O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

quinta-feira, abril 08, 2004

Off

Não querendo ficar atrás dos meus ilustres pares o responsável por este humilde blogue informa a sua intenção de encerrar a loja até Domingo. Boa Páscoa.
posted by Miguel Noronha 12:15 da tarde

A Dois

Segundo o Diário Digital A Dois atingiu na Segunda-Feira o seu pico de audiências com um impressionante (*) valor de 0.7%. Nada mau (*) para um canal que nos custa 28 milhões de euros.

(*) estou a ser irónico...
posted by Miguel Noronha 10:04 da manhã

UE: Défice Orçamental

A Comissão Europeia emitiu avisos a seis países-membros por estes terem, ou correrem o risco de, ultrapassar as regras respeitantes ao défice orçamental. Os "avisados" foram a França, a Alemanha, a Grécia, a Itália, o Reino Unido e a Holanda (embora tivesse frisado que o risco de ultrapassagem nos dois últimos fosse menor). Portugal, por seu turno, foi elogiado por ter revertido a tendência anterior.
posted by Miguel Noronha 8:37 da manhã

quarta-feira, abril 07, 2004

O Filme Errado

Caro Daniel, informo-o que não existe nenhum país denominado Iraque do Norte.
posted by Miguel Noronha 11:02 da tarde

Subsídios Agricolas

Artigo na Ideas On Liberty.

[F]arm subsidies in rich countries depress market prices for farm products and induce poor countries in Africa and elsewhere to import food that local farmers could otherwise produce more efficiently. Farmers in poor countries are rightly concerned about the effects of the subsidies.

Consider cotton. The United States spends some $2.5 billion a year and the European Union about $700 million in subsidies to cotton farmers. The historically low cotton prices are wreaking havoc for domestic producers in poor countries. Cotton subsidies in Mississippi drive cotton farmers in West Africa out of business. African countries pleaded unsuccessfully with the WTO to end all cotton subsidies, but they are only the tip of the agricultural-subsidy iceberg.

U.S. farmers annually receive more than $20 billion from the government, and EU subsidies are even larger?45 billion euros a year. These payments for beef, cotton, wheat, and other products spur production, depress product prices on world markets, and make it more difficult for farmers in developing countries to compete. American farmers produce twice as much wheat as the country uses, but federal subsidies help protect them from world market-price signals. Washington then uses food aid and other export programs as a safety valve to cope with overproduction.

Both the EU and the United States maintain programs to directly subsidize exports of farm products. The EU spends about $3.3 billion per year doing this. That gives EU goods an artificial advantage in international markets and works against the interests of producers in poor countries.

posted by Miguel Noronha 5:11 da tarde

Estímulos

Artigo de Francisco Sarsfield Cabral no Diario de Notícias.

O anunciado fecho da fábrica da ex-Sorefame na Amadora é uma má notícia. Para além dos empregos que assim se perdem, está em risco o know how acumulado ao longo de décadas naquela unidade, na fabricação de carruagens em aço para comboios. Eis o resultado, argumenta Nicolau Santos no Expresso, de não se situar em Portugal o centro de decisão: a fábrica pertence hoje à multinacional Bombardier, que na sua sede canadiana a decidiu encerrar.

Imaginemos, então, que o centro empresarial de decisão desta unidade era em Portugal. Como resolveria ele o problema da falta de encomendas? Repare-se que a ex-Sorefame não produz carruagens em alumínio para comboios de alta velocidade. Sem encomendas, uma empresa não sobrevive - a menos que seja mantida artificialmente com o dinheiro dos contribuintes. Uma outra forma de a manter seria o Governo pressionar empresas nacionais de transporte ferroviário para lhe comprarem material circulante em condições desfavoráveis de qualidade e preço. Não parece boa ideia.

Aliás, como Nicolau Santos refere, o grupo Mello vai vender a Soponata a estrangeiros e a Galp está vendedora da Sacor Marítima. No entanto, os respectivos centros de decisão encontram-se em Portugal. Faltam estímulos aos empresários para encontrarem soluções nacionais, alega Nicolau Santos: o Governo deveria ter sugerido à Galp e ao grupo Mello que se juntassem, criando um armador nacional de maior dimensão para o transporte petrolífero. Mas os gestores destas empresas não terão pensado nisso? Decerto que sim. Faltaram, porém, os tais «estímulos»... Deve ser burrice minha, mas ainda estou para perceber como conseguiria o Estado, sem proteccionismo, reter no País centros empresariais de decisão.

posted by Miguel Noronha 3:21 da tarde

Philips transfere produção do Brasil para Portugal

Espera-se a todo o instante uma reacção indignada da CGTP e outras forças de esquerda contra esta agressão da globalização neo-liberal. Exige-se de imediato a presença do Ministro no Parlamento.
posted by Miguel Noronha 2:23 da tarde

Alemanha

Uma análise da situação política, económica e social da Alemanha no Washington Times.

With a flat economic outlook and several recent state elections already lost by the ruling Social Democratic-Green coalition, Germany may well get a new and more conservative government within two years.

However friendlier Germany may be toward the U.S. when led by the center-right Christian Democratic Union, the European industrial powerhouse faces many demographic and fiscal problems that may block any significant participation in U.S. global commitments for a long time.

posted by Miguel Noronha 11:06 da manhã

Competição e Empreendimento (*)

(*) tradução algo grosseira de "Competition and Entrepeneuship"



Um dos problemas de que padece a teoria económica da Escola Austriaca é a sua pouca divulgação. Nas Universidades a teoria neo-clássica (e por vezes a da Escola de Chicago) é dominante. Nos cursos de Economia raramente as ideias de Menger, Mises ou Hayek são abordadas. Refiro, a título de exemplo, que durante a minha licenciatura apenas era referida a teoria da "Destruição Criativa" de Schumpeter (muito de passagem e numa cadeira de Gestão). Quem deseja conhcer algo sobre esta tem de prosseguir por conta própria. Já aqui tinha recomendado algumas obras introdutórias (disponíveis para download gratuito).

Para quem deseja aprofundar os seus conhecimentos e ter uma ideia mais clara do que separa a Escola Austriaca (Mises, Hayek e Kirzner) da Teoria Neo-clássica ao nível do comportamento dos mercados (Marshall, Robinson, Chamberlin e Walras) e mesmo da Teoria da Destruição Criativa (Schumpeter) aconselho a leitura de "Competition and Entrepreneurship" de Israel Kirzner. Neste, Kizner foca o papel do empreendedor como o agente que, explorando oportunidades de negócio anteriormente ignoradas, aproxima o mercado do equilíbrio. Esta abordagem difere da teoria neo-clássica que partido de hipótese irrealistas (como a homogeneidade dos produtos e a informação perfeita) e tendo como objecto de análise o equilíbrio (e não o processo de ajustamento) elimina o papel do empreendedor e a necessidade de competição. Difere igualmente da teoria da Schumpeteriana que, embora reconhecendo o papel do empreendedor, vê a inovação como algo que "rompe" o equilíbrio do mercado (o que nos levariam a considerar a inovação como anti-competitiva).

Podem encontrar um resumo do livro aqui. Já agora recomendo igualmente a leitura deste ensaio que procura demonstrar como Kirzner derivou a sua noção de empreendedor.
posted by Miguel Noronha 9:39 da manhã

terça-feira, abril 06, 2004

Trabalhistas e Conservadores empatados nas intenções de voto dos britânicos

Os eleitores britânicos parecem, assim, querer punir Tony Blair pelo apoio à invasão do Iraque e substituí-los pelos Conservadores que... err...
posted by Miguel Noronha 4:55 da tarde



Cox & Forkum Editorial Cartoons
posted by Miguel Noronha 3:43 da tarde

Iraquianos preferiam calma do regime de Saddam, diz Blix

O ex-chefe dos inspectores da ONU no Iraque Hans Blix considera que a maioria dos iraquianos preferia a «calma» do governo ditatorial de Saddam ao terrorismo actual.

Em entrevista ao diário dinamarquês Jyllands-Posten, Blix frisou que muitos iraquianos desejam a calma e a estabilidade que existia, apesar do regime de terror que se vivia na era de Saddam Hussein. De acordo com uma sondagem que demonstra que os iraquianos estão contentes por terem sido libertados do regime de Saddam, Blix comenta que estes não poderão ter outra opinião já que Saddam não voltará mais.


No comments...
posted by Miguel Noronha 12:42 da tarde

Protocolo de Kyoto

Um artigo da Tech Central Station refere que cada vez mais países da UE mostram reticências em por em prática as metas establecidas no Protocolo de Kyoto. À medida que a data da implementação se aproxima, e os custos se tornam mais evidentes o entusiasmo arrefece. A Alemanha parece liderar os kyotocépticos na UE, e tem razões para isso:

[A]ccording to DRI/WEFA estimates, under the Kyoto protocol the price of home heating could rise by 28 percent in Germany by 2010; gasoline and diesel prices would rise by 9 percent and 14 percent. GDP would shrink by 2.9 percent below the baseline forecasts, and employment would fall by 1.0 million jobs annually during the 2008-2012 budget period.


No entanto, os países da UE preferem não contestar directamente o tratado. Preferem imputar a culpa a Rússia que, também, já deu mostras de não querer rectificar o Protocolo para não prejudicar o seu crescimento económico.

Russia has no intention to ratify Kyoto, because that would prevent the rapid economic growth President Putin has chosen as his own political goal. Putin's economic advisor, Andrej Illarionov, went even further and defined Kyoto as a "return of Gosplan."

"The proposed mechanism [to enforce Kyoto] would decrease quotas year by year," said Illarionov. "So it may be more correct to call it the return of the gulag... During the 20th century, Russia seriously suffered from another ideology that came from Europe," he told, referring to Marxism. And he defined as "kyotism" the ideology of climate control.

posted by Miguel Noronha 11:47 da manhã

Mota Amaral alerta para perda poderes de Parlamentos nacionais

O presidente da Assembleia da República pediu ajuda aos seus homólogos dos países da União Europeia, incluindo os do alargamento, para "evitar que a futura Constituição europeia reduza em termos inaceitáveis os poderes dos Parlamentos nacionais".


É pena que, apenas agora, esta preocupação tenham sido expressa pelo Presidente da AR. Há muito que o texto do projecto da CE está disponível.
posted by Miguel Noronha 10:36 da manhã

Programa Petróleo por Alimentos - Novos Desenvolvimentos

O Instapundit tem seguido as investigações sobre a corrupção no programa "Petróleo por Alimentos". Eis os ultimos desenvolvimentos:

[E]vidence suggests U.N. officials abused the program, enriching themselves, Saddam and favored foreign companies. The Iraqi Governing Council has hired accountants and lawyers to investigate Iraqi documents it says provide proof of corruption and fraud in the oil-for-food program.

Iraq's media have cited at least 270 suspects, including French and Russian firms, a senior U.N. official and a company linked to the son of U.N. Secretary-General Kofi Annan. Last month, a U.S. congressional investigation estimated that Saddam siphoned $10 billion or more from the program in kickbacks and bribes.



posted by Miguel Noronha 8:46 da manhã

segunda-feira, abril 05, 2004

Hayek

No Democracia Liberal, André Azevedo Alves publica um artigo comemorativo do 60º Aniversário da primeira edição de "The Road to Serfdom".

Contra o ambiente intelectual então prevalecente, e dando provas de uma extraordinária coragem, Hayek defendeu em "O Caminho para a Servidão" que os totalitarismos de esquerda e de direita têm uma origem intelectual comum, cuja principal característica é a rejeição da tradição liberal do Ocidente.

Para Hayek, comunismo e nacional-socialismo são dois produtos de uma mesma atitude intelectual, que gradualmente levou ao abandono dos ideais liberais e da própria tradição assente no respeito pela esfera de autonomia individual que está na base da civilização ocidental. Numa altura em que muito poucos estavam dispostos a reconhecê-lo, Hayek afirmou explicitamente que a ascensão do fascismo e do nazismo, longe de serem reacções à difusão das ideias socialistas eram o seu corolário inevitável.

Nesta obra, Hayek não se limita, no entanto, a demonstrar o carácter anti-liberal que é matriz essencial de todos os totalitarismos, por maiores que aparentem ser as diferenças entre eles. A principal mensagem de Hayek, cuja actualidade se mantém inalterada, consiste em alertar-nos para o facto de que as democracias liberais enfrentam uma ameaça interna que é, em certo sentido, mais perigosa do que as ameaças externas colocadas pelo totalitarismo. Essa ameaça consiste na gradual expansão do intervencionismo estatal, motivado pela aceitação das teorias colectivistas e pela invocação de ideais aparentemente nobres, como a noção de «Justiça Social».

posted by Miguel Noronha 3:27 da tarde

A "Confissão" de Colin Powell (via Picuinhices)

Mais uma vez o "partido" anti-americano pensa ter encontrado nas declarações de altos responsáveis da Administração Bush a prova ultima da má-fé deste relativamente à invasão do Iraque. Mais uma vez nota-se que se basearam em fontes secundárias e não basearam as suas declarações nas fontes originais. Eis a pergunta que despoletou a polémica:

QUESTION: I?d like to go back to your UN speech from last year. One of the most dramatic elements of that speech was about the mobile biological labs. And in recent weeks it has emerged that one of those intelligence sources you cited was flagged as unreliable by U.S. intelligence and another source had never been interviewed by U.S. officials and that we didn?t even know his name. It turns out that he was a relative of the INC. So, in light of that, was this really the best intelligence the U.S. could have put forward at the time?

SECRETARY POWELL: It was presented to me in the preparation of that as the best information and intelligence that we had. And I looked at the four elements that they gave me for that one and they stood behind them. Now it appears not to be the case, that it was that solid. But at the time that I was preparing that presentation it was presented to me as being solid. Now, the commission that is going to be starting its work soon, I hope will look into these matters to see whether or not the intelligence agency had a basis for the confidence that they placed in the intelligence at that time. They certainly indicated to me as I was working on that, that it was solid. I?m not the intelligence community, but I probed and I made sure, and as I said in my presentation, these are multi-sourced. And that was the most dramatic of them and I made sure it was multi-sourced. Now, if the sources fell apart then we need to find out how we?ve gotten ourselves in that position. I?ve had discussions with the CIA about it.

posted by Miguel Noronha 2:29 da tarde

A Crise do Movimento Alter-Globalista

A Economist dá conta de dissenções no movimento alter-globalista por várias ordens de razões.

Primeiro porque a "aliança" entre os movimentos comunistas da velha guarda e os anarquistas/"nova" esquerda parece ter terminado por questões ideologicas. Na minha humilde opinião, principalmente, porque os primeiros não estão a conseguir controlar os movimentos unitários como era seu costume). A (patética) divisão das manifestações aquando do FSP parece ser prova disso.

Segundo porque as acções de rua se tornaram menos espectaculares à medida que a polícia aprendeu a controlar este tipo de manifestações.

Terceiro porque a causa anti-capitalista parece ter perdido adeptos em favor de outras como a guerra no Iraque. Mesmo esta ultima parece já não reunir o mesmo numero de manifestantes (como foi notório na ultima manif em Lisboa e noutras capitais europeias). A esta causa também acresce uma maior responsabilização dos partidos socialistas europeus que parecem (já) defender a permanênica no Iraque.
posted by Miguel Noronha 12:16 da tarde

Recomendo

Leiam "liberalizações" no Jaquinzinhos. Acerca da histeria em volta dos aumentos do preço da gasolina.
posted by Miguel Noronha 11:18 da manhã

Bruxelas encoraja medidas extraordinárias para conter défice

A Comissão Europeia dará, esta semana, luz verde à estratégia orçamental do Governo, incentivando as autoridades portuguesas a «tomar todas as medidas necessárias para impedir que o défice volte a ultrapassar os 3% do PIB», adianta o Diário Económico na edição de segunda-feira.


É preciso, contudo, não esquecer que a médio prazo é necessário reduzir efectivamente a despesa do Estado. Veremos se os partidos que se indignavam com a utilização de receitas extraordinárias para conter o défice se dispõem a colaborar nas alterações legislativas (e constitucionais) que permitam a diminuição da despesa. Veremos, também, se este Governo tem a coragem necessária para avançar com as propostas.
posted by Miguel Noronha 10:11 da manhã

O Iraque e o Terrorismo Islâmico

Alguns factos, normalmente ignorados, que atestam a ligação entre o antigo regime iraquiano e primeiro atentado ao WTC.
posted by Miguel Noronha 8:46 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com