O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sexta-feira, maio 09, 2003

Ditadura Cultural

Depois da critica aos neo-comunistas a Frontpage Magazine "atira-se" aos "comunistas culturais" (ou por outras palavras os seguidores da Escola de Frankfurt, e ao seu "projecto" de dominação cultural.

The multicultural program is every bit as sinister and Orwellian as its politically correct adjunct. It is a massive effort in deception, mendacity and reeducation designed to bring haughty white society down a peg, and to elevate non-white (but especially black) history and culture to its rightful position of high honor. In realized form, this means denigrating and covering up the accomplishments of Western civilization while usurping and inventing achievements for non-Western societies. It means focusing monomaniacally on atrocities committed by Westerners while sweeping non-Western abominations under the rug. It means claiming that the philosophical, scientific and literray heritage of ancient Greece was in fact stolen from "black" Egypt. It means pretending that slavery and wars of conquest are uniquely American, while eliding the successes of America's democratic government, its economy, its breakthroughs in science and industry, its struggl es on behalf of human rights, and the courage and decency of its soldiers. And, of course, it means asserting that the United States got just what it deserved on 9-11, and that any punitive American responses were unjust.
posted by Miguel Noronha 11:24 da manhã

PS quer jovens entre os 16 e 21 anos fora da prisão

"Evitar, na medida do possível, a aplicação de penas de prisão a jovens entre 16 e 21 anos é uma das ideias-chave de um projecto de lei que o Partido Socialista apresenta hoje no Parlamento.

O diploma pretende, desde logo, ao nível da criminalidade geral, que haja uma atenuação especial da pena quando o tribunal considerar que a idade, no momento da prática do facto, por si ou associado a outras circunstâncias, «diminui por forma acentuada a ilicitude, a culpa do agente (jovem) ou a necessidade da pena». O projecto socialista tem em conta «os malefícios» que a prisão pode provocar nos jovens adultos (16 a 21 anos), porque se trata de «indivíduos particularmente influenciáveis» e em que a pena de prisão, ao retirar o jovem do meio em que é suposto estar inserido, «produz efeitos dessocializantes devastadores»
."

Mais uma vez a esquerda embarca no discurso desculpabilizador. Esta política, já posta em prática em diversos países,teve como resultado o aumento da criminalidade juvenil. A sociedade tem regras. Estas devem ser iguais para todos. Quem as infringir deve receber um sinal claro que o seu comportamento não é aceitável. Ponto final.
posted by Miguel Noronha 9:34 da manhã

quinta-feira, maio 08, 2003

Advogado de Felgueiras aconselhado pela Ordem a não fazer declaração

Não tenho grande apreço pelas ordens profissionais que, para mim, não são mais que orgãos corporativos, laxistas relativamente às prevaricações dos seus associados e imobilistas sempre que se pretende legislar em matérias que lhes dizem respeito.

No entanto e perante o desvario de comunicados e conferências de imprenssa de reus e advogados mediáticos tenho que aplaudir esta medida. Pena que não tenham actuado mais cedo e noutros casos...
posted by Miguel Noronha 8:16 da tarde

He's Back!

Boas notícias. O Liberal está de volta. Para o regresso não escolheram falar de política ou filosofia mas sobre as origens do jazz.
posted by Miguel Noronha 7:20 da tarde

Venezuela

Segundo este artigo Hugo Chavez prepara leis para impedir a saída do país de menores e e licenciados.
Depois das medidas socializantes na economia agora o alvo é a limitação da circulação de pessoas. A Venezuela está a ficar cada vez mais "cubana"...



posted by Miguel Noronha 4:53 da tarde

Um Cubano Fala Sobre Cuba

Do artigo de José Manuel Fernandes no Público:

"Em Cuba basta não ser cego para ver a natureza do regime, pelo que compreendo bem Elizardo Sánchez quando confessa que lhe "foi sempre inexplicável e doloroso que tanta gente de esquerda apoiasse um governo como o de Cuba, que não é de esquerda". Um Governo que ele acredita estar a viver os seus últimos anos. Um regime que ao fuzilar dissidentes dá um sinal de estertor que compara ao autismo mostrado por Franco, pouco tempo antes de morrer, ao também ele ordenar fuzilamentos de opositores.

Era bom que tivesse razão. Era bom que a ditadura de Fidel não sobrevivesse ao seu criador, como a de Franco não lhe sobreviveu. E que a transição fosse tão pacífica como a espanhola. Cuba e o seu povo mereciam essa oportunidade
."

E eu acrescento. É pena que se invoque o Direito Internacional para manter um status quo que permite que ditadores oprimam o seu povo. Espero inclusive que não seja necessário esperar a morte do ditador barbudo para que Cuba possa ser livre.
posted by Miguel Noronha 11:12 da manhã

Manifesto "Aunque" Contra a Impunidade Moral no País Basco (via Libertad Digital)

Aunque los europeos ejercen el derecho constitucional de votar con saludable rutina democrática pocos imaginan que en un rincón de Europa el miedo y la vergüenza oprimen a los ciudadanos.

Aunque la memoria del Holocausto sea honrada en Europa por el deseo de rehabilitar a las víctimas de la barbarie e impedir que el horror vuelva a cometerse, pocos europeos saben que hoy mismo en el País Vasco ciudadanos libres son injuriados y asesinados.

Aunque parezca mentira, hoy los candidatos de los ciudadanos libres del País Vasco están condenados a muerte por los mercenarios de ETA y condenados a la humillación por sus cómplices nacionalistas.

Aunque ciudadanos del País Vasco sean asesinados por sus ideas, y miles hayan sido mutilados o trastornados, los atentados se realizan y celebran en una penosa atmósfera de impunidad moral propiciada por las instituciones nacionalistas y por la jerarquía católica vasca.

Aunque los partidos nacionalistas aprovechan las garantías constitucionales de la democracia española, ciudadanos libres del País Vasco deben esconderse, disimular sus costumbres, omitir la dirección de su domicilio, pedir la protección de escoltas y temer constantemente por su vida y la de sus familiares.

Aunque sea frecuente la tentación de ignorar lo que sucede, pedimos a los ciudadanos europeos que el próximo 25 de mayo (día de las elecciones municipales en España) declaren el estado de indignación general: en memoria de las víctimas que en el País Vasco mueren por la libertad, en honor de los que hoy mismo la defienden con el coraje que en un día no muy lejano conmoverá a Europa.

Firmado por Fernando Arrabal, Alfredo Bryce Echenique, Michael Burleigh, Paolo Flores d'Arcais, Carlos Fuentes, Nadine Gordimer, Juan Goytisolo, Carlos Monsivais, Bernard-Henri Lévy, Paul Preston, Mario Vargas Llosa y Gianni Vattimo. El escritor alemán Günter Grass se sumó al listado de firmantes el miércoles 7 de mayo de 2003, el mismo día en que se hizo público el manifiesto
.

posted by Miguel Noronha 10:25 da manhã

quarta-feira, maio 07, 2003

Setúbal

O anterior presidente da CM Setúbal, na eminênicia de perder as últimas eleições autárquicas (o que veio a suceder), resolveu desmultiplicar-se em iniciativas de âmbito cultural. Outra medida foi lançar uma revista denominda "Setúbal" que mais não era que um instrumento de propaganda partidária. A edição, segundo me afiançaram entendidos, era carissima. Com a mudança de cor partidária a revista foi suspensa.
Uma auditoria à CMS veio a revelar o estado gravissimo em que esta se encontrava (e encontra). As medidas que referi por certo não foram as culpadas pela enorme défice mas também não vieram ajudar. São, ainda, moralmente repugantes por se tratar de propaganda partidária feita à custa dos contribuintes.

Passado mais de meio ano a publicação é retomada. Em moldes mais "baratos", é certo, mas na mesma lógica. Cerca de 80% do seu conteudo não é mais que propaganda à maioria que hoje domina a CMS.

Começamos com um editorial da autoria do próprio presidente que a propósito do 25 de Abril aproveita para discorrer sobre a guerra no Iraque. Continua com uma relação dos investimentos realizados. Refere a o debate sobre o rescaldo do Fórum Social de Porto Alegre e acaba com a sessão de discussão do PDM presidida pelo honorável presidente da CMS.

Tirando isto ainda dedica uma página a Sebastião da Gama e duas a Luísa Todi. Nada contra tais personagens. Seria no entanto agradável que variassem os "temas culturais". Quando se fala de cultura em Setúbal, invariávelmente, é para enaltecer Bocage, Sebastião da Gama e Luísa Todi.

Adiante. É bom saber que, apesar das dificuldades financeiras, há sempre um dinheirito para propaganda. No entanto, se é para ser feitas às minhas expensas, gostaria de contribuir com alguns temas...

posted by Miguel Noronha 7:30 da tarde

Sampaio Chocado

O Presidente da República, Jorge Sampaio, manifestou esta quarta-feira algumas reservas sobre a realização de um referendo sobre a futura Constituição Europeia.

O Chefe de Estado considera que, apesar de ter sido sempre favorável a referendos, ficou «traumatizado» com os referendos sobre a regionalização e a despenalização do aborto
"

«Um referendo sobre a Europa que não seja um referendo sobre o Governo ou sobre uma política de outro tipo, isso é uma coisa muito interessante. Se for para discutir a auto-estrada do lado direito ou a auto-estrada do lado esquerdo, como se estivéssemos a discutir a Europa, isso então é que é uma grande confusão e não vale a pena», disse

Do discurso, algo atabalhoado, do nosso PR depreendo que ele não gostou do resultado dos referendos até agora realizados. Eu, confesso que na altura, também não fiquei. No entanto isso não é justificação para que o referendo a uma futura constituição europeia (CE) não se realize.
Julgo que não foi a falta de debate que levou à altissima taxa de abstenção nos referendos realizados. Mas se Jorge Sampaio julga ser essa a peça-chave tem toda a legitimidade para liderar essa iniciativa.
Pelo que até agora foi revelado, a futura CE, implicará a transferência de (ainda) mais competências dos Estados-Membros para os organismos centrais europeus. Convém que a decisão sobre rectificação ou não de tal instrumento seja feita por todo o eleitorado e não apenas pela AR.
posted by Miguel Noronha 5:57 da tarde

Abruptamente Nesta Primavera

Não sendo novidade (a notícia já tinha sido dada por outros blogs) não podia deixar em claro a novidade que está a abalar a blogosfera lusa: José Pacheco Pereira tem blog. Não deixem pois de visitar o Abrupto.
O Intermitente deseja que a sua vida de judeu errante não impeça uma presença assídua.

ps: atenção que para os blogs de esquerda judeu é sinónimo de neo-conservador...
posted by Miguel Noronha 11:28 da manhã

Comentários de Chris Patten Sobre o Presidente da UE

"Had such a figure been elected a few months ago I do not imagine that either Mr Blair or Mr Chirac, shocked and awed by the dignity of the new office, would have altered course during the recent crisis", Mr Patten writes in the FT. "It would have been left to the hapless new president of Europe to explain at the White House - if he or she could secure admittance - what the world already knew: that Europe was divided".


posted by Miguel Noronha 10:26 da manhã

Desautorizações

Ontem, os relativos, falavam do "espantoso o grau de desautorização" ao Ministro da Economia que constituiram as palavras do presidente de ICEP no seu discurso de tomada de posse. Ficaram chocadissimos...

Ainda o dia de ontem não tinha acabado e tivemos outro exemplo. Franscisco Assis, logo secundado por Ferro Rodrigues, apelam à demissão dos veradores socialistas da Câmara de Felgueiras (para que se realizem eleições antecipadas). A concelhia de Felgueiras do PS decide fazer ouvidos de mercador e não só não acata o "conselho" como ainda aprova "por «unanimidade e aclamação» um voto de confiança nos vereadores socialistas". Aguardo ansiosamente as vossas reacções...

posted by Miguel Noronha 9:31 da manhã

Mercúrio em Trânsito Pelo Sol

Se gostam de astronomia não deixem de acompanhar uma oportunidade rara: a passagem de Mercúrio em frente ao sol. O evento pode ser acompanhado através deste link (não se esqueçam de ir fazendo reload) do Centro de Astrofisica da Universidade do Porto.
Já agora aproveitem a viagem e vejam as ultimas novidades da exploração do cosmos.


posted by Miguel Noronha 9:14 da manhã

terça-feira, maio 06, 2003

Where Have All the Marxists Gone?

Não procurem mais! Os novos marxistas estão no movimento ecologista: "Strip socialism of its pro-science, pro-technology viewpoint and you are left with today's Green movement".
Um texto que desmistifica o liderança moral dos ecologistas e os seus dogmas.
posted by Miguel Noronha 8:21 da tarde

Os Keynesianos e o Défice Público

Bastante a propósito das ultimas discussões em torno do défice vale a pena ler o artigo da Ideas on Liberty intitulado "The Return of the Keynesians".

"Attempting to increase agregatte demand by incresing government spendig also will not restore growth. There is little evidence to sugest that fiscal or monetary policies have a systematic effect on real economic variables.

In fact, government's printing money and spending more cannot induce long term growth because those activities do not generate new wealth, capital or savings.Sustainable economic growth requires an expansion of the capital base, and thar requires savings.

When central banks push down interes rates to put more money into the economy or when government runs deficits, funds are diverted from whealth generators to wealth consumers. A better move would be to cut government spending so that resources are released for productive use.

It is astonishing that failed principles of central planning are readily applied in government attempts to manipulate market economies. (...)
"
posted by Miguel Noronha 4:41 da tarde

Avanços Tecnológicos II

Já tinha lido, na página do blogger que iria surgir uma nova versão do mesmo. Decidiram chamar-lhe DANO. Pelo que vejo nas páginas de dois blogonautas lusos ( Replicar e Paragem de Autocarro ) acho que o nome é apropriado. É melhor adoptar uma postura mais conservadora e esperar por uma versão mais estável.
Não deixo, no entanto, de congratular os dois pioneiros pela coragem demonstrada...
posted by Miguel Noronha 2:43 da tarde

Avanços Tecnológicos

O Intermitente gosta de andar na vanguarda tecnólogica. Deve ser o contra-peso por não ser a vanguarda da classe operária.

Para gerir a questão dos links decidi aderir ao Blogrolling. Ainda não percebi é como é que aquilo funciona...
Os autores da engenhoca prometem maravilhas mas até agora não vi nada. Se alguém quiser elucidar-me sobre o funciomamento da coisa escreva-me para mk_nor@yahoo.com
posted by Miguel Noronha 2:39 da tarde

Fischer's bid for EU foreign affairs job in doubt

The crisis in Iraq has seriously damaged Joschka Fischer's chances to become the first EU foreign affairs minister, Financial Times Deutschland writes in an editorial today.

According to the newspaper, it is not a matter of whether Germany was "on the right front side" with its position over war in Iraq. The problem is that the German Foreign Affairs minister seemed unable to even decide what the position should be.

This should not be a feature of the future EU foreign affairs minister, the German newspaper adds.


O meu comentário: Inch Allah!
posted by Miguel Noronha 10:33 da manhã

Artistas e intelectuais contra Lula

Excertos do artigo do DN:

Após a bombástica entrevista do cineasta Cacá Diegues, publicada no jornal O Globo de sábado último, com acusações de que o Governo do Presidente Lula da Silva tenta impor uma orientação dirigista, de cunho estalinista, aos novos filmes brasileiros, dependentes do apoio do Estado, o meio artístico mobilizou-se.

Está prevista para hoje uma manifestação pública de um grupo expressivo de artistas para oficializar uma posição global sobre a política cultural do Governo, onde surgem nomes como os de Fernanda Montenegro, Caetano Veloso e Miguel Falabella.


O autor de Deus é Brasileiro lembrou que, na ditadura, o governo financiava filmes de todos os tipos e que, embora a polícia prendesse realizadores e actores, jamais a política cultural foi dirigida para enaltecer a acção governamental. E disse ser a actual política uma vitória «jdanovista no seio de um governo democrático», referindo-se a Jdanov, que foi comissário da cultura de Estaline
posted by Miguel Noronha 9:27 da manhã

FARC executam dez reféns

"As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, guerrilha marxista) executaram dez reféns, entre os quais o governador da província de Medellín e um ex-ministro.

Juntamente com os dois políticos, os rebeldes marxistas assassinaram também oito soldados. Os dez homens foram feitos reféns como forma de pressão da guerrilha para conseguir a libertação de um membro detido.

Os corpos do governador de Medellín, Guillermo Gaviria, do seu conselheiro para a paz e antigo ministro da Defesa, Gilberto Echeverri, e dos oito militares foram encontrados pelas forças de segurança colombianas, indicaram à Reuters fontes militares e governamentais
"

O que têm a dizer os "advogados" das FARC perante tão cobarde acto? Será que Miguel Urbano Rodrigues continuará a chama-los de "formidáveis guerreiros"? Será que Lula continuará a recusar considera-los como terroristas?
Provavelmente. Porque nada disto é novo. E quem até agora se recusou a vê-los como eles, verdadeiramente, são não vacilará nas suas convicções por um pequeno fait-divers...
posted by Miguel Noronha 9:01 da manhã

segunda-feira, maio 05, 2003

A ONU na Somália

Um artigo na Spectator relata como correu a, bem sucedida, administração da ONU na Somália.

"(...)in terms of ‘nation-building’ on the ground the UN operated like a tower of Babel staffed by civilian officials on secondment from the world’s most brutal, incompetent Third World dictatorships. These people attended seminars, spouting edicts about gender-balanced councils, habeas corpus and respect for human rights that simply didn’t exist in their own countries. And their prescriptions were all such fiction when applied to the realities of Somalia. We used to call the UN base MogaDisney. And it was filthy corrupt. In a headquarters guarded by 10,000 troops — Turks and Zimbabweans mostly — somebody stole $3.5 million in cash out of the UN’s administration office (the money was stored in a filing cabinet). The wonga came in $100 bills and the volume was such that the thieves had to load it all onto a pick-up and then drive out of the base through several blue-helmet checkpoints. Nobody was ever prosecuted. The UN abandoned Somalia in 1995 and the country remains in chaos"

O resto do artigo relata a bem sucedida intervenção francesa no Ruanda e a cumplicidade destes com os rebeldes Hutus.
posted by Miguel Noronha 7:13 da tarde

Não Aprendem

O mesmo grupo de personalidades que, no início da guerra do Iraque, se uniu para condenar a "agressão" americana e prever toda a especie de cataclismos, que não se chegaram a verificar, decidiu voltar à carga.

O Iraque não é um país livre. É hoje um país ocupado por tropas estrangeiras. Como as imponentes manifestações ocorridas em Bagdad em 18 do corrente, reclamando a retirada das tropas de ocupação anglo-americanas, bem demonstraram.

É estranho que um tão destacado grupo de intlectuais não repare na enormidade que proferiram. O Iraque não era um país livre durante o "reinado" de Saddam Hussein. As manifestações que existiam era sempre pró-regime. Não havia margem de protesto para os opositores do regime. Que agora a população se manifeste (e reservo-me o direito de duvidar da representatividade dessas manifestações) só pode ser visto como um acréscimo de liberdade do povo iraquiano. Para além disso existe a promessa de realizar eleições. Essas eleições vão ter um grau de liberdade nunca antes visto no Iraque. Por certo que não vão entregar, como no passado, a totalidade dos votos a um candidato.

Manifestamos a nossa profunda preocupação com as intenções belicistas das autoridades norte-americanas contra países vizinhos do Iraque, em especial a Síria e o Irão, denunciando também o aproveitamento da situação que as autoridades de Israel têm feito para prosseguirem a sua política agressiva contra a população e as instituições palestinianas;

Manifestam-se contra as intenções belicistas dos EUA contra a Síria e o Irão. Nada dizem quanto ao regime ditatorial Sirio que ocupa militarmente o Líbano, tem armas quimicas e apoia grupos terroristas. O Irão que desde a implementação do regime teocrático tem procurado exportar pela bomba a sua revolução intolerante e reprime a vontade expressa do seu povo também não os preocupa.

Rejeitamos as crescentes ameaças à livre expressão do pensamento e o incremento da manipulação generalizada da informação, ao serviço de uma visão imperialista e unilateral;

Ao ler esta frase penso que se devem referir a Cuba, ao Irão, à Síria, à Coreia do Norte, ou mesmo à Rússia. Não serão os EUA onde existe uma enorme pluraridade de meios de informação que as "ameaças à livre expressão do pensamento e o incremento da manipulação generalizada da informação" possam ocorrer impunemente.

Perguntei-me quem estaria errado. Eu ou tão distinto grupo de pensadores. Mas ao lembrar-me que um dos subscritores do manifesto, José Saramago, demorou 40 anos a perceber a verdadeira natureza do regime cubano volto a ter confiança no meu discernimento.
posted by Miguel Noronha 11:46 da manhã

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com