O Intermitente<br> (So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

O Intermitente
(So long, farewell, auf weidersehen, good-bye)

sábado, abril 03, 2004

Leitura Recomendada

"Origins of International Terrorism in the Middle East de Herbert Kitschelt.

This paper argues that Islamist international terrorism is associated with polities and regions of the world where economic globalization has not taken place because public institutions do not support the development of viable capitalist markets. The design of the explanatory account follows a simple scheme derived from theories of rebellious mobilization, social movements, and revolutions (for example, Della Porta and Diani 1999; Parsa 2000). For such political mobilization to take place, intense, widely experienced human suffering and deprivation must exist. For such suffering to motivate mobilization, political ideologues must articulate interests and a broad cultural interpretation that explains to potential activists how deprivations have come about and how to overcome them.

These interpretations can be disseminated to target constituencies only if political opportunities are conducive for political entrepreneurs to overcome collective action problems and build insurrectional organizations. What this involves is a strategic interaction between forces protecting the status quo and those challenging it. In the case of contemporary Islamist movements, this process has led to a splintering of different challenging groups and an isolation of radicals who have resorted to a sectarian terrorist strategy. The observable dynamic in the Middle East may not be unique, although at present other places on earth where conditions might fuel an effective international terrorist mobilization are not discernible.

posted by Miguel Noronha 12:52 da tarde

Saramago, o Voto em Branco e Cuba

Excerto da entrevista a José Saramgo no Mil Folhas (Público)


Mil Folhas (MF) - Porém, numa democracia posso apontar o dedo ao poder político através da minha opinião e do voto. Viu-se nos últimos dias em Espanha e em França. Nas ditaduras não o posso fazer. Em Cuba não o posso fazer. Como vê hoje a situação cubana?

José Saramago (JS) - Vejo como via antes. Mas se você me pergunta: vê a acção do voto em branco aplicada a Cuba? Com certeza, não é excepção!

MF - Sim, mas não é possível!

JS - Como é que não é possível? Claro que sim! Há eleições em Cuba, que não vou discutir agora...

MF - Considera as eleições em Cuba democráticas?

JS - Eu não considero nada! Nunca as vi! Não sei o que é que se passa. A única coisa que sei que se passa é o seguinte: os cidadãos vão pôr um papel nas urnas e isso é votar. Democrático ou não, isso é votar, ainda que tivéssemos de discutir se as pessoas foram impelidas, arregimentadas, se foram assim, se foram assado.

MF - Mas é um regime de partido único.

JS - Obviamente, mas vamos lá ver... Também não sei como é que são os boletins de voto em Cuba. Em Espanha vota-se em branco tirando a lista de dentro do sobrescrito e metendo na urna o sobrescrito vazio. Aqui [Portugal] não se preenche o voto em branco. Em Cuba não sei como é. Se a lista se apresenta como lista única... talvez não seja possível votar em branco. Não sei... A única coisa que provavelmente se pode fazer é anular o voto. Nesse caso o voto nulo seria equivalente ao voto em branco... mas não sei!

posted by Miguel Noronha 11:34 da manhã

sexta-feira, abril 02, 2004

The Milton Friedman Prize for Advancing Liberty

O peruano Hernando de Soto foi o vencedor do Milton Friedman Prize for Advancing Liberty de 2003.

"Hernando de Soto embodies what the Milton Friedman Prize for Advancing Liberty is all about," says Cato Institute president Edward Crane. "In his books he has made new and important contributions to our understanding of liberty. And he has worked with dedication and effectiveness to bring liberty about, on the ground, in places where it is most needed. Everyone talks about helping the world's poor. This is a man who figured out how to do it. His work exemplifies the spirit and practice of liberty.


Podem ler um resumo do seu livro "O Mistério do Capital" (em inglês) aqui.
posted by Miguel Noronha 5:40 da tarde

o Estado Enquanto Educador das Massas

O PS apresentou um projecto-lei que pretende apoiar (ainda mais?!) a produção cinematográfica impor nas quotas temporárias para a exibição de filmes portugueses.

O PS tem todo o direito (e pode perfeitamente eleger como missão) de promover o cinema portugês. O que me parece errado é que o pretenda fazer de forma coerciva (através das quotas) e à nossa custa (através do subsídios).
posted by Miguel Noronha 5:14 da tarde

A França, a Espanha, as Eleições, A Constituição Europeia, Etc.

Dois artigos recomendados. O de Clive Crook na The Atlantic e o de Vasco Pulido Valente no Diário de Notícias.
posted by Miguel Noronha 3:45 da tarde

A Bomba Misteriosa

O Diário Digital notícia que foi encontrada uma bomba na linha férrea entre Madrid e Sevilha

Quem ser? o autor deste atentado (abortado).

Será a ETA? Porquê? Agora que o PSOE ganhou as eleições e que terá, por via dos acordos eleitorais, certamente de conceder ainda maior autonomia às regiões. Alguns destes acordos serão, certamente, com a ERC de Carod-Rovira o amigo catalão da ETA.

Será a Al-Qaeda? Porquê? Agora que Zapatero promete cumprir a sua promessa de retirar as tropas espanholas do Iraque. Agora que o futuro governo espanhol declarou a sua intenção de allinhar a sua política externa com o eixo franco-alemão e, logo, contra os EUA.

Como entender esta bomba?
posted by Miguel Noronha 2:34 da tarde

Progresso

Noto um certo progresso no artigo de hoje de Manuel Villaverde Cabral.

Primeiro admite que "a coligação PSD-PP herdou um fardo pesado da anterior governação, não só nas contas públicas como no clima de descontrolo em que se viveu durante o consulado Guterres" e, segundo, que um (eventual) futuro governo PS será uma "desilusão permanente para os eleitores que procuram alternativa à direita".

O restanto do artigo é ocupado com a sua peculiar visão da Teoria Económica.
posted by Miguel Noronha 1:56 da tarde

A Nova Geração Árabe

Excertos de artigo de Esther Mucznik no Público.

O que importa é perceber que para uma larga maioria de jovens da classe média (os mesmos que poderão ter um papel de liderança nas sociedades do mundo árabe) não é a revolução islâmica que os faz sonhar, mas sim a liberdade. E aquilo que os aflige é a descrença total e absoluta nos regimes ditatoriais, corruptos e retrógrados que os governam. Por isso não é de admirar que um desses jovens, inquirido sobre o que faria se lhe dessem um passaporte americano, tenha respondido: "Preferia que não fosse a América, mas claro que aceitaria. Quem não aceitaria?

(...)

É trágico que hoje, no mundo ocidental, uma parte da opinião pública não perceba que solidarizar-se com o mundo árabe é solidarizar-se em primeiro lugar com o impulso de liberdade, de emancipação e anseio de democracia, e não com o que há de mais retrógrado, atrasado e fanático. A incrível fotografia publicada no jornal "Expresso" de duas jovens "mascaradas" de bombistas muçulmanas com véu e um cinto de explosivos à cintura, na manifestação pela paz de sábado 20 de Março, em Lisboa - certamente em solidariedade ou pelo menos em compreensiva indulgência com o terrorismo suicida -, revela não apenas uma intolerável ligeireza, mas sobretudo uma total e inadmissível cegueira perante o que está em jogo no Médio Oriente e no mundo actual.

Só um Médio Oriente livre, democrático e próspero poderá acabar com o terrorismo e conhecer a paz. Contra esse novo Médio Oriente o fundamentalismo islâmico não cessará nunca de lutar, porque ele significa o seu fim. Mas a alteração do "statu quo" representa também uma ameaça para os governos corruptos que temem pelo seu próprio poder.

(...)

Indiferente a esta realidade, a Europa prefere o "statu quo" que mais não faz do que favorecer o terrorismo. E adiar a resolução do conflito israelo-palestiniano, porque, contrariamente às furiosas invectivas de muitos dos nossos oráculos, demasiado rápidos a encontrar culpados, o conflito israelo-palestiniano só terá a sua resolução definitiva num Médio Oriente livre e democrático. Nesse sentido, não é inútil ouvir o editorialista já citado denunciar "a hipocrisia dos regimes árabes que justificam a sua recusa das reformas preconizadas pelos americanos com o argumento que elas não resolvem o conflito israelo-palestiniano, como se esses regimes estivessem prontos a enviar as suas tropas e o seu arsenal militar para libertar os territórios [palestinianos]... Esses regimes utilizam a causa palestiniana para se manter no poder..."

A principal ameaça à paz no mundo hoje é a ausência de liberdade, de democracia e de bem- estar no Médio Oriente. É nesse sentido que o Ocidente devia trabalhar, não impondo os seus modelos, mas apoiando-se nessa nova geração árabe sedenta de uma nova ordem nos seus países, capaz de um dia trazer a paz, a justiça e a prosperidade

posted by Miguel Noronha 12:56 da tarde

Supa Sista



Hoje é dia de Ursula Rucker. Um grande concerto em perspectiva.
posted by Miguel Noronha 12:04 da tarde

França

O novo MNE francês Barnier pretende "dar um novo impulso à França no contexto europeu". Reconheceu que "É preciso reforçar o lugar e o papel do nosso país no projecto europeu», que está fragilizado por uma grande número de desafios, a nível interno e externo".

Estas afirmações são algo ambiguas. Por um lado parece pretender renegar o estilo seguido pelo seu antecessor De Villepin (e caucionado por Jacques Chirac) de permanente confrontação com os que se lhe opunham (nomeadamente nas questões da Constituição Europeia e do Iraque). Por outro lado continuar a querer assumir a liderança da UE.
posted by Miguel Noronha 9:56 da manhã

Nesta Ninguém Acreditou

Das mentiras que circularam ontem na blogosfera a menos plausível foi a anunciada fusão entre Samizdata e o blog de Noam Chomsky. Get serious guys...
posted by Miguel Noronha 8:45 da manhã

quinta-feira, abril 01, 2004

Totalmente de Acordo!

Acerca do aumento do preço dos combustíveis o deputado comunista Lino de Carvalho atribuiu parte da culpa ao "aumento do imposto sobre produtos petrolíferos para garantir mais receitas fiscais. Concordo absolutamente! Baixe-se o ISP. E já agora diminua-se a despesa do Estado.
posted by Miguel Noronha 5:36 da tarde

BE interpela Governo sobre guerra do Iraque

Para Louçã, o Governo tem tido uma postura de «seguidismo em relação aos EUA, de divisão da Europa e de enfraquecimento da paz e é co-responsável pelo desenvolvimento do terrorismo e da vertigem do terror e da guerra, hoje em dia».


Para mim, o BE tem tem tido uma postura de seguidismo em relação França e à Alemanha que pretendem impor uma inexistente unaninimidade na polítca externa europeia e de enfraquecimento da paz através de "Acordos de Munique". É ainda co-responsável pelo descupabilização do terrorismo e das ditaduras do Médio Oriente tentando imputar a vertigem do terror e da guerra às democracias ocidentais.
posted by Miguel Noronha 3:53 da tarde

A Desculpa

Artigo de Francisco Sarsfield Cabral no DN.

Afinal, a tímida recuperação económica europeia voltou a encravar. Na Alemanha, que representa um terço da zona euro, depois de alguns sinais positivos caiu a confiança dos empresários e dos consumidores. Por isso e porque a economia espanhola poderá ressentir-se das últimas eleições, a retoma em Portugal vai continuar adiada.

Com o decepcionante crescimento económico da zona euro regressou a hipótese de descida dos juros do Banco Central Europeu. Apesar de os juros estarem em mínimos históricos, é possível, embora não provável, que hoje mesmo o BCE baixe a sua taxa central. Ou que a desça daqui a mais algumas semanas. Só que não virá daí o milagre que alguns parecem esperar.

O que tem a taxa de juro a ver com os atrasos na concretização da chamada agenda de Lisboa? Há quatro anos, em Lisboa, o Conselho Europeu prometeu um vasto leque de medidas para tornar a economia europeia na mais competitiva do mundo. Entretanto, a UE perdeu mais terreno para a economia americana. Os governos, e em particular o de Berlim, mostram-se incapazes de levar por diante reformas indispensáveis, do mercado de trabalho à segurança social. E os proteccionismos nacionais continuam a travar a eficácia do mercado único europeu. Vejam-se as resistências da França e da Alemanha à internacionalização da empresa farmacêutica Aventis e do Deutsche Bank, respectivamente (resistências que muitos gostariam de ver entre nós, como se os erros dos outros merecessem ser copiados). Baixar os juros poderá ajudar alguma coisa, mas o essencial depende da coragem dos governos. É cómodo o bode expiatório da taxa de juro, da responsabilidade do BCE, para desculpar a incapacidade dos políticos nas tarefas que lhes competem.

posted by Miguel Noronha 2:32 da tarde

Um Ano!


A UNIÃO DOS BLOGUES LIVRES comemora hoje o seu primeiro aniversário. Felicito todos os meus companheiros UBLianos, especialmente o Statler que foi o nosso mentor.

A luta contra o perigo totalitário marxista na blogosfera prossegue!
posted by Miguel Noronha 12:42 da tarde

União das Republicas Socialistas Europeias

Produção de leite dentro dos limites fixados pela UE

Portugal tem actualmente possibilidade de produzir 1,936 milhões de toneladas, correspondentes a uma quota de 1,863 milhões de toneladas, mais 73 mil toneladas de autoconsumo para os Açores, um benefício [!!] temporário que a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) vai alterar

posted by Miguel Noronha 12:34 da tarde

Ligações Perigosas

As operações anti-terroristas levadas a cabo em vários países europeus reforçam a convicção que existe uma ligação entre grupos de extrema-esquerda e fundamentalistas islâmicos. Ver notícias no Diário Digital e Libertad Digital.
posted by Miguel Noronha 11:38 da manhã

Greves Originais

Segundo o Diário Digital os estudantes do Ensino Superior retomam hoje os protestos contra a Lei do Financiamento. Uma das acções a desenvolver consiste numa "greve de zelo" (!!).

Melhor que uma greve de zelo dos estudantes, de momento, só me ocorre uma greve dos arrumadores de carros.
posted by Miguel Noronha 10:38 da manhã

Georgia

O February 30 comenta os resultados das recentes eleições na Georgia e alerta para os riscos de uma guerra civil derivados da (provável) secessão da Ajaria.
posted by Miguel Noronha 9:44 da manhã

EU may have funded terrorists, says Parliament

Tens of thousands of euro of EU funds may have been diverted to people linked with Palestinian terrorism, according to a report from the European Parliament, obtained by the EUobserver.

The report cites documentary evidence seen by a Parliamentary working group- set up last year after allegations that EU funds to the Palestinian Authority (PA) had been misused - that between 21,500-39,000 US dollars of EU funds may have been transferred to terrorists.

(...)

The group says it does not yet have enough evidence to show funds were transferred directly to terrorists, but can show that monies were transferred from the PA to members of the Fatah group, which is linked to the 'Al Aqsa Martyrs Brigades' - a group on the EU's terror list.

posted by Miguel Noronha 8:45 da manhã

quarta-feira, março 31, 2004

Xenofobia

O PCP requereu um debate de urgência para discutir "a venda de empresas portuguesas ou de participações nacionais a empresários estrangeiros [e] para exigir do Governo medidas para dissuadir estas operações".
posted by Miguel Noronha 5:38 da tarde

PS admite anular descentralização quando regressar ao poder

O Partido Socialista, pela voz do deputado Ascenso Simões, admite vir a anular o processo de descentralização em curso assim que regressar ao poder. No Fórum TSF desta quarta-feira, o deputado sublinhou que esta será a prioridade socialista, justificando que os problemas dos municípios apenas se resolvem com a regionalização.

Na opinião de Ascenso Simões, só as entidades supra-municipais podem resolver os problemas da escala e de compatabilização dos interesses municipais.

O PCP também contesta o projecto da coligação PSD/CDS-PP, alegando que a curto prazo se verificará que os benefícios da descentralização serão muito poucos e a situação, daqui a uns anos, será de desencanto.


A oposição prefere apostar num processo de descentralização artificial, burocratizado (com mais uns quantos cargos de confiança política) e imposto de cima para baixo.

Eu prefiro que os municipios (e as respectivas associações de municípios entretanto criadas) tenham a possibilidade de escolher quais as associações que pretendam establecer e, ao mesmo tempo, qual a dimensão relevante para as mesmas (que não tem de ser idêntica para todos os casos). O processo será, necessáriamente, dinâmico e, nalguns casos, provocará "desencanto". No entanto quanto menos rígido for o processo de associação mais fácil se processará a correcção dos erros.
posted by Miguel Noronha 4:50 da tarde

The Federalist Papers

E continuando na senda do post anterior deixo aqui o link da edição online de The Federalist Papers de John Jay, Alexander Hamilton e James Madison.

The Federalist Papers were written and published during the years 1787 and 1788 in several New York State newspapers to persuade New York voters to ratify the proposed constitution.

In total, the Federalist Papers consist of 85 essays outlining how this new government would operate and why this type of government was the best choice for the United States of America. All of the essays were signed "PUBLIUS" and the actual authors of some are under dispute, but the general consensus is that Alexander Hamilton wrote 52, James Madison wrote 28, and John Jay contributed the remaining five.

The Federalist Papers remain today as an excellent reference for anyone who wants to understand the U.S. Constitution.

posted by Miguel Noronha 3:40 da tarde

Clássicos Online

A Library of Economics and Liberty (de Arnold Kling) acaba de colocar online uma enorme quantidade de clássicos. São 326 livros e 184 ensaios. Impressionante!
posted by Miguel Noronha 2:23 da tarde

Imigração e População

Um estudo do INE indica que, até 2050, Portugal poderá perder cerca de 2 milhões de habitantes.

Não costumo dar grande importânica ao determinismo destes estudos. O grau de incerteza é demasiado grande (o estudo indica que a dimuição populacional pode ir de apenas 300.000 aos supracitados 2 milhões).

Estudo como este colocam-nos um problema associado. A diminuição da população activa. Com os baixos níveis de fecundidade existentes (e com tendência a diminuir) este risco é demasiado real para ser ignorado.

Como tal não se compreende a polítca de "numerus clausus" que o Governo impôs na imigração [poderiam também ser invocadas outra ordem de razões - igualmente válidas - para contestar esta política].

Para este ano o Governo impôs uma quota de 8.500. Não sei (mas gostava bastante de saber) como é obtido este número "mágico".
posted by Miguel Noronha 12:38 da tarde

Rendimento Mínimo Aumento Desemprego Voluntário

No Público:

Apesar do seu baixo desemprego, a Madeira é das regiões que mais beneficiou do RMG/RIS nos últimos quatro anos, assinala o Banco de Portugal no seu relatório anual de 2001. Concebido para os mais pobres e carenciados, este apoio financeiro acabou por ter maior impacto em duas das zonas do país onde há menor desemprego, isto é, nos Açores e na Madeira. "Manteve-se em 2001 a maior penetração do programa em regiões com taxas de desemprego mais baixas, o que deixa antever alguma influência deste programa no funcionamento dos mercados de trabalho locais, em particular sobre decisões de inactividade", diz o relatório do banco central.

posted by Miguel Noronha 11:46 da manhã

Sudão

Mais uma notícia surpreendente. Depois da recente "conversão" da Líbia, soube-se hoje que Hassan Turabi, o líder espiritual do regime islâmico sudanês, foi preso pelo próprio regime sudanês (imagino que alguém nós vá lembrar que ele era "apenas" um velho de 90 anos). Eram conhecidas e de longa data as suas ligações a Bin Laden.

É claro que este gesto do governo sudanês não o iliba das atrocidades cometidas, durante a sua cruzada (eu sei que este termo não é o mais correcto) pela arabização do país, contra as populações cristâs e animistas do Sul.
posted by Miguel Noronha 9:14 da manhã

terça-feira, março 30, 2004

Professores prometem "envergonhar" o Governo durante Euro 2004

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) avançou hoje que irá aproveitar o Euro 2004 para "envergonhar" o Governo com a distribuição de folhetos onde vai revelar que há um milhão de analfabetos no país e 40 mil docentes desempregados.


Eu avanço com a proposta de aproveitar o Euro 2004 para envergonhar os professores. Proponho que se convidem os adeptos estrangeiros a assistir a aulas do ensino obrigatório.
posted by Miguel Noronha 8:26 da tarde

Os Perigos da Dupla Maioria

O eurodeputado Jens-Peter Bonde alerta para os riscos que a dupla maioria (tal como está prevista) representa para os pequenos países.

The consequence of introducing double majority will be that the culture of negotiation which has until now been dominant in the Council, will no longer apply. Until now agreement has primarily been reached through deliberation. Since it will make no sense to propose a law which will be met by a blocking minority, the Commission will, in the future, prepare its law proposals by consulting the populous countries before elaborating a formal proposal. The small countries will only rarely be taken into consideration since even 10-12 small countries will not be able to prevent an adoption by qualified majority.

The small countries will be sidelined within the EU, because of this I do not understand why so many will accept the proposal anyway. A minority group within the Convention has prepared a more realistic proposal, where the percentage of countries and populations needed for adoption are respectively 75 and 50. This proposal takes the countries with large populations into account with the 50% rule as well as making it possible to vote down 6 of the soon-to-be 25 countries. Our proposal is still not the most ideal for the small countries and 55-55 is not an acceptable compromise.

posted by Miguel Noronha 5:58 da tarde

É o Petróleo...

Um dos temas da pré-campanha presidencial nos EUA é a alta do preço do crude. Uma das medidas propostas por John Kerry consiste em pressionar os países produtores de petróleo a aumentar a sua produção. Só não explica que forma vai tomar essa "pressão".

Entretanto o Opinion Journal comenta as propostas de Kerry e procura explicar a que se deve a presente alta dos preços do petróleo.
posted by Miguel Noronha 5:01 da tarde

Foi Você Que Falou em Agenda?

Rogo ao Bloguitica que me elucide sobre os pontos da agenda imposta por Paulo Portas ao PSD.
posted by Miguel Noronha 3:45 da tarde

Os Ventos de Espanha

Kalkito de Pedro Mexia no Diario de Notícias.

Tocar rabecão Zapatero anunciou uma inflexão na política externa de Espanha. Nada do outro mundo. A retirada (ou não) das tropas espanholas estacionadas no Iraque tem algum significado simbólico, mas mesmo quem contesta essa decisão não considera que tal retirada se revista de uma gravidade irremediável. Em contrapartida, a mudança espanhola na política europeia faz temer pior. Pelos vistos, mais tarde ou mais cedo seremos mesmo condenados a uma «Constituição» que ninguém pediu, ninguém votou e que só aproveita ao Eixo.

posted by Miguel Noronha 2:30 da tarde

Como Distorcer Uma Notícia

O Diário Digital noticia que numa sondagem da Gallup George W Bush supera o Senador John Kerry nas intenções de voto. Embora se trate de uma boa notícia não é isso que me move.

O DD começa por dizer que Bush está a frente "apesar de todas as acusações ao governo sobre a sua inacção antes dos atentados do 11 de Setembro". Pelo vistos quem escreveu a noticia não tem acompanhado as audições da Comissão do Congresso. Por outro lado também não se apercebe que ao acusar-se Bush de inacção antes do 11/09 (e Clinton? - ninguém se lembra que foi ele também foi Presidente dos EUA?) está-se a caucionar a sua presente conduta.

Também não lhe deve causar estranheza que a mesma sondagem indique que os americanos confiam mais em Bush do que em Kerry para combater o terrorismo (53% contra 29%).

Enfim...
posted by Miguel Noronha 11:44 da manhã

Orçamento da UE

O conflito entre os Estados-Membros e a Comissão, acerca do Orçamento, continua. Nenhum dos lados dá mostras de querer ceder.

Segundo o EU Observer alguns países preferem esperar pela nomeação do novo presidente da CE (em Novembro) antes de iniciarem negiciações sobre o assunto. Imagino que a posição dos candidatos, acerca deste assunto, venha a ter um considerável peso na escolha dos Estados-Membros.

Posso estar enganado mas tenho a impressão que António Vitorino não tenha grandes hipóteses.
posted by Miguel Noronha 10:34 da manhã

BOMBARDIER - Trabalhadores de vários países vão ao Parlamento Europeu

Trabalhadores da Bombardier de Portugal, Alemanha, Reino Unido e Suécia encontram-se hoje com deputados do Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo para explicar a situação da empresa, que anunciou a desactivação de sete unidades na Europa, incluindo uma na Amadora

(...)

Na prática, o Parlamento Europeu não tem poder para actuar neste caso, mas poderá fazer uma recomendação para os governos dos países visados ajam no interesse dos trabalhadores, disse à agência Lusa uma fonte ligada ao processo.


Qual será o teor da recomendação que este fará aos governos para ue estes "ajam no interesse dos trabalhadores"? Só consigo imaginar duas. Recomendar que sejam atribuídos contractos à Bombardier sem concurso público (o que violava as regras comunitárias) ou a estatização das empresas nos respectivos países (presumo que também viole a legislação comunitária).

Posto isto. Qual a relevância desta apresentação ao PE?
posted by Miguel Noronha 9:07 da manhã

segunda-feira, março 29, 2004

Barreiras à Entrada

Um estudo do Banco Mundial analisou os custos e os efeitos da regulação económica na entrada de novas empresas. Eis a conclusão:

An analysis of the regulation of entry in 85 countries shows that, even aside from the costs associated with corruption and bureaucratic delay, business entry is extremely expensive, especially in the countries outside the top quartile of the income distribution. We find that heavier regulation of entry is generally associated with greater corruption and a larger unofficial economy, but not with better quality of private or public goods. We also find that the countries with less limited, less democratic, and more interventionist governments regulate entry more heavily, even controlling for the level of economic development.

This evidence is difficult to reconcile with public interest theories of regulation but supports the public choice approach, especially the tollbooth theory that emphasizes rent extraction by politicians [McChesney 1987, Shleifer and Vishny 1993]. Entry is regulated more heavily by less democratic governments, and such regulation does not yield visible social benefits. The principal beneficiaries appear to be the politicians and bureaucrats themselves.

posted by Miguel Noronha 4:39 da tarde

Televisão

Baseado numa notícia do Público que pretendia seriar o grau de confiança dos telespectadores em relação aos noticiarios televisivos o Barmabé coloca em causa a superioridade das televisões privadas. Os noticiarios da RTP aparece em primeiro (91% para o 1º canal e 88% para o da Dois) e os da privadas em ultimo (73% para o da SIC e 63% para o da TVI).

Quando consultamos os dados sobre os shares médios de Fevereiro (para todos os programas) verificamos que a preferência revelada é inversa. Em Primeiro a TVI (29.7%), em segundo a SIC (29.3%), em terceiro a RTP (25.4%), em quarto video/outros (11.8%) e em quinto a Dois (3.8%).

Penso que a preferência do público pelas televisões privadas é evidente. Se considerarmos que o financiamento não é suportado pelos telespectadores questão da sua superioridade fica respondida.
posted by Miguel Noronha 3:12 da tarde

Coligação PS/BE?

No Diário Digital.

O Bloco de Esquerda está disponível para discutir uma convergência com o PS após as eleições legislativas de 2006, disse hoje Francisco Louçã à Rádio Renascença, em resposta à hipótese admitida ontem por Ferro Rodrigues sobre possíveis coligações à esquerda.


Ferro Rodrigues é um verdadeiro especialista em tiros no pé. Os únicos partidos representativos à esquerda do PS são é a lunática agremiação conhecida como Bloco de Esquerda e os estalinistas do PCP. Da conquista do eleitorado do centro depende uma eventual vitória socialista nas legislativas. Não é coligando-se com estes partidos que o vão conseguir. Muito pelo contrário.
posted by Miguel Noronha 12:36 da tarde

Richard Clarke

William Kristol escreve sobre o pedido de desculpas de Richard Clarke aos familiares das vírimas do 11/09.

There have been occasions in the past when government officials properly took responsibility for actions under their direction that went terribly awry. Janet Reno accepted responsibility for the deaths in Waco in 1993. John Kennedy took responsibility for the Bay of Pigs in 1961. In those cases, apparently reckless U.S. government actions directly caused unnecessary deaths. On September 11, 2001, al Qaeda killed 3,000 Americans. It would be no more appropriate for President Bush to apologize today than it would have been for President Roosevelt to apologize for Pearl Harbor. Richard Clarke's pseudo-apology has cheapened the public discourse.

posted by Miguel Noronha 10:37 da manhã

Chomsky

Agradeço a indicação do Paulo Gorjão. Já adicionei o referido blogue junto com outras páginas de ficção cientifica.
posted by Miguel Noronha 9:34 da manhã

domingo, março 28, 2004

Publicidade Institucional


posted by Miguel Noronha 12:11 da tarde

Powered by Blogger

 

"A society that does not recognize that each individual has values of his own which he is entitled to follow can have no respect for the dignity of the individual and cannot really know freedom."
F.A.Hayek

mail: migueln@gmail.com