da imprensa sensacionalista.

Reafirmo. Não foi o PS que foi atacado. Foram deduzidas acusações contra um cidadão que acontece ser militante socialista. Estas nada têm a ver com a sua actividade política.

Deixemos que a justiça siga o seu curso. A indepêndencia judicial é um dos garantes do Estado de Direito. Até prova em contrário esta não foi quebrada assim como um réu é presumido inocente até ser condenado em tribunal.
posted by Miguel Noronha 2:47 da tarde

O Fim de Um Ciclo?

O mestre (como lhe chamam os infames) Andrew Sullivan, a propósito dos atentados em Marrocos e na Árabia Saudita, avança a hipótese de estarmos perante uma nova tendência do terrorismo islâmico que poderá, esperemos, levar ao corte das suas tradicionais bases de apoio:

"What might be happening is the reverse of what happened in the 1990s. In that decade, crackdowns on Islamist militants in the Middle East led them to export their terror abroad to the West. Now that the U.S. and its allies have fought back hard, these murderers may by default be turning their attention back to the Arab autocracies that helped spawn the terrorism in the first place. Could this finally force the Saudis to take the threat seriously? Could the murder of fellow Muslims and Arabs undermine al Qaeda's appeal among disaffected young men in the region? Here's hoping on both counts."
posted by Miguel Noronha 11:23 da manhã

Greve Ou Coacção?

Altamente recondável a crónica de Cristina Líbano Monteiro no Público. Arrepio-me ao pensar que estes pequenos tiranates (os líderes estudantis) são altamente cobiçados pelos partidos políticos. Estas atitudes anti-democráticas (e ilegais) não deviam ficar impunes...
posted by Miguel Noronha 10:47 da manhã

A Evolução na Continuadade

Depois recentes atentados de Ryadhe o regime saudita parece apostado em realizar alterações internas no intuito de melhorar (principalmente) a sua imagem externa. Para além de ser visto como um estado teocrático e corrupto as acusações de ligação ao terrorismo islâmico são cada vez mais evidentes.

No entanto desconfio que estas alterações serão minimas, de fachada e que tudo não irá passar de uma campanha de relações públicas dirigida ao exterior. Não irão ser tocados os fundamentos do estado teocrático nem os previlégios políticos e económicos da familia Saud.

Como enuncia, no mesmo artigo o Principe Abdullah: “Islam is a complete political, social and economic system". Tudo ficará na mesma...
posted by Miguel Noronha 9:25 da manhã

Ataque Massivo

Os Massive Attack deram ontem um espectáculo pleno de energia e fizeram uma utilização do video só comparável (com as devidas diferenças) ao MTM dos La Fura Dels Baus. Pena que que os novos temas já não me entusiasmem...
Mesmo assim foi excelente ouvir temas antigos como Karmacoma, Safe From Harm ou Unifinished Simpathy

A primeira parte ficou entregeu à Dot Allison que não entusiamou. A única excepção foi uma interpretação mediana do "Song to the Siren" de Tim Buckley.
posted by Miguel Noronha 9:12 da manhã

E a Taça é Nossa...

Parabéns ao FCP por esta vitória. É, especialmente, a vitória de um jovem treinador em que poucos acreditavam. O pior, como já disse o meu irmão, será aguentar o Pinto da Costa em tudo o que é orgºao de informação...
posted by Miguel Noronha 8:43 da manhã

quarta-feira, maio 21, 2003

O Tempo o Dirá...

Palavras sábias de Mário Bettencourt Resendes:

"Estamos a mais de dois anos das próximas eleições autárquicas a nível nacional, o que, como se compreende, facilitou a firmeza das posições de princípio das direcções partidárias. É bom que, a seu tempo, não se esqueça a lição de Felgueiras e o que ela representa em matéria de cedência ao populismo como forma de fazer política.

Chegará a altura em que a contabilidade das câmaras a ganhar e a perder vai dominar a estratégia dos partidos de primeira linha do sistema. Então se verá até que ponto ia a convicção de todos aqueles que agora se mostram _ e bem _ intransigentes face a episódios inadmissíveis num Estado democrático de direito.
"

Na altura veremos que falou por convicção e quem o fez para a fotografia...

Já agora e aproveitando a actual "onda de indignação" (e amnésia deve-se acrescentar) que varre o PS deixo também as palavras de António José Teixeira sobre o assunto:

"Muito justamente, o PS e o País indignam-se com a agressão ao deputado Francisco Assis. Mas não seria menos justo que o PS, os partidos em geral, e o País, se indignassem com os seus contributos para alimentarem fenómenos tipo Felgueiras. Quando o PS decidiu recandidatar Fátima Felgueiras, apesar de todas as evidências detectadas pelo seu Governo justificarem perda de mandato, assumiu-se cúmplice com o populismo que agora critica. Quando o PS fechou os olhos aos «sacos azuis», que não são um exclusivo de Felgueiras, arriscou-se a ganhar algumas eleições, mas também a perder a face. Quando se pactua com a ideia de que as leis existem para se contornarem, quando o poder se afirma eficaz à custa da subversão das normas legais, entre os cidadãos menos escrupulosos gera-se o sentimento de que a legalidade só atrapalha quem tem um sentido prático e tanto dá a mão ao empreiteiro, como ao clube de futebol e ao partido. Teias com vantagens repartidas, que muitos conhecem, de que muitos usufruem, apesar das indignações de circunstância"

O que o PS tenta fazer esquecer é que as acusações de utilização de "sacos azuis" para além de serem conhecidas à altura das eleições beneciavam o próprio PS. É desta forma estranho que os líderes socialistas invoquem a sua ignorânicia sobre os mesmos e que o apoio a Fátima Felgueiras tenha dependido de uma carta de intenções em que esta afirmava a sua inocência.
posted by Miguel Noronha 6:16 da tarde

Pedofilia

Acerca dos ultimos desenvolvimentos no chamado "Caso Casa Pia" O Intermitente avisa os seus leitores que não fara quaisquer comentários. Considero, não só, que não cabe nos assuntos a tratar (chamem-lhe linha editorial se quiserem) como o assunto é demasiado melindroso, especulativo e chocante. Acho igualmente de extremo mau gosto que se façam quaisquer aproveitamentos políticos desta situação.
Confio que as instituições competentes, nomeadamente a Policia Judiciária e os tribunais, ponham cobro a esta nódoa que mancha a sociedade portuguesa.
posted by Miguel Noronha 1:34 da tarde

A Constituição Europeia Vista Pelos Americanos

De um artigo do Washington Times:

It is difficult, however, to see how this project can work. A single market is one thing. Giving up national political sovereignty is quite another. In almost every case, even in France, European politicians have been far ahead of their electorates.

European constitutional negotiations have sometimes been compared to Philadelphia 1787 in that compromises have to be reached to balance the interests of smaller and bigger states. That comparison is true, but only up to a point. The entrenched political and national cultures of the old nation states of Europe are much harder to weld into a whole than the 13 former British colonies of the New World. And the bigger countries, primarily Germany and France, are deeply reluctant to accept equal representation from smaller neighbors.

What is more, the survival of the U.S. Constitution was precarious enough in itself. As John Adams observed, "The legislators of antiquity ... legislated for single cities, but who can legislate for 20 or 30 states, each of which is greater than Greece or Rome at those times." Before long, there were numerous threats of secession from the Union, including from the states of New England, before the issue burst into full flame with the American Civil War. All of this is frequently overlooked by those who argue if the Americans can do it, so can the Europeans.

posted by Miguel Noronha 11:04 da manhã

Mais Novidades

A blogosfera lusa cresce de dia para dia. De tal forma, que é impossível mantermo-nos actualizados e arrolar todos os blogs que aparecem (e merecem). Não dúvido que muitos vãos ficar pelo caminho mas muito mais vão aparecer para tomar o seu lugar. Espero que os remanescentes continuem a sua árdua tarefa de ultrapassar a "fasquia da inutilidade"...

Mas chega de devaneios. Serve este post para a apresentar o novo blog Thomas vs. Cunhal. Leiam-no. Vão de certo gostar.

posted by Miguel Noronha 10:30 da manhã

Ex-jornalista do "New York Times" Quebra Silêncio

O ex-jornalista do diário "The New York Times" que se demitiu no dia 1 devido a uma acusação de plágio, Jayson Blair, pede que não se acredite em tudo o que se escreve nos jornais

Ora aqui está um conselho a ter em conta por de alguém que parece perceber do assunto.
posted by Miguel Noronha 9:33 da manhã

Voto Sobre Cuba Derrotado na OEA

O ditador cubano deve estar exultante. Uma proposta que exprimia uma "profunda inquietação relativamente às recentes violações dos direitos humanos em Cuba" (reparem na candura das palavras) apresentada no Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos foi derrotada.

Como seria de esperara Venezuela e o Brasil votaram contra. Mais inacreditável (pelos argumentos) é o voto contra do México e da Guatemala que consideraram que aquele "não era o lugar oportuno para a declaração". Prefereria uma estância em Varadero, presumo...
posted by Miguel Noronha 9:24 da manhã

ANAREC diz que liberalização vai agravar preço dos combustíveis

"As gasolineiras já são livres de cobrar o preço que bem entenderem, desde que não ultrapassem o limite definido pelo Estado. Mas as empresas funcionam em cartel e praticam todas o preço máximo(...)"

Não sendo um conhecedor da realidade do mercado de combustiveis estas afirmação indiciar duas práticas erradas. A fixação artificial do preço de um bem que, pelos vistos, não é real e uma possível cartelização do mercado. Na primeira o Estado não deve intervir. Na segunda pode e deve intervir através do organismo regulador especifico (que em Inglaterra são génericamente conhecidos como watchdogs). Se existe cartelização a situação ainda é mais grave para o Estado dado que (ainda) detem parte da maior empresa de transformação e revenda de combustiveis.
De qualquer forma, mesmo que se verifique o "pior" cenário, este não é motivo para que o Estado não proceda à, várias vezes adiada, liberazação do mercado de combustiveis. Deverá também deixar de ser um "jogador" e passar a exercer unicamente o papel que lhe compete. O de fiscalização.

posted by Miguel Noronha 8:36 da manhã

terça-feira, maio 20, 2003

Notáveis na Blogosfera

O Professor Adelino Maltez é a última adição à blogosfera lusa com o Pela Santa Liberdade. Os seus textos também podem ser encontrados na sua página pessoal.

Seja bem-vindo!
posted by Miguel Noronha 6:03 da tarde

Roido de Inveja

Declaro que invejo todos aqueles que ontem tiveram o previlégio de ver actuar os The Go-Betweens. Pelo que contam os infames os "jovens" não deixaram os créditos por mãos alheias e souberam corresponder às expectativas. Quanto a mim, o tempo e a restrição orçamental forçaram-me à ausência. Resta-me a recordação de um longinquo concerto na Estufa Fria com a banda em grande forma mas com péssimas condições acusticas. Isto para além de incessantes audições do novo "Bright Yellow, Bright Orange", é claro...
posted by Miguel Noronha 5:54 da tarde

Liberdade de Escolha

Um artigo do WSJ reafirma os bons resultados, até agora, obtidos nas experiências na utilização do sistema de vouchers para a livre escolha do establecimento de ensino. Inclusivamente, ao contrário do que os seus detractores prediziam, não se verificaram os efeitos negativos na qualidade do ensino das escolas públicas. Muito pelo contrário...
posted by Miguel Noronha 11:30 da manhã

Lições

Um editorial do Times Online demonstra, à luz dos ultimos atentados, que uma política de negação e apaziguamento em relação aos grupos terroristas não garante a segurança interna:

Few, however, in the leadership of the two Arab monarchies of Saudi Arabia and Morocco expected to bear the brunt of terrorism. Saudi leaders had assumed that the kingdom would not be attacked because of an old pledge by bin Laden not to harm his native homeland. The Saudi sense of security had also increased as a result of Washington’s decision last month to withdraw the 5,000 troops stationed in the kingdom, thus meeting one of bin Laden’s demands.

Morocco felt safe if only because, for a decade, it had turned a blind eye to the activities of groups that have killed some 100,000 people in neighbouring Algeria. (Moroccan secret services may even have helped some of the groups to settle old scores with Algeria.) The attacks that killed 75 people, including 28 suicide bombers, put paid to such illusions.

Saudi Arabia and Morocco now know that, as far as terrorism is concerned, they are in the same boat as the “infidel” powers, notably the United States and Britain. It is not enough for Saudi Arabia to observe the most severe version of Islam to escape the wrath of the self-styled custodians of the faith. Nor is Morocco safe because its king advertises himself as a descendant of the Prophet Muhammad.


Também de nada serve descupabiliza-lo à luz de mil e uma teorias. É preciso estes atentados como a face visivel de uma teoria totalitária que não procura a coexistência, apenas a dominação.

The terror that the world faces cannot be understood in theological terms. That its perpetrators claim to represent Islam is neither here nor there. (Proving a thousand times that Islam is not what they say it is will change nothing.) Nor is it about the presence of US troops in Saudi Arabia, or Palestine or poverty or the clash of civilisations or “Arab humiliation”, whatever that means

A unica solução é combate-lo sem condescêndencias:

The only way to deal with such terror groups is to treat them as the criminals they are. It is important that they, too, be targeted with the same determination shown against al-Qaeda since September 11, 2001
posted by Miguel Noronha 10:33 da manhã

A Lógica do Sapateiro

Pelos visto, para o PSOE, tudo é válido como "arma" eleitoral. A propósito dos atentados em Marrocos que vitimaram alguns cidadãos espanhois o secretário-geral do PSOE proferiu as seguintes declarações:

«são uma consequência da atitude adoptada por Aznar de apoio à guerra do Iraque».

Com que moral pode Jose Luis Zapatero criticar os atentados da ETA?
posted by Miguel Noronha 9:08 da manhã

Saque ao Museu de Bagdad foi menos grave do que o esperado

Demorou mas finalmente a notícia chegou aos media nacionais.

O balanço final das pilhagens no museu nacional de Bagdad é, afinal, muito mais baixo do que se pensava. Foram só mil as peças a desaparecer e não 60 a 70 mil como se pensava inicialmente. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo director-geral da UNESCO, Koichiro Matsura, após um encontro com o primeiro-ministro, Durão Barroso, na Eslovénia
posted by Miguel Noronha 8:27 da manhã

segunda-feira, maio 19, 2003

Novidades

Há novidades na zona dos links de musica e blogs.
posted by Miguel Noronha 9:22 da manhã

domingo, maio 18, 2003

A Fasquia da Inutilidade

O Intermitente subscreve o manifesto elaborado pelos quatro blogs. Aqui fica a sua transcrição:

Publicou o Expresso, no encarte Única de 17 de Maio (não vale a pena fazer link, que é a pagar), mais um artigo apressado e ignorante sobre a blogosfera portuguesa, que entre outras imprecisões e trapalhadas, termina dizendo: O que nenhum «blogueiro» escreveu foi que a escrita, as ideias e a cultura de José Pacheco Pereira vêm reforçar qualitativamente uma «blogosfera» de expressão portuguesa onde a imensa maioria do que se publica não ultrapassa a fasquia da inutilidade. Mentira: o Abrupto, de José Pacheco Pereira, foi amplamente saudado pelos outros blogs.

Infelizmente, é na imprensa escrita portuguesa que a imensa maioria do que é publicado não ultrapassa a fasquia do inútil, como bem prova o Expresso. Este não é, aliás, o primeiro texto ignorante que a nossa imprensa tradicional publica sobre esta matéria. Ora, uma das nossas práticas é ler atentamente os artigos da imprensa escrita, e sempre que possível fornecer o respectivo link. O cuidado inverso não se verifica. Já sabíamos que grande parte dos jornalistas não lêem jornais; sabemos agora que também não lêem blogs, mesmo quando a eles se referem.

É verdade que em todos os países onde o fenómeno dos blogs surgiu é frequente a imprensa tradicional desvalorizar este novo meio, pondo em causa a sua qualidade e credibilidade. Mas ao menos essa imprensa conhece o fenómeno que critica. O mesmo não podemos dizer sobre os nossos jornalistas.

Percam algum tempo a visitar os melhores blogs portugueses, sobretudo os políticos, p. ex. através deste directório. E digam-nos em que jornais se encontra mais quantidade de informação, pluralismo ideológico e, sobretudo, qualidade de escrita.

Leiam e aprendam.


A Coluna Infame
Blog de Esquerda
Blogue dos Marretas
O País Relativo
Picuinhices
Prazer Inculto
Valete Fratres!
O Intermitente

posted by Miguel Noronha 5:31 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com