O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, abril 11, 2003

Mea Culpa

Chegou a vez do Arab News fazer o seu acto de contrição. Num editorial reconhece a ilusão e os mitos criados pelo mundo árabe em relação a esta guerra e que o apoio a Saddam foi um erro monumental.

The shock and dismay at the fall of Baghdad seen in parts of the Arab world seriously damages Arab credibility. Like it or not, perceptions are what matters in this media-dominated world — and the perception that the rest of the world gets from Arab anger at the easy overthrow of Saddam Hussein and resentment at the sight of Iraqis welcoming Americans is that Arabs do not care about the decades of oppression suffered by the Iraqis.

It sends the message that they supported Saddam Hussein and that, while on the side of justice when it comes to the Palestinians, they do not care about tyranny if it is an Arab who is the tyrant, even when other Arabs are the ones being tyrannized.

These are dangerous, self-defeating views to project. The idea that Saddam Hussein could be a modern Arab Napoleon — sweeping forth, crushing the Israelis and bringing about Arab unity — was a delusion then and forever remained a delusion. Tyranny and freedom can never go hand in hand. Justice for Palestinians can never be built on injustice for Iraqis.

posted by Miguel Noronha 8:01 da tarde

Ainda Cuba

O intragável Miguel Urbano Rodrigues soma e segue.
Depois da defesa da FARC e da inevítável denúncia das "atrocidades" americanas no Iraque toma agora como sua a defesa do regime cubano.

É tudo mentira! Clama este defensor da Humanidade.

"Resido em Cuba há anos e posso garantir que essa campanha está cimentada sobre uma montanha de mentiras forjadas com transparentes objectivos políticos"

"Na primeira semana de Abril, em diferentes Províncias de Cuba, foram julgados ao abrigo da lei vigente — similar no tocante ao Processo Penal à de uma centena de países, incluindo os EUA — 75 cidadãos acusados da pratica de crimes graves, alguns definidos como de «traição». Todos foram condenados. As penas oscilaram entre 6 e 28 anos de «privação de liberdade». Contrariamente ao que algumas agencias noticiosas afirmaram, não foi aplicada a pena máxima a nenhum dos réus, sequer a de prisão perpétua"
Aconselho a MUR a leitura das seguintes denúncias que constam no site da Human Rights Watch (Release Dissidents Now, Unfair Trials of Nonviolent Dissidents
e Heavy Sentences Are "Totally Unjustified")

"Segundo artigos publicados na Europa e nos EUA, 37 dos réus eram jornalistas. Mais uma inverdade. Somente quatro deles exerceram por algum tempo o jornalismo ou realizaram estudos de comunicaçao social"
Grande argumento!!

"Perez Roque exibiu perante a televisão documentos comprovativos do envolvimento dos «dissidentes» em actividades contra-revolucionárias. Em Cuba não se comparece perante a Justiça por delitos de opinião. Não existe na Ilha essa figura jurídica."
Já se sabe onde o camarada Bernardino vai buscar a inspiração...

"Alguns dos réus dispunham de cartões de livre transito que lhes permitiam entrar a qualquer hora na sede da missão diplomática dos EUA. Um deles, quando foi detido, tinha no bolso 13 600 dólares; não soube explicar como os obtivera. Outro escondia num frasco 5 000 dólares. Como adquiriram esse dinheiro? "
Um crime hediondo sem dúvida!

Será que lhe chegou ao conhecimento que até o Grupo Parlamentar do PCP subscreveu um voto de protesto que «apela às autoridades de Cuba para que reconsiderem os procedimentos judiciais e condenações que tenham sido desencadeados ou aplicados por manifestação ou expressão de opiniões políticas divergentes».
Se calhar estão mal informados porque não residem "em Cuba há anos"...
posted by Miguel Noronha 1:01 da tarde

Saramago e Cuba

De leitura obrigatória a carta de um leitor acerca da confessada admiração de José Saramago pelo regime castrista.

"Não, Saramago não é mago, mas como escritor de mérito e prémio Nobel seria de esperar que tivesse uma especial compreensão da sociedade e da natureza humana, algum espírito crítico, que tomasse em consideração as cartas e artigos de opinião, denunciando as atrocidades, os campos de concentração e a repressão em Cuba, que lhe foram dirigidos não apenas por Rivero mas por vários poetas, jornalistas e intelectuais cubanos, como Germán Díaz Guerra, Manuel Díaz Martinez, Emeterio Gómez e Irsia Fajardo Díaz"

Relembro a campanha que decorre e que em boa hora foi lembrada pelo Fumaças.
posted by Miguel Noronha 11:37 da manhã

Contradição

Se na sua ultima crónica de Miguel Sousa Tavares reconhece que:

"Manda a verdade que se diga que a guerra foi conduzida com o máximo de eficácia e, salvo alguns incidentes de passagem, com o mínimo de danos civis colaterais" e "Derrubar Saddam era, decerto, um benefício para o povo do Iraque e para a humanidade"

E se ele acha que:

"Ao contrário dos argumentos de tipo insultuoso fácil, os opositores da guerra (a maioria séria deles, pelo menos) nunca defendeu Saddam nem a sua permanência, questionou, sim, o preço a pagar pelos iraquianos pelo seu derrube, o precedente criado na ordem internacional e o estilhaçar de todo o direito, convenções e regras de funcionamento dos organismos internacionais"

Ora, partindo do princípio que ele se insere na "maioria", isto é não defendia a permanencia de Saddam e até reconhece que o "preço" foi largamente exagerado como pode MST defender que a manutenção de um ditador era um mal menor quando comparado com um Direito Internacional, Convencções e Organizações Internacionais que pelos vistos nada fizeram para o deter?

Não lhe terá ocorrido que, ao contrário do que se quer fazer crer, os acontecimentos que culminaram nesta guerra derivam do deficiente funcionamento das Instituições Internacionais?
Acresce que ainda não está mensurado até que ponto esses "pilares" em que assenta a Ordem Internacional irão ser afectados.
posted by Miguel Noronha 11:09 da manhã

A História Repete-se

China e Rússia Salvaram a Coreia do Norte

"Pequim e Moscovo impediram quarta-feira à noite que o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenasse a Coreia do Norte por se ter retirado do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. A decisão foi tomada numa reunião informal daquela instância mas nem por isso deixou de ter um sabor de retaliação.

Indignadas pela forma como os Estados Unidos lançaram o mês passado a guerra no Iraque, a China e a Rússia permitiram no màximo que o Conselho se manifestasse "preocupado" com o programa nuclear de Pyongyang, sem no entanto condenar expressamente o regime de Kim Jong-il
"

A China e a Rússia, países com interesses na Coreia do Norte, bloqueiam as resoluções do Conselho de Segurança mas certamente serão os EUA que irão ser acusados de inacção.
O regime norte-coreano, por culpa própria, colocou o país no abismo. A fome é endémica e a repressão atinge níveis assustadores. Pyongyang utiliza a "chantagem nuclear" para conseguir concessões com o beneplácito dos seus protectores.
Esperemos que depois não seja demasiado tarde...
posted by Miguel Noronha 10:36 da manhã

Relatos Ocultados (via The Corner)

A CNN relata agora relatos tenebrosas que chegaram ao seu conhecimento durante a ditadura de Saddam. Segundo Eason Jordan estas não foram reveladas, na altura, por medo das retaliações que poderia sofrer o seu pessoal no terreno. Especialmente os de nacionalidade iraquiana.
Não aconselhável a espiritos mais sensiveis...

posted by Miguel Noronha 9:42 da manhã

A Estátua

O Blogue de Esquerda resolveu escrever o argumento para o, já famoso, episódio do derrube da estátua de Saddam Hussein em Bagdade. Pelo tempo que demoraram a relatar a acção a sua transposição para pelicula parece ser um trabalho apenas ao alcance do nosso Manuel de Oliveira.
posted by Miguel Noronha 8:49 da manhã

quinta-feira, abril 10, 2003

Saudades de Mohammed Saeed al-Sahaf

Para aqueles que já sentem saudades do Ministro Iraquiano da Informação uma alma caridosa resolveu conceber a página welovetheiraqiinformationminister.com.
Para além dos seus famosos desmentidos o autor resolveu ir mais além!

"The Death Star is secure. There is no rebel attack. Truly, I can say there are, in fact, no rebels anywhere. The Emperor, praise Allah, will rule a thousand years. Also, They're committing suicide - if there were rebels wich there are not. Lies!"
posted by Miguel Noronha 5:40 da tarde

Analistas Falhados

De leitura obrigatória a compilação de "previsões" apocalipticas organizada pelo The Corner. Até o Zandiga acertava mais vezes...

This invasion of Iraq, if it goes off, will join the Bay of Pigs, Vietnam, Desert One, Beirut and Somalia in the history of military catastrophe.”
Chris Matthews
the San Francisco Chronicle


posted by Miguel Noronha 5:22 da tarde

Momento de Poesia

Porque

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

in Mar Novo (1958) Sophia de Mello Breyner Andresen

posted by Miguel Noronha 1:18 da tarde

Prémio "Ainda Não Percebi Nada Disto"

Prémio atribuído a Annuar Musa dirigente do United Malays National Organisation intergrante do governo na Malásia:

"This sends a very bad signal to Muslim countries, that those who are against the Israelis could face economic or military pressure from the U.S."

posted by Miguel Noronha 1:17 da tarde

A Coisa

Após árduas semanas de cogitação finalmente foi apresentado ao mundo o programa do novo partido de Manuel Monteiro.

Pese embora (?) a colaboração de um "conjunto de professores catedráticos" o que dele se extrai é praticamente nulo. Não apresenta uma linha política. Apenas ideias vagas e um indisfarçável desejo de maximar o eleitorado sem qualquer pudor. Ao mesmo tempo que "recusa firmemente as ideologias autoritárias e totalitárias de todos os quadrantes" propõe-se a receber "acolher pessoas de todas as áreas políticas"

Se bem me recordo das aulas de Ciência Política chama-se a isto um "catch all party". Valoriza as medidas avulsas (policies) em detrimento da Política (politics) . O seu principal concorrente será não o PP, PSD ou mesmo o PS mas o BE.
posted by Miguel Noronha 12:13 da tarde

Prémio "Eu não tenho visto as notícias"

Este prémio é atribuido a Domingos Lopes vice-presidente do Conselho Português para a Paz e a Cooperação pelo seu artigo no Público de hoje.

Penso também que seja um bom candidato ao anunciado Top Ten de textos repugnantes a organizar pela Coluna Infame
posted by Miguel Noronha 9:51 da manhã

Saddam e a Esquerda

O Cruzes Canhoto ficou bastante incomodado com o artigo de José António Saraiva (JAS).

Como se pode inferir pela leitura do artigo, JAS não fala de toda a esquerda mas da esquerda que apresenta este tipo de argumentos para se opor a qualquer iniciativa vinda de um governo de direita. A solidariedade ideológica fala sempre mais alto. Não importa o resto. A utopia fala mais alto. O género humano que se lixe.

Só assim, por exemplo, se explicam as afirmações de Bernardino Soares em relação a Cuba e à Coreia do Norte.

Para o tão grande sobressalto causado pelo artigo ao Cruzes Canhoto só encontro duas explicações. Ou dificuldades na interpretação no texto ou porque ele lhes acertou em cheio...
posted by Miguel Noronha 9:14 da manhã

Reacções

Do que ontem foi dito pelos comentadores da praxe ficou-me o comentário ressabiado de Mário Soares (já referido pelo Valete Fratres!) na TSF. Nem uma palavra de contentamento pela queda de um regime tiranico e sanguinário. Só a irritação por não ter provado a sua tese.
Pergunto-me se terá sido um sósia que, há 28 anos, esteve na fonte luminosa a manifestar-se contra a imposição de um regime totalitário em Portugal.
posted by Miguel Noronha 8:57 da manhã

Actualizações

A zona dos links não para de crescer...
posted by Miguel Noronha 8:43 da manhã

quarta-feira, abril 09, 2003

Celebrações de iraquianos nos EUA


posted by Miguel Noronha 8:09 da tarde

Iraquianos agradecem aos Marines


posted by Miguel Noronha 8:07 da tarde

Celebrações no Curdistão


posted by Miguel Noronha 8:04 da tarde

Mensagem do Povo Iraquiano



(via Donald Sensing e LGF)
posted by Miguel Noronha 6:01 da tarde

A Queda de um Tirano


posted by Miguel Noronha 4:43 da tarde

Capitalismo=Democracia

Um artigo do Opinion Journal sustenta que a introdução da iniciativa privada não-monopolista no Iraque será a melhor garantia da recuperação da economia e do desenvolvimento da democracia.

Estas conclusões são extensiveis a outros países, é claro...

One of the many virtues of companies is that they provide a constraint on the power of the state. As Peter Drucker has noted, the joint-stock company was "the first autonomous institution in hundreds of years, the first to create a power center that was within society yet independent of the central government of the nation state."


posted by Miguel Noronha 12:15 da tarde

Eduardo Prado Coelho

Queria destacar duas passagens da última crónica de EPC:

"Seja qual for a mitologia romântica que tenha rodeado a revolução cubana, a verdade é que não se trata de um regime democrático, mas, sim, de uma ditadura esclerosada que tem pavor em evoluir. Fidel Castro está cada vez mais ensimesmado numa lógica de autoritarismo e repressão policial, de que os acontecimentos mais recentes são um exemplo totalmente deplorável"

"O marxismo no poder tem sido menos uma alavanca de invenção do futuro do que um permanente entrave à inteligência e à criatividade: e pode subsistir, como sucede na China, como mero álibi para uma estrutura repressiva em pleno sistema capitalista"
posted by Miguel Noronha 11:14 da manhã

Liberais vs Conservadores

Parece que este debate não se limita à blogosfera lusa. No Europundits (o permalink não funciona) recomendo a leitura do artigo "What's a "Liberal" and What's a "Conservative" que foca alguns dos pontos já discutidos entre a Coluna Infame e o Valete Fratres!.

Aproveitando o ensejo pedia, aos estimados leitores, que me indicassem onde posso encontrar artigos de Daniel Patrick Moynihan online.
posted by Miguel Noronha 9:51 da manhã

Remodelação

Aproveitando a dupla demissão ministrial, resolveu o Executivo fazer uma "mini"-remodelação e substituir dez Secretários de Estado (SdE). Não pretendo dramatizar (como fez a oposição) ou desdramatizar (como fez o governo) este acontecimento mas simplesmente levantar uma questão.

Porque continuam a persistir os casos onde não são os Ministros responsáveis pela escolha dos seus SdE?
Esta prática leva quase sempre a tensões no Ministérios. Ou o Ministro desautoriza o SdE e retira-lhe as suas competências ou o SdE, porque tendo sido escolhido directamente pelo Primeiro-Ministro, não se coibe de seguir uma política que colide com a do seu superior directo.

Esta prática não é originária deste Governo nem do PSD. A título de exemplo relembro o caso ocorrido entre o antigo Ministro da Economia Daniel Bessa e o SdE da Industria Augusto Mateus. As incompatibilidades entre os dois levaram à demissão do Ministro e à "promoção" do SdE a Ministro.
posted by Miguel Noronha 9:22 da manhã

terça-feira, abril 08, 2003

Monsanto

O País Relativo mostrou-se chocado com a pretensão de Pedro Santana Lopes em expulsar a prostituição de Monsanto. Não consigo perceber quais as motivações que os levam a tomar tal posição. Tratar-se-à de um abuso de poder? Muito pelo contrário. Foi precisamente o laxismo das autoridades e a sua complacência com a pequena deliquência que levou a que Lisboa deixasse de ser um cidade segura.

Quando Rudolph Giuliani se tornou Mayor de Nova York resolveu reverter esta política. Os resultados estão à vista.
Este modelo não foi imaginado de um qualquer ditador ou autocrata. Baseia-se num artigo de Daniel Patrick Moynihan, ex-Senador Democrata pelo estado de Nova Iorque. Cito as palavras de João Carlos Espada no ultimo Expresso:

"Em 1993 num artigo para distinta revista "American Scholar", cunhou a expressão que ficaria célebre, "defining deviancy down": a sociedade vai baixando os padrões de comportamento desviante. O resultado será o oposto do desejado: ocorrerá um alastramento do pequeno e do grande crime e uma detrioração da vida nas grande cidades"




posted by Miguel Noronha 8:03 da tarde

segunda-feira, abril 07, 2003

Novidades

Caso ainda não tenham reparado há (bastantes) novidades na área do links.
posted by Miguel Noronha 3:27 da tarde

Reminiscências Futebolisticas

No Vitória de Setúbal jogou, até há poucos anos, um jogador conhecido por Quim. O Quim para além de ser sempre titular era considerado, pela massa associativa, como o bode expiatório da equipa. Por melhor que fosse a sua exibição a opinião dos "treinadores de bancada" era sempre negativa. Chegavam a culpa-lo por jogadas onde não tinha estado envolvido. Uma vez lembro-me de ouvir dizer "Se o Quim tivesse ido à bola tinha sido 'papado'".

Lembrei-me dele a propósito da crónica da conhecida pacifista Isabel do Carmo.
Para além de outras considerações que o bom senso e os factos tratam de desmentir profere a seguinte sentença:

"O envolvimento dos sionistas nesta guerra pode provocar perigosamente uma onda de anti-semitismo nos espíritos mais primários; já está a provocar"

Ou seja Israel é culpado mesmo que não se envolva.
A própria construção da frase deixa-me a dúvida se Isabel do Carmo se considera um espírito primário...
posted by Miguel Noronha 1:14 da tarde

Jacques Delors

Da crónica de Sarsfield Cabral:

A sensatez de Delors mostra que se pode ser francês e pró-europeu sem ser parvo. O poder americano é um facto _ os europeus não podem simplesmente opor-se aos Estados Unidos, sobretudo quando quase nada fizeram nas últimas décadas para a sua própria segurança e defesa. Para Delors, a Europa tem de encontrar uma parceria razoável com a América, sendo improvável uma política externa comum europeia nos próximos tempos. E impossível uma defesa europeia sem os britânicos.
posted by Miguel Noronha 11:42 da manhã

Guterres defende aliança com democratas dos EUA

O ex-primeiro-ministro António Guterres defendeu ontem a urgência de uma aliança entre todas as forças progressistas, envolvendo os partidos da Internacional Socialista e o Partido Democrático dos Estados Unidos. A posição do presidente da Internacional Socialista foi assumida em Milão, Itália, durante o encerramento da Convenção Nacional dos Democratas de Esquerda, que juntou mais de 1500 delegados.

Para António Guterres, a recente crise do Iraque «demonstrou que tanto na Europa como nos Estados Unidos há uma diferença clara entre a esquerda reformista e a direita conservadora». «Em relação aos Estados Unidos, estamos confrontados com a mais conservadora administração das últimas décadas», disse, antes de defender a necessidade de restaurar a autoridade das Nações Unidas.


Achava, de todo, imperativo que antes de fazer este covite, António Guterres comparasse as posições da "forças progressistas" europeias e as posição de destacados membros do DNC.
É capaz de existir um choque de posições...
posted by Miguel Noronha 10:46 da manhã

Entrevista a Colin Powell (via LGF)

Recomendo a leitura desta entrevista de Colin Powell à ZDF. Apesar das tentativas do entrevistador as respostas são directas e clarificadoras das posições da Administração Bush.

QUESTION: From you and from your colleague, Secretary Rumsfeld, came very strong warnings the last couple of days, vis-à-vis Iran and Syria, not to interfere, stay out of Iraq and stop their business of dealing with terrorists and the Iraqi regime. Are they the next ones on the list for --

SECRETARY POWELL: No, there is no list. There is this common perception in Europe that there is this list of enemies and we are going to go down one-by-one and invade them all in some predetermined order. This is not the case. The President is not looking for places to go invade. The President has made it clear that he has many ways of dealing with regimes that, we believe, are not following international standards. So, sometimes political actions are appropriate, economic actions, use of our intelligence assets. Sometimes military force is appropriate. But we are not looking for wars to get into.

It’s fascinating that we are now trying in a multilateral setting to deal with the problem of North Korea and here we are criticized for not acting bilaterally or doing something directly.

And so we have many tools available to us but it does not mean the United States has constantly looking for places to go to war. But is there something wrong with telling a nation such as Syria, or a nation such as Iran, that we know they are developing weapons of mass destruction, that we have evidence against Iran with respect to nuclear weapons. And these are nations that we know – we know, everyone knows – they are supporting terrorist activities. Is it inappropriate for us to call this to their attention and tell these nations they should stop engaging in these kinds of activities? Or should we just put our hands over our eyes and pretend they are not doing such things and not hold them to any kind of account? I think we should speak out when we find nations that are supporting terrorist activities.


posted by Miguel Noronha 10:12 da manhã

domingo, abril 06, 2003

Beth Says

Já foi na Sexta mas quis deixar passar um dia para assentar ideias.

O bilhete informava que o início do concerto seria às 21.00. Conhecendo a tendência para estes eventos nunca começarem à hora marcada não me preocupei excessivamente por já passarem alguns minutos das nove quando cheguei ao Coliseu.

Infelizmente desta vez parece que a organização resolveu ser pontual.

Surpreendentemente quem estava a tocar não era (ainda) a Beth Gibbons mas uma jovem que apenas acompanhada de uma viola enfrentava uma sala preenchida a 3/4 por pessoas que não faziam ideia quem ela era. Incompreensivelmente a organização não forneceu qualquer informação sobre quem iria, ou mesmo se iria haver, actuar na primeria parte. Soube à posteriori que o seu nome era Teresa Gabriel. Gostei bastante da sua actuação que me fez lembrar os trabalhos a solo das Throwing Muses. Mas pelo que já pude constatar a minha opinião é ultra-minoritária. Aquelas introduções algo (ou bastante) prentensiosas aos temas é que eram dispensáveis.

Passada a primeria parte e um breve intervelo eis que chega a musa por quem ansiavamos.

E eis que o concerto começa muito mal. Para introdução foi escolhido o "Mysteries". Este tema foi interpretado à pressa e com a voz de Beth ainda fria. Um assassinato a sangue frio que merecia uma severa punição...
Os dois ou três temas seguintes também não ajudaram. A timidez da sra Gibbons e uma banda demasido estática faziam-me pensar se não teria sido melhor ficar a ouvir o disco em casa.
Mas eis que tudo mudou com "Tom The Model". A voz impôs-se e fez tremer o Coliseu. Quando acabou estava a começar a ser um grande concerto.
Soube a pouco. Muito pouco. Mas acho que mesmo sabendo tratar-se de um concerto que começou mal e acabou demasiado cedo voltava a pagar o bilhete para a ir ver. Porque o restante concerto foi fantástico. Queria destacar a soberba interpretação de "Candy Says" dos Velvet Underground. Acho que Beth Gibbons fez a versão definitiva deste tema.
posted by Miguel Noronha 12:49 da tarde

Dissidente Calvinista

Chegou ao meu conhecimento o aparecimento de mais um blogue da constelação calvinista. Quis o senhor que este se chamasse Fora da Lei.
O Intermitente congratula-se por ser fonte de inspiração e provocação para alguém.
posted by Miguel Noronha 12:22 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com